Topo

Grêmio

Quase de volta à Série A: quando Grêmio pode confirmar acesso?

Lucas Leiva comemora gol marcado pelo Grêmio sobre o CSA em jogo da Série B - Pedro H. Tesch/AGIF
Lucas Leiva comemora gol marcado pelo Grêmio sobre o CSA em jogo da Série B Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/10/2022 04h00

O Grêmio está muito perto de confirmar o retorno à elite do futebol brasileiro. Ontem (4), o Tricolor bateu o CSA, na Arena, por 2 a 0, e deu um passo importante para novamente fazer parte da Série A do Brasileirão. A questão que reina no momento é: quando isso poderá acontecer?

Na próxima rodada, marcada para sábado (8), é impossível. Na melhor das hipóteses — se o Ituano não vencer o Cruzeiro hoje (5) — o time gaúcho chega ao duelo no Paraná com sete pontos de diferença para o primeiro fora da zona de acesso. Vencendo, e contando com tropeços dos concorrentes, fecha a rodada 34 com dez pontos de diferença. Restarão, então, 12 em disputa.

O jogo decisivo é o próximo, em casa, domingo (16), contra o Bahia. Diante de seu torcedor, um resultado positivo pode colocar o time gaúcho matematicamente na elite. Bastaria manter a distância de dez para o quinto colocado, pois depois da 35ª rodada só restarão nove pontos em disputa. Até margem de nove pontos pode servir, dependendo dos critérios de desempate.

Se nem tudo der certo...

Bem, sempre é possível que as coisas não ocorram como o esperado. O aproveitamento do Grêmio fora de casa não indica qualquer facilidade no confronto com o Londrina — ganhou apenas dois jogos, empatou nove e perdeu cinco como visitante. Sendo assim, para ainda ter esperança de subir matematicamente contra o Bahia é necessário que o quinto colocado esteja ao menos seis pontos atrás no início da rodada 35. Neste cenário, vencendo o Bahia e contando com resultados paralelos que deixassem a distância em ao menos nove pontos (contando também com critérios de desempate positivos) será possível subir. Mas é uma combinação bem mais difícil.

Se tudo der errado...

Agora, é possível também que tudo dê errado. Sendo assim, o Grêmio pode tropeçar no Paraná e ver a diferença cair, no cenário mais nefasto possível, para somente três pontos, o que inviabilizaria subir no jogo seguinte.

Número provável

As projeções de acesso feitas ao longo da Série B sempre caminharam para uma possibilidade grande de confirmação de acesso com 60 pontos. Neste caso, basta que o Grêmio some mais quatro para encaminhar o regresso para elite.

"O mais importante é que temos tudo nas nossas mãos", disse o presidente Romildo Bolzan Júnior. "Ninguém aqui vai sentar e esperar acontecer. A cobrança tem sido grande e não vai ser numa hora dessas que os jogadores vão se acomodar", garantiu Renato Gaúcho.

Grêmio