Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Inter vence o Barça com VAR agindo três vezes e pedido de pênalti no fim

Çalhanoglu abriu o placar para a Inter de Milão contra o Barcelona - Marco BERTORELLO / AFP
Çalhanoglu abriu o placar para a Inter de Milão contra o Barcelona Imagem: Marco BERTORELLO / AFP

Do UOL, em São Paulo

04/10/2022 17h58

A Inter de Milão segurou o trio de ataque do Barcelona na tarde de hoje (4) e conseguiu uma importante vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões: o 1 a 0 no Giuseppe Meazza, em Milão (Itália), foi garantido com gol de Çalhanoglu, ainda no primeiro tempo. O VAR teve atuação decisiva no jogo.

Primeiro, em possível pênalti para a Inter, descartado por impedimento. Depois, Correa balançou a rede, mas foi flagrado em posição irregular. Na etapa final, Pedri até chegou a empatar, mas Ansu Fati tocou a bola com a mão e novamente a tecnologia corrigiu. O VAR ainda teve mais uma chance para ser protagonista, em possível pênalti de Dumfries nos acréscimos, também por toque de mão, mas não recomendou revisão. O lance revoltou os espanhóis.

O resultado faz a equipe italiana saltar para a segunda colocação do Grupo C da Champions League, com seis pontos. O Barça permanece com três e terá de vencer o rival na 4ª rodada, no Camp Nou, para não se complicar ainda mais na chave. O duelo acontece no próximo dia 12.

Antes disso, os clubes retomam as atenções para os campeonatos nacionais. A Inter visita o Sassuolo pelo Italiano no próximo sábado (8), às 10h (de Brasília). Já o Barça enfrenta o Celta no domingo (9), às 16h (de Brasília), no Camp Nou.

Çalhanoglu decide

Em um jogo truncado e com poucas chances claras de gol, Çalhanoglu se sobressaiu. O meia aproveitou uma das raras chances sem marcação e foi preciso para acertar o cantinho de Ter Stegen. O gol deu tranquilidade e deixou a Inter mais confortável em sua estratégia —marcar forte o ataque catalão.

Raphinha faz jogo apagado

Raphinha, do Barcelona, é marcado por Dimarco, da Inter, em jogo da Champions - Marco BERTORELLO / AFP - Marco BERTORELLO / AFP
Raphinha foi marcado de perto contra a Inter
Imagem: Marco BERTORELLO / AFP

Jogando no lado esquerdo do ataque do Barcelona, invertido em relação ao setor em que está à vontade na seleção brasileira, Raphinha teve atuação apagada. Bem marcado, não conseguiu render, nem ter profundidade no mano a mano. Marcos Alonso ocupava o corredor e obrigava o brasileiro a ir em direção ao meio. Foi substituído na etapa final, por Ansu Fati.

Impedimentos frustram italianos

A Inter terminou frustrada em duas chances para abrir o placar no primeiro tempo. O árbitro foi aconselhado a ver um toque de mão de Eric García dentro da área, que resultaria em pênalti para o time da casa aos 25 minutos. O VAR, no entanto, viu impedimento de Lautaro no início do lance e cancelou a ação faltosa. Minutos depois, Correa foi lançado, driblou Ter Stegen e balançou a rede. Novamente, foi apontada posição irregular.

Inter explora contra-ataques

A Inter tinha uma estratégia bem definida para enfrentar Lewandowski, Raphinha e Démbélé. Optou por uma marcação baixa, para diminuir o campo de ação do Barça, e explorou o contra-ataque. Curiosamente, a equipe da casa marcou em ação de toque de bola. Pressionada pelos espanhóis, a Inter trocou passes, saiu de pressão e chegou com seis jogadores à frente. Na marcação, a escolha de Inzaghi surtiu efeito.

Barcelona sofre com retranca

O Barça teve quase 70% de posse de bola na primeira etapa do duelo contra a Inter, mesmo jogando na Itália. À sua maneira, o time catalão dominou a partida, mas não teve inspiração na frente. Bem marcado, o trio de ataque não brilhou e teve pouco volume ofensivo. As trocas, entre elas a saída de Raphinha para a entrada de Ansu Fati, melhoraram a criação nos últimos 20 minutos.

Cronologia do jogo

A Inter conseguiu abrir o placar na primeira etapa. Em momento raro em que foi pressionada na frente e não partiu em contra-ataque, a equipe da casa chegou com seis jogadores à frente. Çalhanoglu pegou sobra de finalização e, livre de marcação, chutou de fora da área, no cantinho, para balançar a rede aos 46 minutos do primeiro tempo.

Na etapa final, o Barça teve um gol anulado de Pedri. Antes de o jovem pegar sobra de Onana e mandar para a rede, no entanto, houve um toque na mão de Ansu Fati. O árbitro foi chamado pelo VAR, foi ao monitor e anulou.

Ficha técnica

INTER DE MILÃO 1 X 0 BARCELONA

Competição: Liga dos Campeões, 3ª rodada do Grupo C
Local: Estádio Giuseppe Meazza, em Milão (Itália)
Data e horário: 4 de outubro de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Slavko Vincic
Auxiliares: Tomaz Klancnik e Andraz Kovacic
Cartões amarelos: Barella, Çalhanoglu, Lautaro Martínez, Inzaghi, Bastoni e Onana (Inter de Milão); Busquets, Xavi Hernández e Gavi (Barcelona)

Gol: Çalhanoglu, aos 46' 1ºT

INTER DE MILÃO: Onana; Skriniar, De Vrij (Acerbi), Bastoni; Darmian (Gosens), Barella, Mkhitaryan, Çalhanoglu (Asllani), Dimarco (Dumfries); Lautaro Martínez e Joaquín Correa (Dzeko). Técnico: Simone Inzaghi.

BARCELONA: Ter Stegen; Sergi Roberto, Christensen (Piqué), Eric García, Marcos Alonso (Álex Balde); Busquets, Pedri, Gavi (Kessie); Raphinha (Ansu Fati), Lewandowski e Dembélé. Técnico: Xavi Hernández.