São Paulo vira sobre o América, afasta crise e ainda sonha com Libertadores
Pressionado pela derrota na final da Sul-Americana e na busca pela vaga na Libertadores 2023, o São Paulo foi até Belo Horizonte precisando vencer o América-MG. Fez dois tempos distintos, com o primeiro abaixo da média e o segundo com boa atuação, e foi recompensado pelo gol no final. Aloísio anotou o gol dos donos da casa, enquanto Calleri e Alisson garantiram o triunfo de 2 a 1 ao Tricolor. Assim, o time comandado por Rogério Ceni se reaproxima do objetivo de garantir uma vaga na próxima edição da principal competição continental.
Com a vitória, a segunda seguida como visitante — feito que não alcançava desde agosto —, o São Paulo chegou aos 40 pontos e ocupa a décima colocação do Brasileirão. Já o América, que é um rival direto por uma vaga na Libertadores, soma dois pontos a mais e está na oitava posição.
O Tricolor volta a campo no domingo (9), quando recebe o Botafogo, no Morumbi, às 16h (de Brasília). Já o América-MG viaja ao Rio de Janeiro, onde enfrenta o Fluminense, também no domingo, às 18h.
O jogo
Live do São Paulo
Os visitantes passaram a apresentar nervosismo além da conta. Sem conseguir criar chances de gol, deram muito espaço para o adversário e ainda ficaram vulneráveis aos contra-ataques do América-MG. Na primeira oportunidade que o São Paulo teve, Luciano fez o corta-luz, recebeu de Rodrigo Nestor e acionou Calleri. O camisa 9 chutou forte, cruzado, para empatar aos 34 minutos.
O São Paulo voltou melhor para a etapa final e, com menos de dez minutos, chegou três vezes com perigo ao gol de Matheus Cavicchioli. Depois disso, o jogo ficou aberto, com chances de gol para ambos os times. O Tricolor achou o gol da vitória aos 45 minutos do segundo tempo, com Alisson, que completou de cabeça longo cruzamento de Welington.
Quem foi bem
Luciano. Decisivo contra o América-MG pela Copa do Brasil, o camisa 11 voltou a fazer bom jogo contra os mineiros. Deu assistência para Calleri empatar e fazia o time ter superioridade quando saía da área para flutuar no meio de campo.
Quem foi mal
Pablo Maia. A função de volante do São Paulo é desgastante pelo tanto que o jogador que a ocupa precisa percorrer para cobrir alas que apoiam, ajudar a defesa e na saída de bola. Nervoso, Maia levou um cartão amarelo bobo ainda no primeiro tempo e pouco contribuiu ofensivamente.
Atuação do São Paulo
Desconcentrado no primeiro tempo, saiu atrás do marcador. Melhorou após empatar o jogo. E voltou ainda mais incisivo na etapa final, mas apresentou dificuldades para criar chances claras de gol.
Atuação América-MG
Em casa, o Coelho optou por dar a bola para o São Paulo e explorar os erros do Tricolor. A estratégia deu resultado logo aos 10 minutos, quando o time abriu o placar. Tentou seguir assim, mas falhou e permitiu o empate.
Cronologia
Aos 10 minutos, Aloísio "Boi Bandido" recebeu livre na entrada da área e chutou. Felipe Alves não conseguiu espalmar e a bola entrou. Calleri empatou a partida aos 34 minutos do primeiro tempo, enquanto Alisson fez de cabeça, aos 45' da etapa final.
FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA-MG 1 x 2 SÃO PAULO
Competição: Campeonato Brasileiro - 30ª rodada
Data e hora: 6 de outubro de 2022 (quinta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Thiago Americano Labes (SC) e Brigida Cirilo Ferreira (Fifa/AL)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Danilo Avelar e Ricardo Silva (AME); Miranda, Pablo Maia, Alisson e Calleri (SPFC)
Gols: Aloísio (AME), aos 10 minutos, e Calleri (SPFC), aos 34' do 1º tempo; Alisson (SPFC), aos 45' do 2º tempo (SPFC)
AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric (Arthur), Éder, Ricardo Silva e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Alê (Benítez) e Juninho; Everaldo, Aloísio (Matheusinho) e Mastriani (Wellington Paulista). Técnico: Vágner Mancini
SÃO PAULO: Felipe Alves; Rafinha, Miranda, Léo e Reinaldo (Welington); Pablo Maia; Igor Vinicius (Alisson), Rodrigo Nestor (Igor Gomes) e Patrick (Marcos Guilherme); Luciano (André Anderson) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
O documentário "És o primeiro" está disponível com exclusividade para assinantes do UOL Play.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.