Topo

Fluminense

Martinelli desponta com Diniz e Fluminense vê parceria da base em nova fase

Martinelli e André, volantes do Fluminense - Mailson Santana/Fluminense FC
Martinelli e André, volantes do Fluminense Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

28/09/2022 04h00

O adeus de Nonato, que estava emprestado pelo Internacional e foi vendido ao Ludogorets, da Bulgária, fez o técnico Fernando Diniz ter de remontar o meio de campo do Fluminense em busca do melhor encaixe. Após alguns testes, Martinelli desponta como favorito para a vaga e o Tricolor vê a reedição de uma dupla de velhos conhecidos. Hoje (28) à noite, contra o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, eles podem ter mais uma oportunidade de firmar a parceria.

No atual panorama da equipe titular do Flu, Martinelli atua ao lado de André, de quem foi companheiro nas categorias de base do próprio clube das Laranjeiras, desde o sub-17. Na trajetória, partidas da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Brasileiro Sub-20 e de Aspirantes, Carioca sub-17 e sub-20, e Copa do Brasil Sub-17, para citar alguns exemplos.

Os dois fizeram parte da que ficou conhecida como "Geração de ouro", que contou com nomes como o goleiro Marcelo Pitaluga e os atacantes Luiz Henrique, Marcos Paulo e João Pedro, todos atualmente no futebol europeu.

"André e Martinelli são jogadores que se completam. Em Xerém formaram uma dupla de muito sucesso e tenho certeza de que o Diniz vai estar muito bem servido com ela no futebol profissional. O Martinelli é um atleta moderno, com bom poder de marcação, com muita qualidade no passe e que chega na área adversária para finalizar a jogada", disse Marcelo Veiga, coordenador técnico da base ao UOL Esporte.

"O André é um jogador de início de construção e o Martinelli aquele que dá velocidade ao meio de campo", completou.

André e Martinelli, volantes do Fluminense, celebram gol pela Copa do Brasil Sub-17, em 2018 - Mailson Santana/Fluminense FC - Mailson Santana/Fluminense FC
Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

A última partida de Nonato no time das Laranjeiras foi contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, e, de lá para cá, foram quatro partidas, com Martinelli sendo titular contra o Corinthians, pela Copa do Brasil, e Flamengo, no Brasileiro.

Na vitória por 2 a 1 no clássico com o rival rubro-negro, o camisa 38, inclusive, foi o autor da assistência para o gol de Nathan, o segundo da equipe tricolor no jogo.

"Muitas vezes o futebol do Martinelli pode não aparecer tanto para a torcida, mas ele sempre foi fundamental no sucesso das equipes que ele jogou aqui em Xerém. Ele é um jovem atleta ainda, em final de desenvolvimento e vai oscilar, mas tenho certeza de que dando mais minutos e mais confiança, algo que o Diniz sabe fazer muito bem, tem tudo para se tornar um dos pilares do Fluminense", indicou.

Martinelli e André chegaram ao elenco profissional em 2020, após passagem pelo sub-23. Martinelli foi observado ainda pelo técnico Odair Hellmann e passou a ter oportunidades. André também teve chances naquela mesma temporada, mas não houve a sequência esperada. No ano passado, sem ser muito utilizado, quase foi emprestado ao Botafogo, que disputava a Série B, mas, com a lesão de Hudson, foi integrado ao grupo e ficou à disposição de Roger Machado.

Nathan e Yago Felipe foram testados

Logo após a saída de Nonato, Diniz testou Nathan e Yago Felipe na posição. O primeiro atuou contra o Athletico-PR, enquanto o segundo teve oportunidade contra o Fortaleza.

Yago Felipe integrava o time titular sob o comando de Abel Braga e, diante do Leão, voltou a iniciar uma partida após três meses — a última vez tinha sido no fim de julho, contra o América-MG.

"O Diniz é um cara muito correto, transparente. Durante todo esse tempo ele vem conversando comigo. Não só comigo, mas com os jogadores que não vêm sendo utilizados para trabalharem bastante e fazer o melhor, evoluir nos treinamentos. E a oportunidade apareceu", disse, após o confronto.

O clube das Laranjeiras, com 48 pontos, iniciou a rodada na terceira colocação, atrás do Internacional, com 48, e do líder Palmeiras, que tem 57. Já a equipe de Caxias do Sul está na lanterna, com 19 pontos, e busca se recuperar na competição.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X JUVENTUDE

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia e horário: 28 de setembro de 2022, quarta-feira, às 19h (horário de Brasília) Árbitro: Edina Alves Batista (FIFA/ SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA/ SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA/ DF)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/ SP)

FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, David Duarte (Felipe Melo) e Cristiano; André, Martinelli e Ganso; Matheus Martins, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz

JUVENTUDE: Pegorari; Vitor Mendes, Paulo Miranda e Nogueira; Rodrigo Soares, Élton, Jádson, Bruno Nazário e Capixaba; Felipe Pires e Isidro Pitta. Técnico: Umberto Louzer

Fluminense