Topo

Internacional

Ruim, mas nem tanto: Inter tem motivos para comemorar, apesar de tropeço

Gabriel, volante do Inter, em ação na partida contra o Red Bull Bragantino - Ricardo Duarte/Inter
Gabriel, volante do Inter, em ação na partida contra o Red Bull Bragantino Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/09/2022 04h00

O Internacional não conquistou o resultado que queria. Ontem (28), empatou por 0 a 0 com o Red Bull Bragantino, em casa, e viu o Palmeiras abrir 10 pontos de vantagem no Brasileirão. De quebra, terminou a rodada sem a vice-liderança, tomada pelo Fluminense. Mas o que parece um cenário nefasto aos vermelhos do Beira-Rio, tem seus pontos positivos e deixa até motivos para comemorar.

"Nos últimos seis jogos, entramos da mesma forma e ganhamos cinco. Não podemos criar teorias quando o resultado não vem. Não vem porque não somos o melhor time do mundo. Não vem porque às vezes não vem. Os adversários também jogam. Por que ninguém vence todas? Por que ninguém tem uma série maior de vitórias? Porque é muito difícil. São coisas que acontecem numa campanha de 38 rodadas", disse o técnico Mano Menezes.

Por isso, vamos elencar os motivos para sorrir sob a ótica do Inter, ainda que a briga pelo título seja um sonho cada vez mais distante.

Acima do esperado

A verdade é que o Inter está acima do esperado. Para ter certeza disso basta analisar as metas estabelecidas pelo clube em seu planejamento para 2022. Depois de ver frustrados os objetivos na Copa do Brasil — em que planejava chegar ao menos às quartas de final e caiu na primeira fase — e na Sul Americana — competição da qual tinha estipulado objetivo de ser semifinalista e foi eliminado nas quartas — a equipe gaúcha está acima da expectativa no Brasileirão.

Em suas metas, o Internacional definiu que seu objetivo era estar até o sexto lugar na classificação ao fim da disputa, garantindo vaga na próxima Libertadores. O terceiro lugar lhe dá margem segura dentro da meta. Hoje são seis pontos de distância para o sexto.

Apesar do empate, rodada foi boa

Mano Menezes, técnico do Inter, em partida contra o Red Bull Bragantino - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Tudo bem, o Inter ficou dois pontos mais longe do Palmeiras e perdeu a vice-liderança. Mas no objetivo de garantir vaga na próxima Libertadores, a rodada foi boa. Adversários diretos como Flamengo, Athletico Paranaense, e Atlético-MG perderam. O Corinthians venceu e encostou, mas a diferença para ele ainda é de três pontos. Ou seja, desconsiderando a briga pelo título, a rodada foi positiva para o Inter.

Invencibilidade, bom returno e forte em casa

Ainda que não tenha vencido, o Inter manteve uma invencibilidade que dura sete partidas no Campeonato Brasileiro, oito considerando a Sul-Americana. São cinco vitórias e dois empates no recorte do campeonato nacional. Com 19 pontos conquistados no returno, a equipe de Mano Menezes segue com um dos melhores rendimentos entre os 20 participantes do torneio.

Além disso, o Internacional ostenta um ótimo rendimento recente como mandante. O time gaúcho não perde no Beira-Rio desde o duelo com o Botafogo, em junho, sua única derrota como mandante no Brasileirão. Desde então foram seis vitórias e dois empates sob olhar atento da torcida, considerando apenas a competição nacional.

Defesa foi bem de novo

Hyoran, do Bragantino, em ação na partida contra o Inter pelo Campeonato Brasileiro - ELTON SILVEIRA/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - ELTON SILVEIRA/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: ELTON SILVEIRA/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Em campo, se o ataque não conseguiu furar o forte bloqueio do Red Bul Bragantino, a defesa foi bem de novo. Gabriel Mercado e Vitão se mostraram sólidos novamente. No returno todo, o time gaúcho sofreu apenas seis gols, sendo três nos últimos sete jogos. Em casa, o Inter não sofre um gol no Brasileirão desde o jogo contra o São Paulo, no dia 20 de julho. Ou seja, há mais de dois meses.

Estreia segura e goleiro reserva firme

Igor Gomes estreou pelo Inter atuando como lateral direito - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Por fim, o Colorado teve duas boas notícias em campo contra o Massa Bruta. Igor Gomes foi firme atuando como lateral direito em sua estreia e recebeu elogios de Mano Menezes. "Não tivemos um jogador importante [Bustos, suspenso], mas tivemos a boa estreia do Igor. Que é um zagueiro e perdemos um movimento importante que tínhamos pelo lado, sabíamos que ele ficaria mais na defesa. Contamos com ele logo no jogo em que não pudemos usar o Weverton, que pertence ao Bragantino. São coisas do futebol", disse o treinador.

Além disso, Keiller voltou a substituir Daniel — que se recupera de um trauma no olho — com sucesso. O goleiro fez boas defesas no segundo tempo, evitou gols do adversário, e abriu disputa pelo primeiro posto na escalação da equipe.

Keiller se destaca e abre disputa no gol do Inter com Daniel - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Internacional