Topo

Goleiro algoz do Santos na Sul-americana faz gol do campo de defesa; veja

Cristopher Varela, goleiro do Táchira, comemora golaço com companheiros - Divulgação/Deportivo Táchira
Cristopher Varela, goleiro do Táchira, comemora golaço com companheiros Imagem: Divulgação/Deportivo Táchira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/10/2022 12h15

Cristopher Varela. O último domingo (2) foi mais um dia inesquecível na temporada do goleiro do Deportivo Táchira. Na vitória sobre o Deportivo Lara por 2 a 0 pelo Campeonato Venezuelano, ele marcou um golaço, acertando um chute do campo de defesa que encobriu o arqueiro adversário.

O lance aconteceu ainda no primeiro tempo, aos 35 minutos. O Táchira já vencia por 1 a 0 e tinha um jogador a mais. Varela recebeu a bola de um companheiro em condições adversas: cercado por dois adversários. Sem muito espaço para invenções, o goleiro deu um chutão. A bola ganhou força e altura e pingou apenas na meia-lua adversária.

Adiantado, Jean Ambuila, goleiro do Lara, foi enganado pelo quique da bola e não conseguiu evitar que ela o encobrisse e encontrasse as redes. O tento fechou o placar em 2 a 0 para o Táchira, que jogou fora de casa.

Após o jogo, Varela disse que estava perseguindo um gol dessa forma — ele quase havia feito um na Libertadores: "Na Bolívia, pela Copa Libertadores, cheguei perto de marcar de um gol até o outro, não deu, mas eu tinha essa revanche comigo mesmo e queria fazer esse gol".

A vitória foi a primeira do Táchira nos play-offs para a Sul-Americana. O time lidera o Grupo B com três pontos. O Lara é o quarto e último da mesma chave, sem nenhum ponto.

Algoz do Santos na Sul-americana

Varela pode não ser tão conhecido dos brasileiros, mas teve outro momento de glória em 2022 em campos tupiniquins, mais especificamente na Vila Belmiro.

Nas oitavas de final da Copa Sul-americana, após dois empates entre Táchira e Santos, o goleiro brilhou nas penalidades, pegou as cobranças de Ricardo Goulart e Lucas Pires, e garantiu a vitória dos venezuelanos por 4 a 2 para avançarem na competição.