Topo

Entenda por que Mbappé não dá assistência a Neymar e Messi

Mbappé tenta finalizar durante PSG x Lyon, jogo do Campeonato Francês - Jeff PACHOUD / AFP
Mbappé tenta finalizar durante PSG x Lyon, jogo do Campeonato Francês Imagem: Jeff PACHOUD / AFP

Colaboração para o UOL

30/09/2022 12h20

Toca a bola, Mbappé! Recentemente, viralizou um gráfico que mostra que o camisa 7 recebeu passes para gol de Neymar e Messi, mas não deu assistência a nenhum dos companheiros de ataque do PSG na atual temporada. O jornal "As", da Espanha dissecou os motivos que levam o francês a ser colocado como 'fominha' do time.

À medida que cada dia a imprensa europeia noticia uma novidade que abala a relação de Mbappé com os companheiros, o trio de ataque mais badalado do mundo é contestado, apesar dos bons números em campo.

Segundo a publicação, a "Era Mbappé" no PSG começou após a renovação de contrato, que o colocaria como jogador mais bem pago do mundo, além de oferecer a liderança técnica do elenco, se tornar o batedor de pênaltis e opinar em contratações e saídas. Entretanto, as coisas não saíram como planejado.

Com a Copa do Mundo no horizonte, o PSG reúne os donos da camisa 10 em três das seleções apontadas como favoritas: Brasil, Argentina e França. Com os três 'voando', o clube francês iniciou a temporada sobrando no Francês e com duas vitórias na Liga dos Campeões. Entretanto, Mbappé segue sem dar nenhuma assistência na temporada. A reportagem exibe gráficos que mostram que Mbappé até chegou a criar algumas oportunidades para gols de companheiros de equipe, mas grande parte em rebotes - que não contam como assistências - ou passes para chances não convertidas em gol

O camisa 7 parece mais preocupado em brilhar e ser artilheiro e craque das competições do que com o sucesso coletivo do Paris Saint-Germain. "Mbappé marca a cada 77 minutos, a melhor marca de sua ainda recente carreira, mas ele está imerso em sua própria metamorfose", escreveu a reportagem, ressaltando que na temporada passada o francês deu 17 assistências.

Neymar teve seu melhor início desde que chegou à Europa, com 11 gols e 8 assistências e Messi já marcou 6 vezes e deu passe para mais 8 gols. Mbappé anotou 10 gols. Com o brasileiro e o argentino se entendendo como em tempos de Barcelona e Mbappé isolado, o trio virou uma dupla e um sozinho.

O jornal ainda lembra a declaração de Mbappé sobre jogar mais 'solto' e jogando pela ponta na seleção francesa do que em seu clube, onde faz a função de referência do ataque. "[Na seleção] Mbappé tem a companhia de Giroud, atacante que joga mais para os companheiros do que para marcar seus próprios gols", alfinetou a publicação.

Após as tensões e declarações polêmicas dos três na última Data Fifa, o MNM se reúne e o PSG volta a campo amanhã (1º) contra o Nice, pelo Campeonato Francês. Na quarta-feira (5) o compromisso é contra o Benfica pela Liga dos Campeões.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, o trio Messi, Neymar e Mbappé é conhecido como MNM, e não MSN. O erro foi corrigido.
Diferentemente do que foi publicado no texto, o PSG conta com o camisa 10 da França, que é Mbappé, e não com o camisa 10 da Espanha. O erro foi corrigido.