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Córdoba quer aproveitar final única para se projetar turisticamente

Museu Mario Kempes - Reprodução: Córdoba Turismo
Museu Mario Kempes Imagem: Reprodução: Córdoba Turismo

Thiago Braga

Do UOL, em Córdoba, na Argentina

04/10/2022 04h00

Passada a final da Copa Sul-Americana, vencida pelo Independiente del Valle, do Equador, diante do São Paulo, a cidade de Córdoba agora almeja entrar no radar do turismo de quem viajou para assistir à decisão. E assim capitalizar com a disputa da competição continental.

Segunda maior cidade da Argentina, Córdoba é a capital da província de mesmo nome. A atual administração quer que o município vire referência para viajantes que queiram um lugar diferente para curtir um tempo de folga.

"Apesar de todas as cidades ao redor serem pontos turísticos, a capital nunca foi. Reunimos todas as secretarias, de turismo, hotelaria, de serviços, para fazer políticas conjuntas e potencializar a cidade como destino dos viajantes que querem um lugar diferente para ir", contou ao UOL Esporte Miguel Siciliano, secretário do governo e gestão geral do município de Córdoba.

Para isso, a cidade conta com uma grande oferta de opções de passeios culturais e também um polo gastronômico. Para quem gosta de futebol, ainda tem uma boa quantidade de estádios a serem visitados.

Palco da decisão da Sul-Americana, o estádio Mario Alberto Kempes, é passagem obrigatória. Além de poder assistir a alguma partida, em especial do Talleres, que é o time que mais joga no local, o fanático por futebol pode visitar o Museu do Esporte, ou o "Museu do Kempes", como ficou conhecido. Lá, vai encontrar relíquias, como a camisa de Mario Kempes, artilheiro e melhor jogador da Copa do Mundo de 1978, quando a Argentina conquistou seu primeiro Mundial.

No local, a homenagem vai além do futebol. O tenista David Nalbandian, natural da província de Córdoba, tem uma raquete sua em exibição. No teto, há também autógrafos das figuras mais importantes do esporte nacional, como o próprio Kempes, os jogadores Juan Román Riquelme, Oscar Ruggeri, Marcelo Gallardo, e os atletas do basquete argentino Facundo Campazzo e Fabricio Oberto.

"Temos treinado o que chamamos de anfitriões turísticos, que são pequenos guias que possam indicar os melhores lugares, polos desportivos, para que possam assistir o que quiser", pontuou Siciliano.

Museu de Ciências Naturais, em Córdoba - Reprodução: Córdoba Turismo - Reprodução: Córdoba Turismo
Museu de Ciências Naturais, em Córdoba
Imagem: Reprodução: Córdoba Turismo

Para quem ir além do futebol, uma opção é fazer o circuito dos museus, como o de Antropologia, de Ciências Naturais (que conta com fósseis de dinossauros que viveram na região da América do Sul), o de Belas Artes e o de Fotografia. Vale lembrar que todos eles funcionam de terça-feira a domingo.

Outro museu que vale uma visita é o Museu "Casa do Che". Embora tenha nascido em Rosário, Ernesto Rafael "Che" Guevara de la Serna, mudou-se com a família para um clima mais ameno para combater a asma que o acometia. Assim, foram todos para a cidade de Alta Gracia, distante 40 km de Córdoba.

Quem quiser continuar longe da capital, vale dar um pulo em Villa Carlos Paz. Também distante 40 km de Córdoba, a cidade tem clima bucólico e é cercada por serras. À noite, os visitantes podem usufruir do centro com restaurantes de todo o tipo.

Voltando para a capital, o Faro del Bicentenario é parada obrigatória para os visitantes que quiserem conhecer um pouco da história do país, já que o local homenageia os 200 anos da independência do país. No espaço onde foi realizada a fan fest da final da Sul-Americana, há também um centro cultural.

Perto do local, no bairro de Nova Córdoba, está o Parque Sarmiento. Com diversos campos de futebol, fica lotado na parte da noite, já que muitos estudantes da Universidade de Córdoba aproveitam para bater uma bola no local. Também conta com uma boa oferta de trailers vendendo o tradicional "choripán" - sanduíche cujo nome vem da junção de chorizo (linguiça) e pan (pão). Conta com uma linguiça assada servida no pão com molho chimichurri.

"Trabalhamos muito para oferecer opções de gastronomia, transformar Córdoba na cidade dos grandes eventos, mas também em atividade cultural, ambiental e esportiva. A província de Córdoba é a mais turística da Argentina, mas a capital não havia conseguido explorar esse potencial. Hoje, Córdoba trabalha junto com as cidades vizinhas para potencializar a região", finalizou Miguel Siciliano.