Topo

Série B - 2022

Sampaio Corrêa vence o Grêmio e ajuda Cruzeiro a ser campeão da Série B

Jogadores do Sampaio Corrêa comemoram gol sobre Grêmio na Série B - JOÃO LUCAS/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do Sampaio Corrêa comemoram gol sobre Grêmio na Série B Imagem: JOÃO LUCAS/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Porto Alegre

30/09/2022 21h00Atualizada em 30/09/2022 23h30

O Cruzeiro é campeão da Série B. Hoje (30), o Sampaio Corrêa venceu o Grêmio por 2 a 1, no estádio Castelão, em São Luís-MA, e ajudou o time mineiro a confirmar a taça com o complemento da 32ª rodada. Gabriel Poveda e Rafael Vila marcaram os gols dos donos da casa. Elkeson fez o gol dos visitantes.

A vitória do Bolívia Querida fez a equipe chegar aos 45 pontos e ficar apenas quatro atrás do Vasco, quarto colocado e último na linha de acesso. O time gaúcho parou com 53 pontos e manteve a vice-liderança graças à vitória da Chapecoense sobre o Bahia por 3 a 1. O resultado também garantiu o título ao Cruzeiro com seis rodadas de antecedência.

O Sampaio Corrêa joga na próxima segunda-feira (3), contra a Ponte Preta, em casa. Já o Grêmio terá pela frente o CSA, terça-feira (4), na Arena.

Foi bem: Sempre ele! Artilheiro marca de novo

Gabriel Poveda fez seu 23º gol na temporada. Artilheiro da Série B, ele marcou mais uma vez para consolidar a vitória de sua equipe.

Foi mal: Rodrigo Ferreira falha em gol

O gol de Poveda nasceu em um erro de passe de Rodrigo Ferreira, que não teve boa noite.

Gol anulado e jogador sai com corte no rosto

O Sampaio Corrêa saiu na frente, mas o Grêmio tinha empatado logo em seguida. Porém, o árbitro Rafael Traci anulou o gol de Elkeson com auxílio do VAR. No lance, o atacante gremista acertou com o braço o rosto de Pará, lateral esquerdo do time do Maranhão, que teve um corte no rosto e precisou ser substituído. Além disso, a bola ainda bateu no braço do atacante da equipe do Sul.

Kannemann volta após mais de 100 dias

Kannemann teve duas lesões em sequência e parou por mais de 100 dias. Hoje voltou a ser titular e capitão do Grêmio. O zagueiro argentino de 31 anos completou apenas seu quinto jogo na temporada. Em campo, foi seguro em boa parte do jogo, apesar das falhas repetidas da defesa do Grêmio.

O jogo do Sampaio Corrêa: Defesa fechada e contra-ataque

O Sampaio Corrêa pautou suas ações por uma defesa firme, com vários jogadores na frente da área. Uma vez com a bola, a tática era lançar para os atacantes que jogam pelos lados ou meio-campistas ofensivos procurarem espaços às costas da zaga gremista. Deu certo logo no primeiro tempo, quando um lançamento do goleiro Luiz Daniel encontrou Rafael Vila completamente livre para correr até a meta de Brenno e colocar na rede. No segundo tempo, o Bolívia Querida repetiu expediente e ampliou a vantagem.

O jogo do Grêmio: Posse, mas sem alternativas

O Grêmio teve posse de bola, mas não encontrou os caminhos que levassem ao gol muitas vezes. Com vários jogadores buscando posicionamentos centrais, o time gaúcho acumulava atletas em espaços semelhantes do campo e não conseguia penetrar na defesa adversária. Na ânsia de atacar, adiantou sua equipe ao máximo e sofreu com contra-ataques. Os comandados de Renato Gaúcho ainda repetiram erros de passe e tiveram seus melhores momentos em cruzamentos para área.

Leonardo volta após três anos

Leonardo, lateral direito do Grêmio, voltou a atuar pelo time principal após três anos. Se passaram mais de mil dias desde o início da série de lesões que atrapalharam o jogador, que só atuou desde então pela equipe de transição do Tricolor. Hoje, ele entrou no segundo tempo.

FICHA TÉCNICA:

SAMPAIO CORRÊA 2 x 1 GRÊMIO
Competição:
Série B do Brasileiro - 32ª rodada
Data e hora: 30/09/2022 (sexta-feira)
Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil e Henrique Neu Ribeiro (ambos de SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto (MG)
Cartões amarelos: André Luiz (SC); Guilherme, Biel, Kannemann (GRE)
Gols: Rafael Vila, do Sampaio Corrêa, aos 14 minutos do primeiro tempo; Gabriel Poveda, do Sampaio Corrêa, aos 12 minutos do segundo tempo; Elkeson, do Grêmio, aos 36 minutos do segundo tempo;

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateusinho (Mauricio), Joécio, Allan e Pará (Lucas Hipólito); Ferreira (Eloir), André Luiz e Rafael Vila (Lucas Araújo); Pimentinha, Ygor Catatau e Gabriel Poveda (Rafael Costa). Técnico: Léo Condé

GRÊMIO: Brenno; Rodrigo Ferreira (Leonardo), Natã, Kannemann e Nicolas; Thiago Santos, Lucas Silva (Jonatha Robert) (Pedro Lucas) e Bitello; Biel, Guilherme (Thaciano) e Elkeson. Técnico: Renato Gaúcho