Topo

Atlético-MG

Atlético-MG tem a sexta pior campanha do Brasileiro desde a volta de Cuca

Atlético-MG conquistou apenas 8 dos 27 pontos disputados sob o comando de Cuca - RICARDO RIMOLI/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Atlético-MG conquistou apenas 8 dos 27 pontos disputados sob o comando de Cuca Imagem: RICARDO RIMOLI/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

29/09/2022 04h00

Técnico atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, Cuca retornou ao Atlético-MG para tentar salvar a temporada do clube mineiro, apenas sete meses após deixar a Cidade do Galo alegando problemas pessoais. No entanto, a volta de Cuca não lembra nem de perto o time que foi campeão nacional duas vezes em 2021. Pior, o Atlético tem a sexta pior campanha do Brasileirão nas últimas nove rodadas, além da eliminação nas quartas de final da Libertadores.

Sob o comando de Cuca, o Galo venceu apenas duas vezes e conquistou oito pontos no total. O que deixa o clube mineiro acima apenas do Red Bull Bragantino (8 pontos, mas uma vitória somente), Ceará (7), Avaí (7), Atlético-GO (5) e Juventude (3). Com o desempenho de apenas 29,6% nesse período, o Atlético caiu do 4º lugar para a 7ª posição.

Derrotado pelo Palmeiras, por 1 a 0, no Mineirão, pela 28ª rodada, o time alvinegro foi beneficiado pelas derrotas do América-MG e do Goiás, para Cuiabá e Botafogo, respectivamente, e se manteve no 7º lugar.

"Você não consegue vir aqui e falar mal do time, que é ruim ou que jogou mal. Mas não está ganhando, está perdendo. Meus números são ruins, então você tem toda a razão para questionar o trabalho. Se eu vir aqui e achar culpados, vai ser pior. Tenho que resolver internamente e tenho muitas coisas para resolver. Graças a Deus que daqui a dois dias já tem jogo. Quem sabe no sábado a gente faça diferente, pelo menos no resultado. Um jogo bom, como foi no primeiro e ganhar no sábado. É o que nós temos que fazer", disse Cuca.

Sem vencer em Belo Horizonte há três meses pelo Brasileirão, ou seis rodadas, o Atlético terá mais um desafio no Mineirão. No final de semana o Galo recebe o Fluminense e entrará em campo bastante pressionado, já que uma vaga na próxima Copa Libertadores é tratada como fundamental para o orçamento financeiro de 2023, ano de inauguração da Arena MRV.

Ao ser questionado sobre a vaga no torneio continental, Cuca deu uma resposta curta. "Pode acreditar". Mas com apenas dois triunfos em 11 partidas sob o comando de Cuca, fica difícil para o atleticano acreditar numa reação nas últimas dez rodadas.

Atlético-MG