Apaixonada por futebol, Córdoba terá seu maior clássico na elite em 2023
Classificação e Jogos
Segunda maior cidade da Argentina, Córdoba vive o futebol intensamente. No último sábado (2), a reportagem do UOL Esporte esteve no estádio Mário Kempes para acompanhar a derrota do Talleres para o Lanús por 1 a 0. Os presentes na partida entoavam que "seria uma festa de verdade". Era uma provocação à Conmebol e à final da Sul-Americana, disputada no dia anterior. Mas também uma alfinetada ao Belgrano, maior rival do Talleres.
Este é o clima na cidade. Onde se vai em Córdoba, é possível encontrar um fanático, em especial dos dois maiores times da cidade. E a partir da próxima temporada, o clássico local será disputado na Primeira Divisão argentina.
Enquanto o Talleres vem trilhando bom caminho e se consolidando na Série A do Argentino, o rival estava na Segundona desde 2019, quando foi rebaixado. Assim, o Belgrano, além de amargar os anos na B, viu o Talleres jogar a Libertadores - em 2019, inclusive, eliminou o São Paulo na fase prévia da competição. Neste ano, o time parou nas quartas de final, quando caiu diante do compatriota Vélez Sarsfield.
Terceiro time da cidade, o Instituto ainda luta para garantir a vaga na elite do futebol argentino. Clube que formou três campeões do mundo com a Argentina em 1978 - Mario Kempes, Ardilles e Oviedo -, o Instituto tem nas categorias de base sua grande força. Além dos campeões mundiais, saíram de lá o centroavante Ramón Ábila, que jogou no Cruzeiro, e o atacante Paulo Dybala, atualmente na Roma, da Itália.
E não são só os homens que movimentam o esporte na cidade. "Las Piratas", apelido do time feminino do Belgrano, fizeram história no último fim de semana. No mesmo dia da decisão da Sul-Americana, as meninas do Belgrano jogaram para um público de mais de 28 mil pessoas, recorde no país, e venceram o Puerto Nuevo por 6 a 0, garantindo o acesso à Primeira Divisão local na próxima temporada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.