Topo

Corinthians

Como esquecer Fla? Corinthians recebe Athletico em último teste para final

Róger Guedes, do Corinthians, comemora gol contra o Athletico-PR pelo Brasileirão - HEULER ANDREY/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Róger Guedes, do Corinthians, comemora gol contra o Athletico-PR pelo Brasileirão Imagem: HEULER ANDREY/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/10/2022 04h00

O Corinthians recebe o Athletico-PR, às 21h de hoje (8), na Neo Química Arena, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será o último teste do Timão antes do primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Flamengo, marcado para quarta (12), também em Itaquera.

Apesar da prioridade absoluta do Corinthians ser a decisão contra o Fla, o jogo do Brasileirão é uma espécie de confronto direto pela parte de cima da tabela. Em quarto colocado, com 51 pontos, o Timão tem pela frente o sexto, com 48 pontos.

O técnico Vítor Pereira sabe da importância do duelo contra o Furacão e descarta fazer mudanças radicais na equipe visando a final. Nas últimas partidas, o português adotou um novo método para gerir os atletas, com substituições "precoce" dos principais jogadores. Nesse sentido, por exemplo, o trio formado por Renato Augusto, Yuri Alberto e Róger Guedes foi titular nos três últimos jogos, as vitórias contra Atlético-GO e Cuiabá e o empate amargo contra o Juventude.

"Também não podemos mudar radicalmente, mas já sentimos que não é possível [poupar todo mundo] porque perdemos ligações e não conseguimos dar resposta. Já testamos dessa forma, e não resultou. Jogando A, B, C ou D temos de ser uma equipe mais consistente e competitiva", projetou VP.

Mas dá para "esquecer" o Flamengo e pensar na final só depois do duelo contra o Athletico-PR? Líderes do elenco do Timão respondem:

"Desde a semifinal, não consigo esquecer o Flamengo. Mas temos que lidar com isso. Sabemos a importância de nos mantermos no topo do Brasileiro, até como preparação para esse jogo, mas sabemos que os mais importantes são as duas próximas quartas-feiras", afirmou Fábio Santos, que provavelmente será poupado diante do Furacão.

"Por experiência, resultados positivos aumentam a confiança. Fazer um grande jogo no sábado é fundamental. Também para se manter no G4. Vamos estar focados para fazer uma grande partida em casa, com a nossa torcida, e depois pensar nas finais da Copa do Brasil", declarou Cássio.

Até quem não entra em campo, mas vive o dia a dia do clube, não esconde a ansiedade para a decisão contra o Flamengo chegar logo.

"Sendo sincero, estou pensando na quarta-feira há um mês já. Desde que fui eleito, desde que sou corintiano, penso em uma final. Estamos nela, então temos que ter muito foco. Mas não podemos esquecer o Brasileiro. Não conseguimos a vitória [contra o Juventude], mas ficamos na quarta colocação, que é importante para o clube, parte financeira, classificação para a Libertadores. É difícil, mas temos que saber separar", opinou o presidente Duilio Monteiro Alves.

Para o jogo contra o Athletico-PR, Vítor Pereira terá o retorno de Fausto Vera, que cumpriu suspensão em Caxias do Sul, mas não contará com Gil, fora pelo terceiro cartão amarelo. Maycon, Rafael Ramos e Júnior Moraes já voltaram a treinar com o restante do elenco no CT Joaquim Grava e podem ser novidades na lista de relacionados.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS x ATHLETICO-PR

Competição: Campeonato Brasileiro, 31ª rodada
Data e horário: 8 de outubro de 2022 (sábado), às 21h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Rafael da Silva Alves (FIFA/RS)
VAR: Rafael Traci (SC)

CORINTHIANS: Cássio; Rafael Ramos, Bruno Méndez, Raul Gustavo e Lucas Piton; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto (Giuliano); Adson, Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira

ATHLETICO-PR: Bento; Orejuela, Pedro Henrique (Matheus Felipe), Nico e Abner; Erick, Fernandinho e Terans; Canobbio, Pablo e Vitinho. Técnico: Felipão

Corinthians