Auxiliar do Palmeiras relata plano para estreia de Endrick: '1º de muitos'
Sem Abel Ferreira, suspenso, à beira do gramado, coube ao auxiliar João Martins comandar o Palmeiras na goleada sobre o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro. Ele, por sua vez, salientou que a decisão pela estreia do jovem Endrick foi da comissão técnica e afirmou que o atacante foi acionado apenas por conta das características que o jogo passou a apresentar.
O Verdão venceu por 4 a 0 e abriu 12 pontos de vantagem na liderança da competição. A joia alviverde entrou quando o placar indicava 3 a 0 para os donos da casa.
"O Endrick, como qualquer jogador da idade, vai errar e vai acertar muito. No início, não estava com a parte contratual bem definida. A partir do momento que isso ficou resolvido, juntou-se a bons jogadores do sub-20, com Naves, Vanderlan, Giovani, e começou a treinar conosco. Tem muita qualidade, se esforça, faz o trabalho, mas o grupo tem 24 mais esses jogadores [em transição do sub-20]. Trabalhou muito pela oportunidade dele. Antes do jogo começar, temos planos definidos. Se o time estiver ganhando, se estiver perdendo, se for preciso defender mais um pouco, se estivermos com menos um, que foi o caso do último jogo [contra o Botafogo]. Nestes planos, o Endrick está dentro ou não. O jogo tem uma história e vai nos mostrando essa história. Nós não conseguimos adivinhar essa questão se o Endrick vai estrear nesse jogo. Apareceu uma oportunidade e ele estava preparado, tem trabalhado para isso. A história dele vai se definir. Hoje foi o primeiro de muitos e espero que tenha muito sucesso", disse.
"Não fui eu, foi a comissão técnica. No dia do jogo, ou na véspera, fazemos o planos de jogo. Temos centroavantes com várias características, hoje sentimos que o jogo estava propício às características do Endrick. Não foi porque o jogo já estava resolvido, porque em outros jogos o plano de jogo, caso estivesse precisando, era o Endrick que entrava, mas a história do jogo não definiu isso. E hoje a história do jogo definiu. O jogo estava a 3 a 0, como estava o jogo, comportamento do adversário, comportamento da nossa equipe, que era o momento do Endrick entrar. Não porque tinha de entrar", completou, em outro momento.
Com a vantagem na liderança, o Palmeiras caminha para conquistar o Brasileiro. João Martins, porém, revelou que comissão técnica e elenco adotaram uma frase de Abel Ferreira como lema para o restante da temporada:
"[O objetivo é] Ganhar o próximo jogo. A partir de um momento que nos custou muito, que foi a eliminação para o Atletico-PR, entre nós, comissão técnica e elenco, definimos 13 finais, e olhamos uma de cada vez. Essa já foi, estamos pensando na de segunda-feira. O Abel tem usado uma frase muito boa que é 'Fazer igual, mas melhor', que é ver o que fizemos bem, o que temos de melhorar e colocar no jogo de segunda-feira. Levar o jogo de segunda-feira como mais uma final. Não faltam oito [jogo], falta o da próxima segunda e assim temos feito. Os jogadores têm trabalhado muito para levar cada jogo como final".
Veja outras respostas
Campeonato Brasileiro
"O Campeonato Brasileiro, na temporada passada, o Atlético-MG mereceu vencer. Foi consistente, trabalhador, rigoroso e estiveram de parabéns. Olhamos para eles e pensamos: 'Também queremos'. Temos de ser mais fortes, refletir, olhar para nós e.. Abel fala que no início da temporada tivemos uma conversa com os jogadores, porque nós, enquanto comissão técnica, nunca fomos campeões. Olhamos para quem tinha experiência no clube e perguntamos o que era preciso. Tiramos coisas muito positivas e focamos muito nisso. Não só nisso, mas muitas vezes esse campeonato é tão competitivo, exigente, difícil que há momentos que abala a confiança, qualidade.
Um dos jogadores disse que temos de ser fortíssimos nos jogos em casa e ganhar o máximo de pontos fora. Se não pudermos ganhar, não perdermos, e sermos a melhor defesa. Focamos nisso. Sabemos que, no passado, a nossa equipe faz gols. Tinha de melhorar muito em não sofrer gols. Somos muito rigoroso no processo defensivo, mas tem de ser. E eles percebem. Foi isso que nos deu essa consistência neste campeonato tão difícil, que ganha o mais consistente. Foi isso que nos fez chegar até aqui. Ainda não acabou. faltam oito jogos, vamos continuar rigorosos e exigentes"
100 vitórias da comissão técnica
"A única coisa que fazemos é trabalhar todos os dias e dar o nosso melhor. Sabemos que quando deixamos de ganhar nos acontecerá o mesmo. Estamos há dois anos e é sinal de sucesso, um trabalho bem visto pelo clube e fizemos cem vitórias. Não sabia que eram tantas, é continuar a trabalhar e não nos iludirmos com essas conquistas. É pensar no próximo jogo e continuar a trabalhar, dar o nosso melhor a cada semana e nos prepararmos no nosso limite. Parabenizar todo o elenco, Scarpa e Gómez que treinaram bola parada com 34ºC hoje, às 11h, no CT, com jogo às 19h. É com trabalho, dar os parabéns por isso"
Jogo contra o Coritiba
"Contra essas equipes, em casa, temos que ser fortes nas transições defensivas. Primeiramente, temos de nos preocupar em fazer gols, mas depois que perder a bola não podemos levar nenhum susto. Esses sustos trazem ansiedade e desconfiança. Tínhamos de ser fortes ao perder a bola, fazer falta se fosse preciso, recuperar a bola rapidamente. Não podíamos perder bolas em zona de perigo, não podíamos perder a bola dando passe lateral. Isso nos fez ter mais posse no início do jogo e não perder essas bolas para os meia-atacantes do Coritiba. Sabíamos que ao perder a bola tomaríamos transições ofensivas em perigo"
Atuesta x Gabriel Menino
"Não falando pelo Abel, mas deve ter sido uma decisão difícil de tomar porque são jogadores de muita qualidade. O Gabriel foi suspenso por protestar em um jogo aqui em casa, o que deixou fora contra o Atlético. quando isso acontece, alguém tem de jogar no lugar. Deu oportunidade ao Atuesta. O Atuesta jogou muito bem esse jogo. Mostrou que merecia essa oportunidade. São jogadores com características diferentes. O Gabriel com mais posse de bola, jogo curto, mas atlético. Atuesta mais movimentos profundos, ocupa mais campo, corre um pouco mais, mas os dois tem muita qualidade"
Mayke
"É simples, um jogador de muita qualidade. E quando está de mente aberta para fazer o que o treinador pede mesmo que seja em outras funções e dar o seu melhor, ele não é obrigado a dar o seu melhor. Temos visto nesses jogos que é um jogador de grande qualidade. Nós só pedimos para imaginar que esteja jogando de lateral, mas em vez de marcar o seu ponta é ir para cima do adversário, ir para a área fazer gols e é isso que ele está fazendo"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.