Topo

Atlético-MG

Cuca indica caça às bruxas dentro do Atlético-MG para fazer o time reagir

Cuca, técnico do Atlético-MG, em jogo contra o América-MG - HEDGARD MORAES/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Cuca, técnico do Atlético-MG, em jogo contra o América-MG Imagem: HEDGARD MORAES/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

30/09/2022 04h00

O Atlético-MG tem uma das três folhas salariais mais caras do Brasil, paga em dia, todos os voos para jogos fora de Belo Horizonte são fretados, o elenco é um dos mais qualificados do país, além de ser o atual campeão brasileiro e também da Copa do Brasil. Razões não faltavam para apontar o Galo como um dos grandes favoritos aos principais títulos de 2022. Mas a equipe alvinegra fracassou, e vai terminar o ano apenas com as conquistas da Supercopa do Brasil e do Mineiro, o que é pouco para expectativa criada em torno do time alvinegro.

O técnico Cuca retornou ao Atlético para tentar recolocar o trem no trilho, mas também não conseguiu. Mas após perder pela 5ª vez em 11 jogos, com apenas duas vitórias no período, o treinador atleticano vai fazer uma espécie de caça às bruxas dentro da Cidade do Galo para fazer o time reagir nas rodadas finais do Brasileirão. Como o clube não vai mudar o técnico, cabe a Cuca mudar o time para conquistar resultados melhores e não deixar o Galo sem vaga na próxima Copa Libertadores.

Em 2023 o Atlético vai inaugurar a Arena MRV e seria um desastre não disputar a Libertadores na primeira temporada de casa nova. Também pelo quesito financeiro, já que as premiações que a Conmebol paga são bastante atrativas. Somando as edições 2021 e 2022, quando chegou à semifinal e quartas de final, respectivamente, o Galo faturou R$ 69,1 milhões em prêmios, além da arrecadação com a bilheteria. O recente duelo com o Palmeiras, em agosto, teve renda líquida de R$ 3,1 milhões, por exemplo.

Desde o retorno de Cuca o Atlético tem a sexta pior campanha do Brasileiro, mas com aproveitamento de time que está dentro da zona do rebaixamento. Na 7ª posição, portanto fora da zona de classificação para a próxima Libertadores, algo precisa ser feito dentro na Cidade do Galo para o time reagir no Brasileirão e evitar o vexame que seria ficar fora da principal competição de clubes da América do Sul.

Após a derrota para o Palmeiras, por 1 a 0, no Mineirão, pela 28ª rodada, Cuca avisou que algo será feito para recolocar o Atlético no cominho das vitórias. Sem entrar em detalhes, o treinador revelou que tem muitas questões para solucionar. "Se eu vier aqui e achar culpados, é pior. Tenho que resolver internamente, tenho muita coisa para resolver internamente", disse o treinador atleticano sem citar nomes.

Com apenas oito pontos conquistados desde a demissão de Turco Mohamed, o Atlético caiu do 3º lugar para a 7ª posição. Neste final de semana o desafio é o Fluminense, o vice-líder da competição. Apesar de elogiar o comportamento da equipe alvinegra no primeiro tempo do jogo com o Palmeiras, Cuca já adiantou que vai fazer mudanças na equipe.

"É continuar trabalhando, sábado tem mais. É contar com alguns jogadores que fizeram falta hoje, e dar chances a outros. Quando está assim, tem que continuar mudando", completou Cuca, que nas últimas três partidas repetiu apenas seis jogadores na equipe titular — Everson, Nathan Silva, Allan, Jair, Sasha e Keno.

Atlético-MG