Topo

Brasileirão - 2022

Desgosto em comum: Inter e Santos unidos por ressentimento com Yuri Alberto

Yuri Alberto marcou um dos gols do Corinthians contra o Inter no Brasileirão - Alan Morici/AGIF
Yuri Alberto marcou um dos gols do Corinthians contra o Inter no Brasileirão Imagem: Alan Morici/AGIF

Marinho Saldanha e Lucas Musetti

Do UOL, em Porto Alegre e Santos

01/10/2022 04h00

Inter e Santos estarão em lados opostos do campo do Beira-Rio na tarde de hoje (1), 15h, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Entretanto, colorados e santistas compartilham um ressentimento que os une. Yuri Alberto, hoje no Corinthians, vestiu a camisa de ambos e deixou um gosto amargo ao sair dos dois clubes.

Longe da Vila Belmiro ou do Beira-Rio, Yuri Alberto começou no Peixe, despontou no Colorado, mas conseguiu desagradar os dois lados logo em seguida. Vendido ao Zenit (RUS), foi contratado por empréstimo pelo Corinthians e hoje brilha na equipe de Vitor Pereira.

Saída turbulenta da Vila
Yuri no Santos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Yuri Alberto despontou no Santos
Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Diferentemente de outros Meninos da Vila, Yuri não saiu do Santos por questões financeiras. O maior incômodo do atacante era ter poucos minutos no elenco profissional, principalmente depois de ter sido "rebaixado" para o sub-23.

O Santos fez mais de uma proposta de renovação e, já perto do fim do contrato, ouviu que a "condição" era o clube provar que o atacante estava nos planos. A gestão do ex-presidente José Carlos Peres entrou em cena e o então técnico Jesualdo Ferreira colocou o centroavante como titular. Mesmo assim, o atleta decidiu sair e decepcionou o Peixe. O agravante foi ter escolhido o Internacional e não algum time da Europa.

O Santos cobriu a proposta do Inter e tentou fazer valer o seu direito de preferência na Justiça. Diante da insistência do artilheiro em ir para o Colorado, o Peixe desistiu e fez acordo com os gaúchos. Depois de Yuri e outros garotos da base saírem, o clube da Vila formalizou uma regra: só sobe ao elenco profissional quem tiver contrato longo e com multa rescisória alta.

Volta ao Brasil marcou o Inter

Yuri Alberto comemora um de seus três gols pelo Inter contra o Flamengo - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

No Colorado, Yuri Alberto chegou como aposta e não demorou a virar realidade. Contratado em 2020, terminou o Brasileirão daquele ano como um dos destaques da equipe comandada por Abel Braga.

Artilheiro, ganhou ainda maior valorização na temporada 2021, quando se consolidou como principal ativo do clube. Não tardou a ser vendido, no início deste ano, ao Zenit, da Rússia, por 25 milhões de euros (R$ 131 milhões na cotação atual). Foi a maior transação da história do Inter

Mas ele não ficou muito tempo na Europa. Motivado pela guerra que modificou o cenário dos clubes russos, Yuri decidiu regressar ao Brasil. O Inter, prontamente, apresentou oferta e levou valores de salário e negociação ao máximo que seu orçamento poderia suportar. Nos bastidores, o clube do Sul acreditava que o centroavante aceitaria os termos também pela boa relação e o legado deixado em Porto Alegre.

Não foi o que aconteceu. O comandante de ataque optou por jogar no Corinthians, clube que fez uma oferta financeira melhor e ainda contemplou o Zenit na negociação. O Inter se sentiu "traído" e a imagem de Yuri ficou arranhada com torcedores e dirigentes.

A disputa por ele gerou, inclusive, piada do Corinthians, que no anúncio da contratação alfinetou o Inter citando a antiga rixa "do DVD".

Atualmente no Timão, o atacante de 21 anos mantém boa fase. O faro de goleador o fez marcar seis gols e dar uma assistência em 17 partidas até o momento. Para tristeza de colorados e santistas.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X SANTOS
Data e hora: 1º/10/2022 (Sábado), às 15h (de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Motivo: 29ª rodada da Série A do Brasileirão
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Eder Alexandre e Gizeli Casaril (ambos de SC)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Inter
Keiller; Bustos, Moledo, Vitão e Renê; Gabriel, De Pena, Johnny, Alan Patrick e Pedro Henrique; Alemão.
Técnico: Mano Menezes.

Santos
João Paulo, Nathan, Luiz Felipe, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Camacho, Vinicius Zanocelo e Luan (Carlos Sánchez ou Rodrigo Fernández); Ângelo, Soteldo e Marcos Leonardo.
Técnico: Orlando Ribeiro.