Everson brilha, Atlético-MG marca de pênalti no fim e vence Santos na Vila
Santos e Atlético-MG não fizeram uma grande partida, e deixaram para os últimos dez minutos quase toda a animação da noite. Melhor para a torcida atleticana, que saiu feliz com o gol do triunfo marcado aos 47 da etapa final. Com um pênalti para cada lado nos momentos finais da partida, o Galo venceu por 2 a 1, pela 30ª rodada do Brasileirão, mas o grande nome do jogo não foi Hulk, que abriu o placar, ou Nacho Fernández, que fez o gol da vitória, foi o goleiro Everson. O arqueiro atleticano venceu o duelo com Marcos Leonardo.
Tudo bem que o atacante santista fez um gol, de pênalti, mas, em outras três oportunidades, na frente de Everson, Marcos Leonardo parou no goleiro atleticano. Numa espécie de 'lei do ex' às avessas, já que Everson defendeu a meta do Santos na temporada 2019. Resultado muito importante para o Galo, que volta a ficar próximo de conquistar um lugar na próxima edição da Copa Libertadores.
Já o Santos caiu duas posições, foi do 11º lugar para a 13º colocação, sendo que pode perder mais posição até o fim da rodada, caso o São Paulo não seja derrotado pelo América-MG, nesta quinta-feira, no Independência em Belo Horizonte. Com 37 pontos conquistados e pouco futebol, o Peixe caminha para terminar o Brasileirão com uma vaga na próxima Copa Sul-Americana.
Quem foi bem: Everson
O goleiro do Atlético-MG conhece muito bem a Vila Belmiro, afinal de contas já foi goleiro do Santos. Numa espécie de 'lei do ex' às avessas, o arqueiro atleticano foi o grande nome do jogo. A única bola que Everson não conseguiu defender foi o pênalti cobrado por Marcos Leonardo.
LIVE DO SANTOS
Quem foi mal: Luan
O meia do Santos teve uma noite apagada diante do Atlético. Até mesmo no primeiro tempo, quando o Santos foi muito superior ao adversário mineiro, o camisa 20 do Peixe pouco pegou na bola. Apesar da atuação muito abaixo, Luan ficou em campo até os 30 minutos do segundo tempo.
O jogo do Santos: um tempo bom, outro apagado
Não seria nenhum absurdo se o Santos estivesse com ampla vantagem no marcador ao término do primeiro tempo. Poderia ser dois, três ou até quatro gols para equipe da casa, que foi muito superior ao Altético-MG. Mas como Marcos Leonardo não estava com uma boa pontaria, além da excelente atuação de Everson, o Peixe não conseguiu fazer nenhum gol. Já no segundo tempo, o Santos teve mais dificuldade para atacar e viu o adversário jogar melhor.
O jogo do Atlético-MG: valeu pelo resultado
Vencer sempre é bom, especialmente fora de casa. De positivo, além das ótimas defesas de Everson, o Atlético teve apenas o resultado. Apesar do triunfo na Vila Belmiro, o Galo não teve uma grande atuação. O Santos chegou com muita facilidade, especialmente na etapa inicial, enquanto João Paulo terminou o jogo sem fazer nenhuma defesa. Por sorte, a única boa chance caiu nos pés de Hulk, que finalizou com maestria e marcou o gol que garantiu mais três pontos para o Galo.
Marcos Leonardo estava sem pontaria
O atacante Marcos Leonardo não fez gol no Altético-MG, mas não foi por falta de chances. Somente na primeira etapa foram quatro lances na frente de Everson, mas o camisa 9 do Santos não aproveitou nenhuma das oportunidades.
Soteldo machucado
Aos 31 minutos do primeiro tempo, o atacante Soteldo puxou contra-ataque e foi parado por falta de Jemerson, que foi amarelado pelo lance. Mas quem levou a pior foi o camisa 10 do Santos, que se queixou de dores na coxa direito e foi substituído por Lucas Braga.
Falha da defesa e gol de Hulk
O segundo tempo de Santos x Atlético estava pouco movimentando, sem nenhuma grande chance de gol e duas equipes com muita dificuldade para jogar. Foi quando a defesa do Peixe vacilou e a bola ficou limpa para Hulk finalizar. Com muita categoria o camisa 7 do Galo fez o primeiro gol da noite, após passe de Guga.
Alonso retribuiu
Se os defensores do Santos falharam no gol de Hulk, o zagueiro Junior Alonso não deixou por menos. O jogador paraguaio perdeu uma bola para Angelo e ainda derrubou o atacante santista dentro da área. Pênalti que Marcos Leonardo cobrou e marcou.
Nacho decide
Quando o empate em 1 a 1 parecia definitivo para Santos e Atlético, o meia Nacho Fernández conduziu o Galo ao triunfo. O argentino foi derrubado por Nathan dentro da área, pênalti marcado e expulsão do defensor santista. O próprio Nacho bateu e deu números finais ao jogo.
Cronologia
O Atlético abriu o placar com Hulk, aos 26 minutos do segundo tempo. O Santos chegou ao empate aos 42 minutos, com Marcos Leonardo, em cobrança de pênalti. Mas três minutos depois foi a vez de o Galo ter pênalti para cobrar. Nacho foi derrubado por Nathan, que foi expulso. Na confusão pela penalidade marcada no fim da partida, o goleiro João Paulo, do Santos, e o volante Allan, do Atlético, foram amarelados. Nacho cobrou o pênalti aos 47 da etapa final e garantiu a vitória atleticana por 2 a 1.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 2 ATLÉTICO-MG
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e horário: 5 de outubro de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Michael Correia (RJ)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Lucas Braga e João Paulo (SAN); Jemerson, Ademir, Everson e Alan (CAM)
Cartão vermelho: Nathan (SAN)
Gols: Hulk aos 26, Marcos Leonardo aos 42 e Nacho Fernández aos 47 minutos do segundo tempo
SANTOS: João Paulo; Nathan, Luiz Felipe, Eduardo Bauermann (Ed Carlos) e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Luan (Lucas Barbosa) e Carlos Sánchez (Sandri); Ângelo (Bryan Angulo), Soteldo (Lucas Braga) e Marcos Leonardo. Técnico: Orlando Ribeiro.
ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Jemerson, Alonso e Dodô; Allan, Otávio (Réver) e Zaracho (Alan Kardec); Ademir (Nacho Fernández), Pavón (Calebe) e Hulk (Sasha). Técnico: Cuca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.