Topo

Focado nas Copas, Flamengo reencontra carrasco Deyverson com time reserva

Deyverson deixa Andreas Pereira para trás e avança para marcar o gol do título do Palmeiras sobre o Flamengo na Libertadores 2021 - PABLO PORCIUNCULA / AFP
Deyverson deixa Andreas Pereira para trás e avança para marcar o gol do título do Palmeiras sobre o Flamengo na Libertadores 2021 Imagem: PABLO PORCIUNCULA / AFP

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/10/2022 04h00

Há pouco mais de dez meses, Deyverson marcava, na prorrogação, o gol que daria o título da Libertadores de 2021 para o Palmeiras na final contra o Flamengo. Hoje (8), às 19h, na Arena Pantanal, o Rubro-Negro reencontra seu grande algoz, que atualmente defende as cores do Cuiabá.

Tanto o clube como o jogador não passaram por bons momentos na sequência da final continental. No entanto, o duelo, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, acontece em momento de alta para ambos: enquanto o Fla está nas finais da Copa do Brasil e, novamente, da Libertadores, o centroavante fez três gols nos últimos seis jogos e se consolidou como titular do Dourado.

Mesmo com o status de herói pela conquista continental, Deyverson participou de apenas seis jogos com o Palmeiras no Paulistão. Contra o Red Bull Bragantino, em 20 de março, entrou em campo aos 21 minutos do segundo tempo, marcou o gol de empate, aos 36 minutos, provocou o rival na comemoração e, dois minutos depois, fez falta e foi expulso por reclamação. A situação, conhecida como 'pacote Deyverson', acabou decretando sua saída do clube.

Descartado pelo Alviverde, o jogador passou a treinar separado até o final de seu vínculo, em 30 de junho. Contratado pelo Cuiabá em agosto, fez sua estreia no dia 13, na vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, pela 22ª rodada. Em seu quarto jogo, desencantou no empate por 1 a 1 diante do São Paulo e, desde então, confirmou a titularidade mantendo uma média de 0,5 gol por jogo.

A ressaca do vice-campeonato da Libertadores abalou o Rubro-Negro. O clube demitiu Renato Gaúcho e apostou na chegada do técnico Paulo Sousa, que não conseguiu se acertar com o elenco. Com o treinador, a equipe perdeu a Supercopa para o Atlético-MG e também ficou com o vice no Campeonato Carioca, perdendo para o Fluminense.

Os maus resultados continuaram no início do Brasileirão e encerram o ciclo do português. A partir da chegada de Dorival, o time voltou a engrenar na Série A, avançou com facilidade para a final da Libertadores e se garantiu também na decisão da Copa do Brasil.

Nem Dorival vai para o jogo

Chegar em duas finais, por outro lado, fez com que o clube deixasse a disputa do Brasileirão um pouco de lado. Utilizando uma formação alternativa em muitos confrontos, o Flamengo viu a diferença para o líder Palmeiras chegar aos 17 pontos, tendo apenas mais 24 em disputa.

Confortável no G8, com nove pontos a mais que o Botafogo, nono colocado, o Rubro-Negro mandará uma equipe reserva para enfrentar o Cuiabá, com exceção do goleiro Santos. Nem mesmo o técnico Dorival Junior estará com o elenco no Pantanal, deixando para Lucas Silvestre, auxiliar técnico e seu filho, a função de dirigir o time alternativo.

O comandante ficará no Rio Janeiro para comandar os titulares no final de semana, no Centro de Treinamento Ninho do Urubu. A ideia é preparar os atletas para a primeira partida da final da Copa do Brasil. O embate contra o Corinthians será na quarta (12), às 21h45, na Neo Química Arena. A volta acontece uma semana depois, no dia 19, no mesmo horário, no Maracanã.

FICHA TÉCNICA:

CUIABÁ x FLAMENGO
Competição: Série A do Campeonato Brasileiro - 31ª rodada
Data: 8 de outubro de 2022, sábado
Horário: 19h (de Brasília); 18h (local)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa/DF)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP).

CUIABÁ : João Carlos; Daniel Guedes, Alan Empereur, Joaquim Henrique e Sidcley (João Lucas); Marcão, Denilson e Pepê; Valdivia, André Luís e Deyverson. Técnico: António Oliveira.

FLAMENGO: Santos, Varela, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Diego, Vidal e Victor Hugo; Everton Cebolinha, Marinho e Mateusão. Técnico: Lucas Silvestre.