Topo

Corinthians

Corinthians prega cautela sobre Yuri Alberto: 'Valores são muito altos'

Yuri Alberto é apresentado à torcida do Corinthians ao lado do presidente Duilio Monteiro Alves (dir.) e do diretor Roberto de Andrade (esq.) - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Yuri Alberto é apresentado à torcida do Corinthians ao lado do presidente Duilio Monteiro Alves (dir.) e do diretor Roberto de Andrade (esq.) Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/10/2022 04h00

O presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, reafirmou o interesse em comprar Yuri Alberto em definitivo, mas de forma menos incisiva e mais cautelosa.

Com a fase goleadora em dia — marcou nos últimos três jogos — e em alta com a Fiel, o centroavante está emprestado pelo Zenit, da Rússia, até o fim de junho de 2023. O atual contrato, porém, não prevê valor fixado para compra, o que exigirá do Timão uma negociação com os russos futuramente. Para tirá-lo do Inter, no início deste ano, os europeus pagaram 25 milhões de euros (cerca de R$ 127,8 milhões, na cotação atual).

Os altos valores, o tempo restante do vínculo e a proximidade das finais da Copa do Brasil contra o Flamengo, marcadas para 12 e 19 de outubro, fazem com que Duilio deixe as conversas pela permanência de Yuri Alberto no futuro em "stand-by".

"Entendemos a ansiedade da torcida, a necessidade de alguma posição, que é normal no futebol, mas cada coisa na sua hora. O Yuri chegou há uns três meses. Lógico que interessa manter um jogador desse, mas não é o momento de pensarmos nisso agora", afirmou o presidente do Corinthians, após o evento de lançamento do novo uniforme 3, ontem (6).

"Vamos ver mais para frente. Dependem de muitas coisas a aquisição dele, os valores são muito altos. Temos vontade, mas vamos aguardar o momento certo. O contrato dele vai até o meio do ano que vem, o país lá [Rússia] vive em guerra ainda, infelizmente, então muita coisa pode acontecer. Não vamos antecipar etapas, mas é um desejo que ele continue", continuou Duilio.

Por causa da final, o dirigente congelou as negociações do Corinthians e alega que tudo só começará a ser resolvido após o dia 19 de outubro, data do jogo de volta da decisão, no Maracanã. Uma eventual conversa com o Zenit para a compra de Yuri Alberto, portanto, não está nas prioridades do Timão neste momento, já que restam cerca de nove meses até o fim do empréstimo. O foco do Corinthians após a definição da Copa do Brasil será tentar convencer o técnico Vítor Pereira permanecer em 2023 — o contrato do treinador é válido até o fim da temporada.

O que Yuri Alberto pensa?

Cada vez mais adaptado ao Corinthians e identificado com a Fiel, Yuri Alberto já admitiu publicamente que tem o desejo de permanecer em definitivo no clube.

"Fico feliz pelo momento que estou vivendo no Corinthians, espero poder viver ainda mais coisas maravilhosas por aqui. É recíproco esse carinho com a Fiel. Estou dando meu máximo, muito feliz no Corinthians, muito identificado com o clube. Se pintar uma proposta do Duilião a gente fica. Se Deus quiser, vai dar tudo certo", afirmou o camisa 9 recentemente.

Yuri Alberto chegou ao Corinthians no fim de junho e pouco mais de três meses depois já é o vice-artilheiro do clube na temporada, com 8 gols marcados. O líder no quesito é Róger Guedes, que balançou as redes 13 vezes.

Corinthians