Topo

ANÁLISE

Rocha: Dorival será o técnico da seleção se ganhar Liberta e Copa do Brasil

Do UOL, em São Paulo

07/10/2022 12h17

A seleção brasileira se aproxima da Copa do Mundo e, ao mesmo tempo, da despedida do técnico Tite, que poderá ter mais um treinador brasileiro no comando e este seria Dorival Júnior caso o Flamengo conquiste a Copa do Brasil e a Libertadores, de acordo com informação dada pelo jornalista André Rocha, colunista do UOL.

No Posse de Bola, ao lado de Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi e Juca Kfouri, Rocha afirma que a CBF pode aproveitar a popularidade do Flamengo e a empolgação com os títulos para definir em favor do atual treinador rubro-negro em vez de buscar um estrangeiro.

"A informação que eu tenho é que se o Flamengo ganhar Copa do Brasil e Libertadores, o treinador da seleção será Dorival Júnior. Flamengo, populismo, CBF, Rio de Janeiro, é isso. Se o Flamengo vencer Copa do Brasil e Libertadores, tiver aquele final de ano midiático perfeito, oba oba, o treinador da seleção será o Dorival Júnior".

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, não descartou em declarações recentes que a seleção brasileira também possa ter pela primeira vez um técnico estrangeiro no comando a partir de 2023.

Veja o que mais rolou de interessante na opinião dos colunistas do UOL:

Rocha: Time do Flamengo não está preparado para o desconforto

Mesmo criticado pelas atuações nas últimas partidas, o lateral direito Rodinei segue titular do Flamengo e André Rocha afirma que esta situação permanecerá devido à forma como o elenco exerce sua influência dentro do clube para seguir em uma zona de conforto, apontando que para Corinthians e Athletico-PR nas finais da Copa do Brasil e da Libertadores, a receita é tornar os jogos desconfortáveis ao time de Dorival Júnior.

"O Rodinei é um problema, mas a questão toda é que esse time do Flamengo não está preparado para o desconforto. Se Corinthians e Athletico puxarem o Flamengo pro mundo do Fla-Flu, aquele jogo em que o Fluminense joga que nem o Boca do Riquelme e outros times lendários da Argentina, com a bola joga, sem a bola marca duro e com a bola parada pressão mental, toda disputa tem aquela raspada na canela. Esse time do Flamengo não está pronto para o desconforto, lá dentro do clube eles vivem dentro da zona de conforto, lá eles fazem o que querem". afirma.

André Rocha: Ninguém corre pelo Rogério Ceni, essa é a realidade

O técnico Rogério Ceni é idolatrado pelo torcedor do São Paulo devido à carreira que ele teve como jogador, o que o respalda treinando o time e garante moral com os torcedores mesmo nas derrotas, com os jogadores virando alvo. Para André Rocha, o treinador é incoerente ao querer assinar o trabalho, mas não chamar para si a culpa nos momentos complicados como o da derrota para o Independiente Del Valle, o que faz com que os jogadores não corram a mais por ele.

"A carreira dele tem uma grande incoerência, que é: ele tem uma necessidade imensa de colocar assinatura no trabalho dele e ao mesmo tempo não assume a assinatura que ele dá, quem assina tem que assumir a responsabilidade, é assim na vida. Ele vive essa situação e tem que resolver isso. O Rogério sempre dá um jeito de se isentar, de se colocar acima, de pairar acima do São Paulo como grande ídolo, eu acho essa postura dele é horrível, ninguém corre pelo Rogério Ceni, essa é a realidade".

Arnaldo: Crise do São Paulo é de comando e passa pelo Rogério Ceni

O São Paulo agora lida com a torcida fazendo críticas aos jogadores depois da derrota na decisão da Sul-Americana, com o técnico Rogério Ceni poupado. Mas Arnaldo Ribeiro afirma que a crise vivida pelo clube passa pelo comando, incluindo Rogério Ceni, que acaba aumentando a carga sobre os jogadores ao não assumir sua parcela.

"Poucas vezes é tão simples definir uma crise como essa, é uma crise de comando, porque ela passa por uma diretoria que ganhou a pecha, com justiça, de caloteira, uma diretoria que conseguiu a tentativa da reeleição e não paga seus jogadores em dia, não paga atrasados e a crise do comando passa sim pela comissão técnica, pelo Rogério. Por mais que esteja na cara que ele sente derrotas e insucessos como torcedor do São Paulo, e aí ele acaba se aproximando pela história toda do sentimento do torcedor do São Paulo, ao não assumir responsabilidades por fracassos, ele deixa respingar também tudo nos jogadores".

André Rocha: São Paulo precisa torcer pela desgraça do Flamengo

A vitória sobre o América-MG ajudou o São Paulo a saltar para a décima colocação no Campeonato Brasileiro, a dois pontos do próprio clube mineiro, que ocupa o oitavo lugar, mas com o jogo atrasado contra o Coritiba podendo ajudar o time tricolor. Para André Rocha, a situação em relação à disputa por uma vaga no G8 passa também pela necessidade de uma queda do Flamengo.

"Esses times têm que jogar e torcer pela desgraça do Flamengo. De todos os times que estão no G8, o único que pode sair desse G8 se tudo der muito errado é o Flamengo porque agora é peça vital nessa disputa pela Libertadores. O Flamengo a partir de agora vai abandonar o Campeonato Brasileiro, vai jogar só reserva até o dia 19, depois é só Libertadores. Quando acabar tudo, se o time tiver perdido os dois títulos, vai olhar para a tabela e estará encalacrado muito provavelmente e sem moral nenhuma, e sem força nenhuma para buscar uma reação. Aí pode ficar fora desse G8 e abrir uma vaga a mais para alguém".

O Posse de Bola vai ao ar duas vezes por semana, com a análise dos destaques da rodada do futebol

Quando: Toda segunda e sexta-feira, às 9h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL. Você também pode conferir nas plataformas de podcasts. Spotify, Apple Podcasts, e Amazon Music. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Veja a íntegra do programa: