Topo

São Paulo

Córdoba: cidade que respira futebol ignora final da Sul-Americana

Estádio Mario Kempes, Córdoba, Argentina - Divulgação/ Prefeitura de Córdoba
Estádio Mario Kempes, Córdoba, Argentina Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Córdoba

Thiago Braga

Do UOL, em Córdoba (Argentina)

30/09/2022 04h00

Sede da final da Copa Sul-Americana, Córdoba só foi "descobrir" que haverá uma decisão de um torneio continental nesta quinta-feira, com a abertura da "fan fest", que reuniu moradores e torcedores de São Paulo e Independiente del Valle-EQU. Um dos motivos para esse desconhecimento é o atual momento das equipes da cidade nas competições nacionais.

Único time de Córdoba na primeira divisão, o Talleres eliminou o Independiente nas quartas de final da Copa Argentina na última quarta-feira. Segunda equipe que mais movimenta a torcida local, o Belgrano conquistou o título da B e subiu para a Série A argentina no último final de semana.

"Cheguei ontem e tinha bem pouco torcedor do São Paulo na cidade, pouca divulgação, o pessoal parece que não sabe que vai ter a final. O policial que me revistou aqui na Fan Fest não sabia que ia ter final e nem quem são os dois times que vão jogar", disse o torcedor tricolor Léo Yamashiro, 43, diretor de criação.

Assim, ele aproveitou para visitar pontos turísticos de Córdoba. "Tem muitos passeios legais, como o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de História Natural, tem fósseis de dinossauros, em especial os que viveram no nosso continente. Além disso tem as catedrais, Catedral de Córdoba, a Sagrada Família, que foi projetada por um arquiteto italiano muito parecido com o estilo do [Antoni] Gaudí [arquiteto espanhol que projetou a Sagrada Família de Barcelona].

O Instituto ainda disputa a possibilidade de subir para a primeira divisão, o que faria a cidade ter três times na divisão principal do país. Já o Racing de Córdoba está na C e quer subir para a B.

"Nós estamos felizes, como cidade, de que a Sul-Americana se jogue em Córdoba. Em especial por poder receber uma equipe de tamanha envergadura como é o caso do São Paulo, uma equipe que vai trazer muitos torcedores para visitar a cidade. É importantíssimo para movimentar a nossa economia", afirmou ao UOL Esporte Miguel Siciliano, secretário do governo e gestão geral do município de Córdoba.

Antes desta quinta-feira, a movimentação de torcedores era pequena na cidade. Embora alguns são-paulinos tenham chegado na terça-feira em Córdoba, não havia concentração deles. Além disso, os moradores locais, quando perguntados sobre a final, desconheciam a partida que será disputada no sábado, 1º, às 17h (de Brasília).

"Trabalhamos muito para capacitar nossa gente para que os turistas sejam bem atendidos. Esperamos que no final de semana os visitantes possam deixar na cidade algo em torno de US$ 2 milhões a US$ 3 milhões", estimou Siciliano.

Segundo fontes ouvidas pelo UOL Esporte, a expectativa é de que 25 mil visitantes venham para a cidade por causa da decisão da Sul-Americana.

São Paulo e Del Valle se enfrentam no sábado. As duas equipes lutam pelo bicampeonato da competição continental. O Tricolor ganhou o torneio em 2012, enquanto a equipe equatoriana foi campeã em 2019.

O documentário "És o primeiro" está disponível com exclusividade para assinantes do UOL Play.

São Paulo