Apesar de derrota, São Paulo é o brasileiro com mais títulos internacionais
A derrota por 2 a 0 para o Independiente Del Valle, do Equador, na final da Copa Sul-Americana, manteve o jejum de títulos internacionais do São Paulo. Apesar disso, o clube do Morumbi ainda é o time brasileiro com mais conquistas internacionais, com 12 taças em sua galeria.
Só para se ter uma ideia, a segunda equipe da lista é o Santos, que tem 8 títulos internacionais. Depois vem Cruzeiro e Internacional, com 7 troféus. Até por isso, o São Paulo mantém a hegemonia de grandes conquistas entre os brasileiros, mesmo tendo sido campeão pela última vez em 2012, na Copa Sul-Americana.
Entre as 12 conquistas estão três edições do Mundial de Clubes (1992, 1993 e 2005), três Libertadores (1992, 1993 e 2005), uma Supercopa da Libertadores (1993), Copa Sul-Americana (2012), Copa Conmebol (1994), Copa Master Conmebol (1996) e Recopa Sul-Americana (1993 e 1994).
O vice-campeonato da Copa Sul-Americana frustra o planejamento do São Paulo, que optou por priorizar as copas em vez do Campeonato Brasileiro, por causa das premiações e das chances de levantar uma taça nesta temporada. Mas o Del Valle colocou tudo a perder e mostrou que o time ainda tem um longo caminho para se reerguer no cenário internacional.
Esse revés ocorre em uma temporada na qual o São Paulo amargou uma derrota acachapante para o Palmeiras no Paulista, foi eliminado da Copa do Brasil com duas derrotas para o Flamengo, e não conseguiu se recuperar na temporada a fim de ganhar um troféu na disputa em Córdoba. Agora, terá de buscar vaga na Libertadores do próximo ano pelo Campeonato Brasileiro, competição que está em posição intermediária na tabela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.