O dia em que mecenas pagou pelo Inter para Rodinei jogar, e ele foi expulso
A partida era válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, em fevereiro do ano passado. O Internacional liderava a competição com 69 pontos, um a mais que o Flamengo, justamente o adversário que teria pela frente no Maracanã, o que deixou o duelo com ares de decisão. Na época, o lateral-direito Rodinei estava emprestado pelo Rubro-Negro ao Colorado e vivia boa fase. Para que jogasse, porém, o clube gaúcho teria de pagar R$ 1 milhão de multa aos cariocas. Foi então que de maneira surpreendente, o empresário do agronegócio Elusmar Maggi Scheffer, conhecido como "Rei da Soja", surgiu inesperadamente e resolveu bancar integralmente, do próprio bolso, a cláusula. O que ele não esperava, no entanto, é que o jogador fosse expulso logo aos 3 minutos do segundo tempo.
Scheffer é sócio-proprietário do Grupo Bom Futuro junto do irmão Eraí Maggi. A empresa atua no agronegócio há mais de 30 anos no Mato Grosso e produz cerca de 1,3 milhão de toneladas de soja por safra, o que a torna uma das principais do Brasil no ramo.
Torcedor colorado fanático mesmo morando fora do Rio de Grande do Sul, ele não hesitou em realizar esta doação ao clube do coração sem qualquer tipo de contrapartida. O UOL Esporte apurou que o Internacional havia decidido fazer este sacrifício para ter Rodinei em campo, mas ainda estudava alguma engenharia financeira para executar o pagamento quando foi surpreendido com a contribuição.
O contato foi feito diretamente com o então presidente Marcelo Medeiros que, ainda de maneira sigilosa, o encaminhou aos departamentos de futebol e financeiro para que se formalizasse a operação. Para a surpresa de todos e vencendo até a desconfiança inicial, o pagamento foi feito no mesmo dia.
A ajuda do empresário foi tão inesperada e comemorada que, na época, o Internacional fez questão de realizar uma postagem em seus canais oficiais divulgando a ação e agradecendo ao mecenas:
Já Scheffer, em declaração enviada pelo clube, explicou o que o motivou a fazer esta contribuição ao Colorado:
"Sou colorado de berço, daqueles que não vivem sem o Inter. Mesmo morando distante, meu amor pelo Colorado sempre foi muito grande. Já comemorei muito as vitórias do meu time, e a felicidade de viver esse momento com o clube do meu coração, com a real possibilidade de sermos campeões brasileiros, fez com que eu decidisse ajudar".
O UOL Esporte consultou funcionários do Flamengo sobre o episódio, mas todos afirmam que os detalhes de como o pagamento foi realizado não foram repassados ao clube. Apenas houve a comunicação de que a operação seria feita e, em seguida, o Rubro-Negro confirmou o aporte recebido.
Rodinei fez questão de ligar para o empresário e agradecer
Mas e Rodinei? Como se viu diante de toda esta situação? Primeiramente, surpreso. Ao longo dos dias que antecederam ao jogo, ele treinou com a total certeza de que estaria fora da partida contra o clube que havia lhe emprestado. A notícia de que um magnata do ramo da soja havia pago sua multa caiu quase como uma pegadinha para o irreverente lateral.
Porém, ao tomar conhecimento de que a operação era verídica, ele fez questão de solicitar o telefone de Elusmar Maggi Scheffer e ligar pessoalmente para o empresário para agradecer pela confiança depositada em seu futebol.
Em campo, no entanto, num desfecho de enredo para colocar inveja em qualquer cineasta, o jogador foi expulso no início do segundo tempo após uma entrada no tornozelo direito de Filipe Luís, hoje seu companheiro de Flamengo.
Na ocasião, o árbitro Raphael Claus foi acionado pelo VAR para conferir a possibilidade de expulsão. Após a conferência no vídeo, a autoridade decidiu por aplicar o cartão vermelho, deixando Rodinei atônito.
Comentarista de arbitragem na ocasião pela TV Globo, Paulo César de Oliveira discordou da decisão do juiz.
"O Rodinei mantém o calcanhar dele no chão. Quando é uma entrada acima da linha da bola, é passível para cartão vermelho. Para mim, analisando por todos os ângulos, foi uma entrada para cartão amarelo", disse na ocasião.
Critérios à parte, como era de se imaginar, o episódio sacudiu a Internet, e diversos memes foram postados brincando com a situação.
Os colorados, por sua vez, entendem que a decisão foi fundamental para o resultado negativo. A expulsão do lateral, sob ótica do Inter injusta, prejudicou o rendimento da equipe, que acabou derrotada por 2 a 1.
A vitória fez o Flamengo ultrapassar o time gaúcho na tabela. O título do Brasileiro veio em seguida, novamente com ares de cinema. A equipe carioca perdeu para o São Paulo, enquanto o Inter, que precisava da vitória, teve pênalti revertido pelo VAR, bola na trave, um gol anulado por centímetros no último minuto de jogo e não saiu de um 0 a 0 com o Corinthians, no Beira-Rio. Insuficiente para quebrar o jejum no nacional que dura desde 1979.
Rodinei vive grande fase no Fla
Após esta temporada, Rodinei retornou ao Flamengo e, em 2022, tem vivido uma de suas melhores fases da carreira, principalmente após a chegada do técnico Dorival Júnior.
Jogador conhecido mundialmente e com passagens por clubes como Bayern de Munique, Barcelona, Inter de Milão, entre outros, o volante chileno Arturo Vidal, por exemplo, se encantou com o lateral e o apelidou de 'avión' [avião], em alusão ao poderio físico do jogador.
O contrato de Rodinei com o Flamengo se encerra no fim deste ano e ele desperta o interesse do Atlético-MG, do Botafogo, entre outros clubes, e sua permanência no Rubro-Negro é incerta. Quando questionado sobre a situação, o vice de futebol, Marcos Braz, costuma dizer que 'ainda não é momento' para se falar sobre isso.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x INTERNACIONAL
Data e hora: 5/10/2022 (Quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
FLAMENGO
Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Pedro.
Técnico: Dorival Júnior.
INTERNACIONAL
Keiller; Bustos, Mercado, Vitão e Renê; Liziero, Edenilson, De Pena, Alan Patrick e Pedro Henrique; Alemão.
Técnico: Mano Menezes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.