Vini Jr. marca, Benzema perde pênalti e Real só empata com Osasuna
O Real Madrid recebeu o Osasuna hoje (02), no Santiago Bernabéu, e empatou em 1 a 1, pela sétima rodada do Campeonato Espanhol. Os gols foram marcados por Vinícius Júnior e Kike. Benzema, retornando ao time titular, perdeu um pênalti no final do segundo tempo ainda.
Com o resultado, o Real Madrid desperdiçou a chance de retomar a liderança da La Liga e, agora, está na 2° posição, com os mesmos 19 pontos que o Barcelona, mas perdendo nos critérios de desempate. O Osasuna, por sua vez, sobe da 8° posição para a 6° com o empate e totaliza 13 pontos, mas não consegue encerrar o tabu de 18 anos sem vencer o Real Madrid no Santiago Bernabéu.
Real começa forte a La Liga
O Real Madrid venceu os seis primeiros jogos que disputou no Campeonato Espanhol. O início forte dos merengues deixa o time branco disputando a liderança da competição ponto a ponto com o Barcelona, que também está invicto, mas já teve um empate na La Liga.
O recorde de vitórias seguidas no Campeonato Espanhol é justamente do Real Madrid, quando o time conseguiu, na década de 60, emplacar nove triunfos consecutivos. Nesta edição, o Osasuna foi o primeiro time a conseguir tirar pontos do Real Madrid, um grande feito, ainda mais por ser em um Santiago Bernabéu com 55 mil pessoas.
Modric e Courtois fora
O meia Luka Modric foi um desfalque para o Real Madrid hoje por conta de um desgaste muscular. O jogador de 37 anos foi convocado pela Seleção da Croácia e jogou 180 minutos pela Liga das Nações. Modric também relatou dores no quadril e, por isso, nem treinou com o restante do elenco do Real Madrid durante a semana.
O goleiro belga Thibaut Courtois também jogou por sua seleção na Liga das Nações e, ao retornar ao Real Madrid, foi detectada uma lesão na ciática esquerda e, por isso, perderá alguns jogos.
A previsão é que tanto Modric quanto Courtois estarão aptos para jogar o "El Clasico", contra o Barcelona, em 16 de outubro, no Santiago Bernabéu. Modric, aliás, pode até jogar pela Liga dos Campeões, no dia 11, contra o Shakhtar Donetsk, já que a previsão é que ele se recupere até dia 8 deste mês.
Primeiro tempo lento, mas com gol de Vini
Como era de se esperar, o Real Madrid começou a partida mantendo a posse de bola, propondo o jogo e tentando encontrar os espaços, sempre procurando a velocidade dos brasileiros Vinícius Júnior e Rodrygo, muito abertos em campo.
Surpreendentemente, o Osasuna, aos poucos, foi se soltando e atacando o Real Madrid cada vez mais. Relativamente seguro defensivamente, o Osasuna se permitiu atacar os donos da casa pelos lados do campo, sempre buscando um cruzamento na área.
De modo geral, o primeiro tempo foi de pouca intensidade e chances de gol. Vinícius Júnior foi muito acionado, até em excesso, mas teve pouco espaço e enfrentou uma marcação muito atenta e acirrada. O Real Madrid pouco usou o lado direito, de Rodrygo, e sofreu muitos ataques pelo setor.
Mesmo sem muita intensidade, o Real conseguiu abrir o placar, enfim, aos 41 minutos. Vinícius Júnior, aparentemente tentando cruzar a bola na área, acabou fazendo um belo gol, de muito longe e sem ângulo, já que nem Benzema e nem Rudiger conseguiram tocar na bola alçada na grande área.
Osasuna empata e Benzema manda pênalti no travessão
Logo na volta do segundo tempo, o Osasuna conseguiu empatar o jogo. O Real Madrid cedeu, com muita facilidade, espaço ao Osasuna e viu Unai García fazer um bom cruzamento para Kike. O atacante, por sua vez, venceu o duelo aéreo com Rudiger e conseguiu encobrir o goleiro Lunin com uma cabeçada um pouco sem jeito e de costas.
O Real Madrid teve muitas dificuldades para se desvencilhar da marcação do Osasuna no meio-campo. A criatividade de Modric e a dinâmica de Valverde fizeram muita falta aos donos da casa. Valverde entrou no segundo tempo, mas foi pouco participativo e, com isso, Vinícius Júnior, Benzema e Rodrygo tiveram que se distanciar muito do gol para procurar a bola.
Aos 31 minutos o Real teve a chance perfeita para vencer o jogo, já que David García cometeu pênalti em Benzema. O artilheiro histórico cobrou e acertou, com força, o travessão em uma finalização no meio do gol. García ainda foi expulso no lance. Apenas quatro minutos depois Benzema saiu cara a cara com Herrera e, dessa vez, fez o gol, mas o VAR anulou por conta de uma posição irregular.
O Real Madrid, com um jogador a mais, pressionou e empurrou o Osasuna para trás, mas teve pouca criatividade para chegar pelo chão e, só com Vinícius Júnior e bolas levantadas na área o Real levou perigo ao Osasuna.
Os visitantes, muito aguerridos e completamente focados em armar um ferrolho defensivo, conseguiram impedir que o Real Madrid desempatasse o jogo e seguraram o heroico empate em 1 a 1.
Benzema titular, Valverde e Militão na reserva
Por conta da temporada recheada de jogos, com a pausa para a Copa do Mundo no final do ano e uma Data Fifa recente, o técnico Carlo Ancelotti optou por revezar os minutos de alguns jogadores. Éder Militão e Federico Valverde, normalmente titulares, começaram no banco contra o Osasuna.
O artilheiro Karim Benzema, após fazer uma temporada passada histórica, começou o ano mais devagar e convivendo com problemas físicos, que impediram que ele tivesse uma consistência no Real Madrid e até mesmo na Seleção Francesa.
Vini Jr bailando em 2022
O atacante brasileiro Vinícius Júnior é o grande destaque do Real Madrid no Campeonato Espanhol e, nos sete jogos que participou, fez cinco gols e deu uma assistência.
Rodrygo, que vem ganhando cada vez mais espaço, também começou muito bem a temporada, tendo duas assistências e três gols, além de ser titular cada vez mais frequentemente.
Mesmo com Vinícius Júnior se destacando muito no mês de setembro, a La Liga decidiu premiar o meio-campista uruguaio Federico Valverde, também do Real, como o "Melhor jogador do Mês".
E agora?
O próximo jogo do Real Madrid é pela Liga dos Campeões, na quarta-feira (05), às 16h, em casa, contra o Shakhtar Donetsk. Os espanhóis são líderes com 100% de aproveitamento no Grupo A, enquanto o Shakhtar é o segundo, com quatro pontos em dois jogos.
O Osasuna, por sua vez, não tem competições internacionais para jogar e, por isso, seguirá sua preparação no Campeonato Espanhol, e o próximo adversário será o Valencia, em casa, na sexta-feira (07), às 16h.
Ficha técnica:
Real Madrid 1x1 Osasuna
Data: 02/10/2022
Competição: Campeonato Espanhol
Hora: 16h (de Brasília)
Local: Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha
Árbitro: Guillermo Cuadra Fernández
Assistentes: Xavier Estrada Fernández e Javier Alberola Rojas
Cartões amarelos: Dani Ceballos (REAL), Abde e Kike (OSA)
Cartão vermelho: David García (OSA)
Gols: Vinícius Júnior 41/1T (REAL), Kike 5/2T (OSA)
Escalação do Real Madrid: Lunin; Carvajal (Mariano Díaz), Alaba, Rudiger e Mendy (Militão); Kroos (Asensio), Tchouameni (Valverde) e Dani Ceballos (Camavinga); Rodrygo, Benzema e Vinícius Júnior. Técnico: Carlo Ancelotti
Escalação do Osasuna: Herrera; Nacho Vidal (Hernández), Juan Cruz, Unai García e David García; Torró, Moncayola (Sánchez) e Darko (Huarte); Abde (Peña), Mói Gómez e Kike (Budimir). Técnico: Jagoba Arrasate
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.