Topo

Avaí e CBF fazem B.O. para apurar corte de cabos do VAR no Brasileirão

Em jogo sem câmera na linha do gol, Avaí foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético-GO - Transmissão/ Premiere
Em jogo sem câmera na linha do gol, Avaí foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético-GO Imagem: Transmissão/ Premiere

Do UOL

02/10/2022 12h27

O Avaí e a CBF registraram um boletim de ocorrência para apurar o corte no cabeamento do sistema do VAR no jogo do Leão da Ressacada contra o Atlético-GO, ontem (1), pelo Brasileirão.

Na partida, conforme havia antecipado a CBF em comunicado, as duas câmeras extras chamadas de "Goal Line" (Linha do Gol, em português) não funcionaram devido ao corte nos cabos de fibra ótica que enviam as imagens destas câmeras para a Central do VAR, no Rio de Janeiro.

Por meio de comunicado, o Avaí informou ao UOL Esporte neste domingo (2) que abriu um B.O., com a CBF, junto às autoridades policiais para apurar o ocorrido.

"O Avaí Futebol Clube informa que tomou conhecimento do ocorrido com os cabos das câmeras do aparelho de VAR. O clube, em conjunto com a CBF, já registrou boletim de ocorrência para averiguar o ocorrido e apurar as responsabilidades por meio do sistema de videomonitoramento."

Em campo, num confronto direto contra o rebaixamento, o Avaí foi derrotado pelo Atlético-GO por 2 a 1 e estacionou na 18ª colocação, com 28 pontos. Com a vitória, o Dragão foi a 25 e vem logo atrás, na 19ª posição. Primeiro time fora da zona da degola, o Ceará soma 31 pontos.

Confira abaixo o comunicado da CBF

"A Comissão de Arbitragem da CBF comunica que a partida entre Avaí e Atlético-GO, a ser realizada no Estádio da Ressacada, às 19h, deste sábado (1), não contará com as duas câmeras extras da estrutura do VAR chamadas de "Goal Line ou Linha de Gol", posicionadas em direção à linha de fundo.

O problema, contudo, não interfere no funcionamento das câmeras de transmissão televisiva utilizadas na cabine VAR. Na noite desta sexta-feira (30), os responsáveis técnicos pela estrutura do VAR verificaram que os cabos de fibra ótica, que estão instalados no local, foram cortados dentro e fora do estádio, impedindo o envio das imagens destas câmeras para a Central no Rio de Janeiro.

Não foi possível reparar o dano e garantir o retorno do funcionamento das câmeras extras antes do início da partida. A CBF informa que tomará todas as medidas possíveis nas esferas esportiva e criminal sobre o fato."