Haaland, Messi, CR7 ou Ronaldo: quem era melhor aos 22 anos? Compare
Erling Haaland tem números impressionantes na carreira e o início da trajetória no Manchester City mostra que o norueguês pode ser um dos maiores goleadores da história do futebol.
Ele empilha recordes: por exemplo, Haaland anotou três hat-tricks — três gols na mesma partida — em oito partidas no Campeonato Inglês. O recorde até então era de MIchael Owen, que precisou de 48 jogos para conseguir três "tripletes". O poder de definição do centroavante rendeu comparações: aos 22 anos, ele tem números melhores do que Messi, Cristiano Ronaldo e companhia?
No Brasil, o paralelo passou a ser feito com Ronaldo Fenômeno. O atacante brasileiro também teve um início avassalador, com atuações especiais pelo Cruzeiro. Ainda jovem, o camisa 9 do penta (2002) da seleção brasileira foi para a Copa do Mundo de 1994 (tetra) e rapidamente chegou à Europa.
Considerado um dos maiores atacantes de todos os tempos, Ronaldo teve números espetaculares na carreira, mesmo com uma lesão que quase o tirou precocemente do futebol. De acordo com o site "Ogol", o Fenômeno tem 414 gols em 616 partidas oficiais, entre clubes e seleção.
A seguir, veja uma comparação entre o início de Erling Haaland e Ronaldo Fenômeno. Para a comparação ser justa, o UOL leva em consideração os números do brasileiro até completar 23 anos. O norueguês do City atingirá 23 primaveras em 21 de julho de 2023.
Ronaldo tinha Copa e mais gols (por enquanto)
Ronaldo subiu ao profissional em 25 de maio de 1993, ainda com 16 anos. As exibições impressionantes com o Cruzeiro o fizeram chegar à seleção brasileira e ir para o Mundial de 1994, em que a seleção foi tetra. Como era muito jovem, R9 não teve participação em campo na conquista.
Por clubes, Ronaldo brilhava e tinha um número absurdo de gols. Contabilizando todos os tentos (clubes e seleção), o Fenômeno tinha 230 gols quando atingiu 23 anos.
O número de bolas na rede de Haaland é menor: 175 gols. Mas o europeu tem melhor média e ainda pode alcançar o brasileiro (veja o comparativo abaixo).
É bom pontuar: como o norueguês só atingirá 23 anos em julho do ano que vem, ele tem todo o restante da temporada para colocar mais 55 bolas na rede e igualar o Fenômeno.
Ronaldo
- 288 jogos (228 por clubes, 60 pela seleção)
- 230 gols (194 por clubes, 36 pela seleção)
- Média de 0.79 gol por jogo
Haaland
- 201 jogos (178 por clubes, 23 pela Noruega)
- 175 gols (154 por clubes, 21 pela Noruega)
- Média de 0.87 gol por jogo
Messi e CR7 ficam para trás
Lionel Messi e Cristiano Ronaldo reinaram no futebol nas últimas décadas. A dupla dominou recordes e quase sempre esteve no protagonismo dos principais campeonatos do mundo.
Ainda como ponta, no entanto, CR7 não tinha um perfil goleador no início da carreira. Isso influenciava nos gols: ele atingiu a marca de 50 tentos pouco antes de completar 22 anos.
Messi, que é ponta e participa do jogo em outras fases além de mandar a bola para a rede, tinha 44 gols pelo Barcelona aos 22 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.