Topo

Além do São Paulo, Del Valle já foi carrasco de Fla, Corinthians e Grêmio

Jogadores do Independiente del Valle comemoram o título da Copa Sul-Americana - Marcelo Endelli/Getty Images
Jogadores do Independiente del Valle comemoram o título da Copa Sul-Americana Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/10/2022 11h36

O título da Sul-Americana conquistado contra o São Paulo no último sábado (1) aumentou ainda mais a lista de vítimas brasileiras do Independiente del Valle. Antes, o clube equatoriano, que tem ganhado espaço no cenário continental recentemente, já havia aprontado para cima de Corinthians, Flamengo, Grêmio e Atlético-MG.

O primeiro brasileiro a ser "vítima" do Del Valle foi o Galo. Em 2016, o Atlético-MG caiu no mesmo grupo dos equatorianos na fase inicial da Libertadores. Com a ajuda de dois gols de Sornoza, a equipe do Equador venceu por 3 a 2. Mais à frente, o time mineiro deu o troco e bateu o adversário em Minas Gerais. Naquela edição, o Independiente alcançou a final da competição e acabou com o vice-campeonato, perdendo a decisão para o Atlético Nacional.

Depois de alguns anos longe do caminho dos brasileiros, o Del Valle voltou em 2019, quando encontrou com o Corinthians na semifinal da Sul-Americana. Em Itaquera, os equatorianos venceram por 2 a 0 e, em casa, até saíram perdendo, mas buscaram o empate em 2 a 2, garantindo sua ida à final. Na decisão, a equipe bateu o Defensa y Justicia e conquistou seu primeiro título internacional.

Em 2020, foi a vez do Flamengo ser a vítima. Na fase de grupos da Libertadores, o Rubro-Negro foi até o Equador e acabou sendo goleado, por 5 a 0, em uma partida em que foi dominado pelo adversário. Pouco depois, no Maracanã, o time carioca devolveu a derrota e bateu o rival por 4 a 0.

O Grêmio também não escapou de ser derrotado pelo Del Valle e, no caso, foi ainda pior. Isso porque, o Tricolor Gaúcho perdeu os dois jogos válidos pela fase preliminar da Libertadores de 2021 (ambos por 2 a 1) e ficou fora da competição antes mesmo dos grupos. A repercussão das derrotas foi mais complicada já que Renato Gaúcho deixou o cargo de técnico com a eliminação. No final do ano, o clube acabou, inclusive, rebaixado no Brasileirão.

O América-MG foi a última vítima do Del Valle antes do São Paulo. Na fase de grupos da atual edição da Libertadores, o time equatoriano venceu os dois jogos que fez contra o Coelho —o Atlético-MG estava na mesma chave, mas não perdeu nenhum dos confrontos. Com o 3° lugar ao final da primeira fase, o time do Equador acabou indo direto ao mata-mata da Sul-Americana, competição da qual foi campeão no último sábado (1).

Quem escapou?

Carrasco de brasileiros, o Independiente del Valle, no entanto, não conseguiu incluir duas equipes na sua lista: Palmeiras e Red Bull Bragantino.

Em 2021, o time equatoriano caiu no mesmo grupo do Palmeiras na Libertadores. A equipe comandada por Abel Ferreira venceu os dois jogos: 1 a 0, no Equador, e 5 a 0, em São Paulo, com amplo domínio nas duas partidas.

O 3° lugar no grupo deixou o Del Valle de fora do mata-mata da Libertadores, mas colocou o clube na Sul-Americana do mesmo ano. Pelo caminho, o time encontrou o Red Bull Bragantino nas oitavas de final. Os paulistas venceram fora de casa, por 2 a 0, e abriram boa vantagem. Em São Paulo, os comandados de Maurício Barbieri garantiram o empate de 1 a 1 e avançaram na competição.

O documentário "És o primeiro" está disponível com exclusividade para assinantes do UOL Play.