Topo

São Paulo

Ceni diz que 2023 do São Paulo depende de título na Copa Sul-Americana

São Paulo faz reconhecimento do estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina - Thiago Braga / UOL
São Paulo faz reconhecimento do estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina Imagem: Thiago Braga / UOL

Thiago Braga

Do UOL, em Córdoba (ARG)

30/09/2022 19h32

Na véspera da decisão contra o Independiente del Valle-EQU, pela Copa Sul-Americana, o treinador do São Paulo, Rogério Ceni, ressaltou a importância de o São Paulo sair campeão no jogo deste sábado, 1º, em Córdoba.

"Acho que são dois anos que se resumem a 90 minutos. Esse [ano] e o início do próximo ano. A programação será difícil de qualquer maneira pelo momento do clube em matéria de investimentos. Mas abre sempre uma porta de expectativas. Futebol é muito impulsivo. Às vezes, mesmo nas dificuldades, quando os títulos vêm, eles podem despertar investimento e fazer com que ressurja um gigante como o São Paulo. Independente do que aconteça amanhã, foi um ano bom. Da maneira como o clube estava, foi um ano bom, mas ele só será completo se vier a conquista da Copa", resumiu Ceni.

Sobre o jogo em si, o comandante são-paulino enalteceu o rival e despistou sobre a escalação do São Paulo para a final deste sábado.

"Um time muito bem trabalhado taticamente. Acredito que desde Ramírez é um time com um modelo de jogo muito bem definido. Contrata seus treinadores baseado no modelo de jogo. Por isso há tanto tempo tem um goleiro que joga muito bem com os pés, defensores que podem conduzir a bola, começar o jogo. Tem equilíbrio, muita força, muita velocidade. Um primeiro volante com muita qualidade técnica e experiência. Angulo parece um brasileiro pela qualidade técnica. Sornoza que conhecemos, uma equipe que tem definição, padrão, mas como se movimenta muito, confunde o adversário e isso diferencia", analisou.

Embora tenha encontrado o time que parece ser o mais próximo do ideal nas últimas partidas, com um 4-4-2 com dois jogadores abertos pelos lados no meio de campo, Ceni não quis confirmar a escalação que vai a campo contra os equatorianos. A única indefinição é na lateral-direita, com Rafinha e Igor Vínicius disputando a titularidade do setor para a final.

"Com certeza, um dos dois vai estar em campo. Um dos dois vai jogar pelo lado direito do campo", afirmou Ceni, arrancando risos dos presentes na sala de imprensa.

São Paulo e Independiente del Valle se enfrentam neste sábado, às 17h, no estádio Mario Kempes, na Argentina. Campeão em 2012, o São Paulo vai em busca do seu segundo título da competição. Esta é a mesma situação do Independiente del Valle. A equipe equatoriana conquistou o título em 2019. O vencedor da Sul-Americana garante vaga na fase de grupos da Libertadores 2023, além da disputa da Recopa Sul-Americana contra o ganhador da Libertadores deste ano.

São Paulo