Torcedor vai a jogo do Vasco de capacete após retirar parte do crânio
André Luiz Cardoso comprou ingressos para o setor Premium do estádio de São Januário hoje para assistir ao decisivo Vasco x Londrina, às 21h30, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Ele deve ser o único torcedor no local de capacete. E certamente será o único sem parte do crânio.
Em junho do ano passado, o vascaíno passou por uma operação delicada para a retirada de um meningioma. O tipo de tumor cerebral é o mais comum que atinge a região, mas ainda assim, após a operação foram semanas superando as dificuldades motoras que vieram no pós-operatório. Quando ele se sentiu forte o suficiente, voltou a São Januário -o jogo foi contra o CSA, derrota por 3 a 1.
O problema é que, depois, foi descoberta uma bactéria alojada no osso onde a intervenção médica foi realizada. André ficou internado por dois meses e ficou à base de antibióticos. O osso, porém, sofreu danos irreparáveis e precisou ser removido. Hoje, André está sem uma parte do crânio enquanto aguarda para colocar uma prótese óssea no lugar.
"Poder voltar a São Januário é uma mistura de sentimentos. Primeiramente, tenho de agradecer a Deus por estar recuperado do problema que eu tive. Depois, a felicidade de ver o Vasco jogar novamente ao vivo, e na esperança de que possa fazer um grande jogo, vença o Londrina e fique mais perto de alcançar o acesso à Série A do Brasileiro", disse André ao UOL.
O risco de ir a um evento de grande porte existe e as recomendações médicas não davam, exatamente, uma autorização para ir a um jogo de futebol. Mas o torcedor fanático foi atrás de elementos para ter mais segurança. O ingresso foi comprado em um setor que não costuma ter aglomerações. E André comprou um capacete de rúgbi, como o que o goleiro Peter Cech, ídolo do Chelsea, usou no final da carreira após sofrer um traumatismo craniano.
"Ele estava tentando não ir ao jogo, mas, como esse é importante, ele disse que queria ir, e nós vamos. A recomendação médica não é de um repouso absoluto, mas é para tomar bastante cuidado com a cabeça por estar muito sensível", contou Juliana Martins, filha que sempre o acompanha nos jogos.
A partida ganhou importância pela proximidade dos dois times na tabela e virou chave na luta pelo G4 da competição, a zona de acesso à Série A. A equipe da Colina tem 48 pontos, três a mais que o próprio Londrina, que tem 45.
"Costumamos ir juntos aos jogos, estamos sempre em São Januário. Só neste último período que acabei indo a alguns jogos sem ele, mas vamos sempre juntos. E eu tenho duas histórias mais emblemáticas: o Vasco x Sport de 2008, pela Copa do Brasil. Eu já tinha ido a São Januário, mas ali foi o jogo que me vi como torcedora mesmo. Foi muito emocionante, apesar de o Vasco ter pedido nos pênaltis. Foi emocionante para mim e acabou se tornando para nós dois", contou Juliana, que é jornalista e estudante de marketing. "E teve o jogo que meu pai pôde ir após tirar o meningioma, contra o CSA, em 2021. Mesmo tendo perdido, foi emblemático por ter sido depois de tudo que ele passou. Estarmos juntos em São Januário naquele jogo foi emocionante", completou.
"Jogo de seis pontos"
Em coletiva na última terça-feira, o volante Yuri Lara ressaltou a importância do jogo contra o Londrina, classificando o duelo como "de seis pontos" e lembrando o bom o desempenho do Vasco em casa nesta Série B.
"É um jogo de seis pontos, se ganharmos a gente abre uma vantagem maior. Em casa a gente é muito forte, se não fosse por eles [torcedores] não estaríamos nessa posição", apontou.
"É um jogo importante, estamos mobilizados. Sabemos que vai ser uma final, assim como as outras seis que faltam depois. Não tem muito o que fazer, vamos contar com a torcida, com o fator casa. Essa combinação vai nos deixar muito fortes", disse.
FICHA TÉCNICA
VASCO X LONDRINA
Competição: Campeonato Brasileiro
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia e hora: 29 de setembro de 2022, quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/ GO)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA/ MG) e Cristhian Passos Sorence (GO)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
VASCO: Thiago Rodrigues, Leo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição, Paulo Victor, Yuri Lara, Andrey Santos, Nenê, Marlon Gomes, Eguinaldo e Raniel. Técnico: Jorginho
LONDRINA: Matheus Nogueira; Jeferson, Saimon, Vilar e Alan Ruschel; João Paulo, Mandaca, Gegê e Caprini; Danilo Peu e Gabriel Santos. Técnico: Adilson Batista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.