Jornal: atraso na final da Champions revive Hillsborough e gera suicídios
Dois torcedores do Liverpool que estiveram na última final da Liga dos Campeões, vencida por 1 a 0 pelo Real Madrid em 28 de maio de 2022, cometeram suicídio após a decisão, segundo reportagem do "L'Équipe". O motivo seria um gatilho por conta da confusão no pré-jogo.
A final da Champions entre ingleses e espanhóis atrasou 37 minutos para começar por conta de uma confusão nos arredores do Stade de France, em Saint-Denis. Houve atrito entre torcedores e policiais e tentativa de invasão. O episódio reviveu o trauma da Tragédia de Hillsborough, afirma o presidente do grupo de sobreviventes do desastre de 1989, Peter Scarfe, em entrevista ao jornal francês.
"Não há dúvida de que se cometeram este ato irreparável foi porque a última final da Liga dos Campeões reativou neles o trauma de 1989 [Tragédia de Hillsborough], que pensavam ter superado", afirmou Peter Scarfe ao "L'Équipe".
A Tragédia de Hillsborough aconteceu no dia 15 de abril de 1989, em jogo entre Liverpool e Nottingham Forest pela semifinal da Copa da Inglaterra. No total, 96 pessoas morreram.
À época, os estádios ingleses tinham grades separando as arquibancadas do gramado. Houve aglomeração na entrada para o jogo, as autoridades não conseguiram controlar o fluxo e a arquibancada ficou superlotada.
A polícia demorou a entender o que estava acontecendo e pensou que as pessoas que pressionavam as grades queriam invadir o campo. Quem não conseguiu pular, foi esmagado e asfixiado.
Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.
O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.