Topo

Campo fala: Quem ficou mais perto ou mais longe a 44 dias da Copa do Qatar

Gabriel Jesus em ação com a camisa do Arsenal diante do Bodo/Glimt - Matthew Childs/Reuters
Gabriel Jesus em ação com a camisa do Arsenal diante do Bodo/Glimt Imagem: Matthew Childs/Reuters

Do UOL, em Santos (SP)

07/10/2022 04h00

Classificação e Jogos

O técnico Tite já tem na cabeça boa parte dos jogadores que irão disputar a Copa do Mundo do Qatar 2022, que começa em 20 de novembro. Porém, algumas vagas na seleção brasileira ainda não têm dono e serão definidas, segundo o próprio treinador, pelo desempenho dos atletas em seus clubes. O UOL Esporte conta semanalmente como esses candidatos atuaram na rodada.

Tite costuma dizer que "o campo fala" quando é perguntado sobre dúvidas entre um atleta ou outro em suas convocações. A lista final do treinador terá 26 nomes, dos quais ao menos 18 já estão praticamente carimbados no Mundial.

As oito vagas sobressalentes devem se dividir entre: uma ou duas na zaga, uma na lateral direita, uma na lateral esquerda, uma no meio-campo e três ou quarto no ataque. O UOL Esporte lista quem saiu na frente nesta semana de jogos.

Foram bem: Gabriel Jesus, Martinelli e Matheus Cunha

Gabriel Jesus - Matthew Childs/Reuters - Matthew Childs/Reuters
Imagem: Matthew Childs/Reuters

Três dos candidatos ao ataque fizeram boas partidas. Martinelli foi titular e criou a jogada do primeiro gol do Arsenal contra o Bodo/Glimt (NOR) na Liga Europa. Ele arrancou do meio-campo, da esquerda para o meio e permitiu o avanço de Tierney, para quem deu passe açucarado. O chute do escocês foi na trave e Nketiah completou para as redes.

Gabriel Jesus, seu companheiro de Arsenal, foi poupado e começou no banco. Ele entrou aos 13 do segundo tempo atuando na vaga de Martinelli até a saída do autor do primeiro gol - quando voltou ao posto de centroavante onde vem brilhando na temporada. Foi dele a belíssima jogada do terceiro tento do Arsenal, quando recebeu lateral na linha de fundo, invadiu a área, entortou dois marcadores e serviu Fábio Vieira no centro da área.

Já Matheus Cunha começou no banco na partida entre Atlético de Madri e Club Brugge (BEL) na Liga dos Campeões, mas incendiou a partida assim que entrou no lugar de Morata aos 20 do segundo tempo. Se movimentou bastante na frente e apareceu para tabelas principalmente com Angel Correa. O brasileiro sofreu o pênalti que acabou desperdiçado por Griezmann na derrota dos espanhóis.

Medianos: Gabriel Magalhães, Alex Telles, Emerson Royal, Gerson, Everton Ribeiro, Firmino e Richarlison

Gabriel Magalhães pouco foi exigido contra o modesto Bodo/Glimt.

Alex Telles viu o Sevilla sofrer a pesada derrota por 4 a 1 para o Borussia Dortmund (ALE), dentro de casa, na Liga dos Campeões, mas passou ileso. Nenhum dos quatro tentos foi criado em seu setor e o brasileiro ainda deu uma assistência para o único gol espanhol.

Emerson Royal e Richarlison começaram bem a partida do Tottenham contra o Frankfurt (ALE) na Liga dos Campeões, mas caíram no segundo tempo. Os dois formaram o lado direito de ataque dos ingleses e chegaram a combinar em algumas jogadas, com boas tabelas incluindo Son e Kane. Richarlison chegou a ter chance de finalizar dentro da área, mas acabou furando.

Gerson entrou nos 15 minutos finais da vitória do Olympique de Marselha (FRA) diante do Spoting (POR) na Liga dos Campeões. Quando o brasileiro entrou em campo o duelo já estava resolvido com o placar de 3 a 1 e em ritmo mais lento.

Firmino viveu a mesma situação de Gerson. Entrou na partida com o Liverpool já vencendo por 2 a 0 e só jogou os 20 minutos finais. Fez o suficiente para manter a boa atuação dos ingleses, mas não se destacou.

Everton Ribeiro procurou as tabelas, jogadas em profundidade e ainda apareceu para finalizações, sendo o principal jogador do Flamengo contra o Internacional, mas os cariocas não conseguiram sair do zero contra o Internacional pelo Brasileirão.

Não foram bem: Bremer, Ibañez, David Neres e Pedro

Bremer foi titular ao longo de todo o jogo na vitória da Juventus por 3 a 1. Atuando pelo lado direito, teve parceiros diferentes na zaga, primeiro Danilo e depois Bonucci. O gol do Maccabi Haifa (ISR) saiu após um passe em profundidade nas costas dele. O ataque do time israelense não funcionou tanto assim. Mas conseguiu o gol porque o defensor brasileiro perdeu na corrida para Dean David, após um passe em profundidade.

David Neres atuou pela direita na partida entre Benfica e PSG, mas não teve grande atuação. Perdeu a melhor chance do jogo aos 20 minutos, quando a partida ainda estava 0 a 0 — ele saiu na cara do gol e parou em Donnarumma. Tentou outras jogadas, mas acabou desarmado antes da ação final. No momento defensivo, pouco mordeu - algo que Tite gosta em seus atacantes.

Pedro não chegou a ir mal pelo Flamengo, mas perdeu oportunidades que não está acostumado ao encontrar Keiller, goleiro do Internacional, inspirado.

Nem atuaram: Lucas Veríssimo e Arthur

O zagueiro do Benfica voltou a treinar com os companheiros, mas ainda procura a melhor forma física e corre por uma chance de estar na Copa. Ele é o preferido de Tite para a vaga.

Já o volante do Liverpool vem atuando mais pelo time sub-23 do que pelo principal e mesmo naquela competição não vem se destacando.

Quem são os 18 hoje garantidos

O UOL Esporte considera, hoje, praticamente garantidos na lista final de Tite os goleiros Alisson, Ederson e Weverton, o lateral direito Danilo, o lateral esquerdo Alex Sandro, os zagueiros Marquinhos, Thiago Silva e Éder Militão, os volantes Casemiro, Fabinho, Fred e Bruno Guimarães, o meia Lucas Paquetá e os atacantes Neymar, Vinicius Jr, Raphinha, Rodrygo e Antony.

Quem são os principais candidatos para as últimas vagas

Nas oito vagas restantes, alguns nomes que fizeram parte do ciclo da Copa do Qatar 2022 ainda brigam por vaga. São eles:

Zagueiros: Lucas Veríssimo, Ibañez, Bremer e Gabriel Magalhães
Laterais: Alex Telles, Renan Lodi, Daniel Alves e Emerson Royal
Volantes: Danilo, Douglas Luiz, Arthur e Gerson
Meias: Philippe Coutinho e Everton Ribeiro
Atacantes: Richarlison, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Firmino, David Neres e Pedro