Ficou no quase... Veja quem é o maior vice do Brasileiro de pontos corridos
Só os torcedores mais otimistas de Internacional, Fluminense, Corinthians ou Flamengo, que disputam as primeiras posições do Brasileirão, têm alguma esperança de tirar a taça do Palmeiras. Brigar pelo primeiro lugar é tarefa praticamente impossível nos oito jogos que restam até o fim do campeonato. Mas se engana quem pensa que não há nada pelo que lutar. Mesmo que 'prêmio de consolação', o segundo lugar vale boa quantia em dinheiro, vaga direta na Libertadores e pode colocar um dos postulantes como maior vice-campeão da era dos pontos corridos.
O modelo atual do Brasileirão passou a ser adotado em 2003. Nas primeiras edições, o número de times era maior, porém o sistema de todos contra todos em turno e returno orquestrou a disputa ininterruptamente desde então. A edição deste ano é a 20ª sob este sistema.
O maior campeão é o Corinthians, que levou as taças de 2005, 2011, 2015 e 2017. Flamengo, São Paulo e Cruzeiro venceram três vezes. O Palmeiras, confirmando o título, iguala com três.
Já o Internacional pode se isolar como maior vice-campeão do Brasileirão de pontos corridos se ficar em segundo neste ano. O time hoje treinado por Mano Menezes não conquista o torneio desde 1979, mas foi segundo colocado em quatro edições desde 2003. Os vices da equipe gaúcha vieram em 2005, 2006, 2009 e 2020.
Atualmente, o Santos está empatado com o Colorado no posto de maior vice dos pontos corridos. O Peixe ficou logo atrás do campeão em 2003, 2007, 2016 e 2019. Além de ter erguido a taça em 2004.
Neste campeonato, porém, o alvinegro do litoral paulista está bem distante da briga. O atual segundo colocado é o Inter, com 54 pontos. O Fluminense é o terceiro, com 51, mesma pontuação do Corinthians, que está em quarto. O quinto é o Flamengo, com 49 pontos, e em sexto aparece o Athletico-PR, com 48.
O que vale ser vice?
As premiações por posicionamento do Brasileirão 2022 ainda não vieram a público. Mas a variação em relação à edição passada do certame não deve ser muito grande. Em 2021, o segundo colocado, Flamengo, levou para casa R$ 31,3 milhões.
Além disso, o vice-campeão tem garantida a vaga direta na fase de grupos da Libertadores da temporada 2023. A principal competição do continente sempre gera receitas interessantes e dá ao clube a chance de disputar um título importante, que leva ao Mundial de Clubes.
Pode ser que para a torcida o 'segundo seja o primeiro dos últimos', mas numa condição como a atual, em que o primeiro está distante, não apresenta grande queda e o torneio já está no fim, vale a briga por uma premiação melhor e quem sabe até uma pequena marca histórica.
Ranking de vices dos pontos corridos:
Inter e Santos - 4 vezes
Grêmio, Flamengo e Atlético-MG - 2 vezes
Cruzeiro, Athletico-PR, São Paulo, Vasco e Palmeiras - 1 vez
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.