Vasco empata com 'ajuda' do goleiro do Londrina e luta pelo G4 segue aberta
O confronto direto por uma vaga no G4 entre Vasco e Londrina acabou beneficiando o Sport. Hoje (29), no duelo marcado pela falha do goleiro Matheus Nogueira no gol vascaíno, as equipes empataram por 1 a 1 em São Januário, pela 32ª rodada da Série B, e mantiveram aberta a disputa pelo acesso à elite do Brasileirão.
O Cruz-Maltino permaneceu na quarta colocação, com 49 pontos, três a mais que o Tubarão, que retoma a quinta colocação. No entanto, o Sport também chegou aos 46 pontos (ficando atrás apenas no saldo de gols: 1 a 0) ao bater o Náutico por 2 a 1, ontem (28) e, mesmo em sexto, voltou para a disputa por uma das vagas na Série A de 2023.
Os mandantes começaram melhor e abriram o placar logo aos 12 minutos, com Andrey Santos, após uma falha absurda de Matheus Nogueira, que saiu do gol para defender uma cobrança de lateral e errou a bola. O Londrina equilibrou o confronto e empatou ainda no primeiro tempo, com Caprini.
Quem foi bem: Andrey Santos
Com o rival mais recuado, o meio-campista do Vasco apareceu na área, fazendo um gol e perdendo outra grande oportunidade no final da primeira etapa. Não se escondeu do jogo e foi peça fundamental também na armação dos lances.
Quem foi mal: Tudo dá errado para Matheus Nogueira
O goleiro do Londrina teve uma noite para esquecer em São Januário. Falhou ao tentar segurar uma cobrança de lateral e deixou a bola na medida para Andrey Santos cabecear para o gol vazio. No final do primeiro tempo sentiu uma lesão da coxa. Ainda tentou permanecer em campo, mas teve que sair antes do intervalo.
Atuação do Vasco: Empurrado pela torcida
O Caldeirão formado em São Januário ditou o ímpeto do Cruz-Maltino no começo do jogo, até fazer o gol. Sem demonstrar nenhuma evolução, a equipe não manteve a pressão, viu o adversário empatar e, só então, voltou a atacar, mais uma vez empurrada pelas arquibancadas, que já dividiam cantos de apoio com vaias.
Atuação do Londrina: Posicionamento e equilíbrio
O Tubarão mostrava mais organização, com os jogadores bem distribuídos no gramado. Mais recuado, o time foi ao ataque apenas 'na boa' e contou com a falta de pontaria do adversário para segurar a igualdade fora de casa.
Cronologia do jogo
Mandaca teve duas chances logo aos 5 minutos, parando a primeira em Gabriel Santos e, no rebote, no goleiro Thiago Rodrigues, que defendeu com o rosto. Apesar deste lance, os mandantes dominaram o começo do duelo.
Aos 11', Andrey Santos recebeu de Nenê no meio-campo e deu um passe açucarado para Raniel aparecer cara a cara com o goleiro Matheus Nogueira. O atacante teve liberdade e tempo para pensar, mas na hora de finalizar errou feio e mandou para fora. No minuto seguinte, contudo, o arqueiro resolveu facilitar a vida de Andrey e saiu muito mal para defender uma cobrança de lateral, deixando o gol vazio e a bola na medida para o meio-campista abrir o placar.
O gol esfriou a partida, que ficou muito travada no meio-campo, sem nenhuma grande jogada. Até que, aos 39', os visitantes conquistaram o empate. Mandaca venceu a dividida com Paulo Victor e a bola ficou para Caprini, que bateu com a perna esquerda e acertou o canto de Thiago Rodrigues.
A igualdade animou o Vasco, que voltou a ser mais agressivo. Aos 42', Raniel retribuiu o presente e deu um passe por elevação para Andrey aparecer livre na área do Londrina. Contudo, o entrosamento entre os dois se estendeu até a finalização, já que mais uma vez a bola foi à esquerda da meta.
Raniel voltou a perder uma grande chance com apenas 2' da etapa final. Lançado em velocidade, apareceu por trás da zaga e ficou cara a cara com o goleiro mais uma vez, porém tentou dar uma cavadinha e facilitou a vida do defensor.
O Vasco passou a controlar a posse de bola e se lançou ao ataque, entretanto sem conseguir criar chances claras. Aos 21, Alex Teixeira tentou driblar o goleiro Albino, caiu e pediu pênalti, mas nada foi marcado. Andrey, de cabeça, tirou tinta da trave aos 26'. Pouco depois, Erick encheu o pé, mas o goleiro espalmou.
Gegê teve as duas melhores oportunidades de dar a vitória ao Tubarão. Aos 33', ele bateu rasteiro e Thiago Rodrigues segurou. Cinco minutos depois, Caprini cruzou, Alan Ruschel pegou de voleio e ele teve tempo para dominar na pequena área, porém mandou por cima do travessão.
Entre as duas jogadas, Léo Matos deu uma chegada mais firme em Danilo Peu e revoltou os jogadores do clube paranaense, que queriam a expulsão do lateral. O árbitro nada deu em campo e o VAR também não chamou para a revisão, mas o atacante do Londrina, que havia entrado na segunda etapa, precisou deixar o campo lesionado.
Time sai vaiado de campo
Logo após o apito final do árbitro, as arquibancadas em São Januário começaram a vaiar o elenco e gritar 'time sem vergonha' aos jogadores, que saíram rapidamente de campo, sem sequer dar entrevistas.
As críticas começaram ainda durante a partida, mas estavam concentradas em Raniel, O artilheiro do Gigante da Colina na temporada perdeu dois gols na cara do goleiro e, ao ser substituído aos 13' do segundo tempo, recebeu uma chuva de vaias da torcida.
Próximas partidas
Os clubes voltam a campo pela 33ª rodada da Série B. O Londrina joga na segunda-feira (3), às 20h, quando visita o Guarani, em Campinas. Um dia depois, na terça (4), às 19h, o Vasco vai até Ponta Grossa para enfrentar o Operário-PR.
FICHA TÉCNICA:
VASCO 1 x 1 LONDRINA
Competição: Série B do Campeonato Brasileiro - 32ª rodada
Data: 29 de setembro de 2022, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Cristhian Passos Sorence (GO)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Gols: Andrey Santos, aos 12'/1ºT (VAS); Caprini, aos 39'/1ºT (LON).
Cartões amarelos: Eguinaldo e Yuri Lara (VAS); Jeferson e Mandaca (LON)
Público: 19.803 presentes (19.216 pagantes);
Renda: R$ 548.028,00
VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição e Paulo Victor (Edimar); Yuri Lara, Andrey Santos e Nenê (Alex Teixeira); Marlon Gomes (Gabriel Pec), Eguinaldo (Figueiredo) e Raniel (Erick). Técnico: Jorginho
LONDRINA: Matheus Nogueira (Matheus Albino); Jeferson (Samuel Santos), Vilar, Saimon e Alan Ruschel; João Paulo, Mandaca, Emerson Souza (Pedro Cacho), Gegê e Caprini; Gabriel Santos (Danilo Peu e, depois, Nadson). Técnico: Adilson Batista
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.