Topo

São Paulo

Título de 2012 coroou semestre perfeito do São Paulo, diz Ney Franco

Ney Franco quando comandava o São Paulo - Julia Chequer/Folhapress
Ney Franco quando comandava o São Paulo Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Thiago Braga

Do UOL, em Córdoba

01/10/2022 04h00

Campeão da Sul-Americana em 2012 comandando o São Paulo, o técnico Ney Franco relembrou aquela conquista e disse que o título premiou um semestre quase mágico do Tricolor naquele ano.

"Peguei o São Paulo em situação complexa, eliminado na Copa do Brasil pelo Coritiba. Mas aquele segundo segundo semestre do São Paulo de 2012 foi perfeito", contou Ney Franco ao UOL Esporte.

O time que tinha Rogério Ceni no gol e Lucas no ataque terminou aquela competição invicto. Em que pese a briga na final do torneio contra o Tigre-ARG, Ney Franco recorda daquele time e cita uma dupla em especial que ajudou a comandar a equipe.

"Impressionante como Jadson e Luis Fabiano se completavam em campo. O Luis tinha a particularidade de jogar no limite da linha de impedimento. Ele tinha essa leitura, se posicionava entre os zagueiros e nas costas do volante. Ele ficava num posicionamento que ele obrigava a botar três jogadores para marcá-lo, de ponta a ponta na área, e nesses momentos que ele saía nas costas do volante, tinha um meia como o Jadson", analisou o treinador.

Naquela campanha, o São Paulo cruzou com o Universidad de Chile, que era treinada na época por Jorge Sampaoli. Segundo Ney Franco, os confrontos com a equipe chilena deram ao time a evolução necessária para seguir evoluindo naquele ano.

"Esse jogo com La U foi o que deu autoconfiança. Eles atacavam com seis, sete jogadores. Aí entrou a força do contra-ataque, roubava a bola e explorava os espaços. Além da Sul-Americana, o São Paulo fez a melhor campanha do returno do Brasileiro. Na última partida do Brasileirão, de 2012, o Tricolor venceu o Corinthians, no Pacaembu, o que deu ao time a certeza de que poderia conquistar algum título naquele ano.

Treinador do time, Ney Franco conviveu com Rogério Ceni e descreve como o atual técnico do Tricolor tem evoluído na carreira. "O Rogério é um entendedor de futebol, líder, tem muita experiência. Conviveu com vários treinadores, depois que parou teve a capacitação. Não deu certo na primeira passagem pelo São Paulo. Foi para o Fortaleza. Ajudou na reestruturação do clube, e teve título da Série B. Teve a experiência no Cruzeiro, passou pelo Flamengo e foi campeão brasileiro. Voltou com mais experiência, bagagem, e o trabalho colocou de volta na final. Se consolidou como um treinador", resumiu Ney Franco.

São Paulo e Del Valle se enfrentam neste sábado (1º), no estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina. Ambos os times lutam pelo bicampeonato do torneio. O vencedor garante vaga na Libertadores de 2023.

São Paulo