Topo

Palmeiras

Quem é o jogador superado por Endrick como mais novo a jogar pelo Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

07/10/2022 04h00

Endrick se tornou ontem (6) o jogador mais jovem a atuar pelo time principal do Palmeiras, com 16 anos, 2 meses e 16 dias. Ele superou outro atacante: Vinícius Santos Silva, que, em 2010, fez sua estreia contra o Rio Branco de Americana pelo Campeonato Paulista. À época, ele tinha 16 anos, 7 meses e 21 dias.

As atenções hoje estão voltadas a Endrick, mas Vinícius viveu situação parecida. Subiu ao profissional muito cedo e surgiu como esperança de gols. Há uma diferença grande, porém, no contexto do clube: atual bicampeão da Libertadores, o Alviverde ampliou para 12 pontos a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro e está próximo de confirmar mais um título nacional.

Hoje com 29 anos, Vinícius subiu ao profissional em um momento conturbado do Palmeiras, que tinha acabado de sucumbir na disputa do Brasileirão de 2009. O clube deixou a liderança escapar na reta final, nem sequer se classificando para a Libertadores (terminou na quinta colocação).

Hoje considerado um dos melhores elencos do país, o time de Abel Ferreira não aparenta estar em declínio. Pelo contrário.

Contexto à parte, Vinícius nunca se firmou com a camisa palmeirense. Segundo o site "Ogol", ele fez 100 jogos com a camisa do Verdão, com apenas oito gols marcados. A maior sequência em campo foi na disputa da Série B em 2013. Naquele ano, balançou a rede seis vezes em 46 partidas disputadas.

"Foi mérito meu [subir tão precocemente], mas às vezes poderia ter sido melhor ter ficado um pouco mais na base, aprendido mais coisas, ou não, ninguém sabe. Mas sou muito feliz, agradecido por todos que me ajudaram no Palmeiras. (...) Poderia ter dado mais certo, tive propostas da Udinese-ITA, mas são coisas que ficam no passado. Outras coisas me deixaram chateado, mas passou", afirmou Vinícius, em entrevista ao "ge", em 2020. À época, ele defendia o Náutico.

O atacante teve vínculo contratual com o Palmeiras até dezembro de 2017. Depois da disputa da Série B em 2013, ele rodou por Vitória, Capivariano, Ceará e Coritiba por empréstimo. Em seguida, assinou com o Adanaspor, da Turquia.

No início de 2017, quando foi emprestado ao clube turco, ele conversou com o "Torcedores.com" e novamente falou sobre a passagem pelo Verdão.

"É bem complicado citar fatores [para não dar certo]. Creio que tudo tem o seu momento e não sabemos o futuro. O Palmeiras, quando subi, estava num processo de reformulação em vários aspectos. Hoje, o clube está em rumo positivo, bem consolidado. Torço para que o Palmeiras possa ter mais conquistas e, claro, será um prazer um dia voltar a vestir essa camisa", disse na oportunidade.

Atualmente, Vinícius está no Goiás e vive uma fase como garçom. Até o momento, são 12 assistências e quatro gols em 36 partidas pela temporada 2022.

Palmeiras