Corinthians: VP inicia 'projeto final' em visita a rival afundado na crise
Embalado após duas vitórias seguidas, o Corinthians visita o lanterna Juventude, às 21h30 de hoje (4), no estádio Alfredo Jaconi, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da óbvia intenção do Timão de seguir no G4, a partida marca o início do "projeto final" idealizado pelo técnico Vítor Pereira.
Tanto neste quanto no próximo jogo — contra o Athletico-PR, sábado (8), na Neo Química Arena —, o clube paulista deve ter uma escalação bastante diferente da considerada ideal pelo português. O motivo é óbvio: são as duas partidas que antecedem o jogo de ida da final da Copa do Brasil contra o Flamengo, em 12 de outubro (quarta-feira da semana que vem), também em Itaquera. O descanso a parte dos habituais titulares faz parte do planejamento de VP para ter o elenco 'inteiro' para a decisão.
O jogo contra o Juventude encerra a sequência de compromissos do Corinthians contra equipes da zona de rebaixamento. Até agora, o Timão está com 100% de aproveitamento após bater Atlético-GO (2 a 1) e Cuiabá (2 a 0). Nas duas ocasiões, Vítor Pereira optou por praticamente força máxima e manteve a base da equipe titular com algumas trocas pontuais.
Em Caxias do Sul, o cenário deve ser outro. Apesar da maior parte do elenco ter viajado, a tendência é que o Corinthians tenha um time alternativo, mesclado entre habituais titulares e reservas.
"Não sou muito de deixar jogadores [fora de viagens], gosto de criar um espírito. Somos uma equipe, viajamos juntos, apoiamos juntos. Mesmo que sejam jogadores já consagrados, acho que têm que acompanhar a equipe. Se for preciso, têm que entrar, alguns vão ter que jogar de início. Os outros, quando estão fora, também os apoiam. Não é porque a viagem é longa que este e aquele não vão. Não gosto disso. Se falamos de um jogo antes de uma final, é capaz de deixar alguns", afirmou VP depois da vitória sobre o Cuiabá, no último sábado (1º).
Para o duelo contra o Juventude, o Corinthians teve apenas um dia de preparação no CT Joaquim Grava, além do desgaste pela viagem de São Paulo até Caxias do Sul. O treinador não contará com Fausto Vera (suspenso), além de Maycon, Rafael Ramos e Júnior Moraes, que continuam em transição do departamento médico para o campo. A ideia é que o time tenha alterações em todos os setores em relação ao último jogo.
Rival em crise, sem técnico e sem goleiro titular
A situação do Juventude no Brasileirão é praticamente irreversível, e parece questão de tempo para que o rebaixamento à Série B seja confirmado matematicamente. Lanterna e com apenas 19 pontos conquistados em 29 rodadas, o time não vence há mais de dois meses e tem sete derrotas e três empates nos últimos dez jogos disputados.
A equipe de Caxias do Sul demitiu o técnico Umberto Louzer à véspera do duelo contra o Corinthians e será comandada pelo auxiliar Lucas Zanella. Para piorar, Pegorari, o goleiro titular, terá de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
No primeiro turno, o Corinthians venceu o Juventude por 2 a 0, na Neo Química Arena, com gols de Adson e Gustavo Mantuan (que atualmente está emprestado ao Zenit, da Rússia).
FICHA TÉCNICA:
JUVENTUDE x CORINTHIANS
Competição: Campeonato Brasileiro, 30ª rodada
Data e horário: 4 de outubro de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (Fifa/RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
VAR: Wagner Reway (PB)
JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares, Paulo Miranda, Thalisson e Moraes; Elton, Jadson e Chico; Rafinha, Pitta e Capixaba. Técnico: Lucas Zanella (interino)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Raul Gustavo e Fábio Santos; Du Queiroz, Ramiro (Roni) e Giuliano; Gustavo Mosquito, Yuri Alberto e Mateus Vital (Róger Guedes). Técnico: Vítor Pereira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.