Topo

Militão decide, Real vence Getafe e põe pressão no Barça antes do clássico

Militão comemora gol em seu 100º jogo pelo Real Madrid  - OSCAR DEL POZO CANAS / AFP
Militão comemora gol em seu 100º jogo pelo Real Madrid Imagem: OSCAR DEL POZO CANAS / AFP

Colaboração para o UOL, em Salvador

08/10/2022 17h54

Com gol de Éder Militão e boas atuações dos brasileiros Vinícius Júnior e Rodrygo, o Real Madrid bateu o Getafe por 1 a 0 neste sábado (8) e voltou a vencer no Campeonato Espanhol. Com a vitória fora de casa, o Real foi a 22 pontos e assumiu a liderança provisória de La Liga, colocando pressão no agora vice-líder Barcelona, que tem 19, joga amanhã contra o Celta de Vigo e precisa vencer para reassumir a ponta.

Apesar do placar magro, o Real Madrid dominou o Getafe do início ao fim, não passou sustos e teve dois lances cruciais corretamente anulados pelo VAR — um gol de Rodrygo e um pênalti em Vini Jr. Após o compromisso no meio da semana pela Liga dos Campeões, o time de Carlo Ancelotti volta campo no próximo domingo, no clássico contra o Barcelona em duelo pela liderança.

O melhor: Éder Militão

Além do gol de cabeça que deu a vitória ao Real Madrid, o defensor brasileiro teve mais uma grande atuação no centro da zaga merengue e roubou mais de 10 bolas. Muito seguro, não cometeu erros e ainda foi premiado com o gol em seu 100º jogo com a camisa merengue. No final da partida, foi eleito o melhor jogador em campo.

O pior: Meio de campo do Getafe

Desfalcado, o meio de campo do Getafe foi presa fácil para os meio-campistas do Real, que teve muito mais posse de bola e botou os donos da casa na roda. Ao escalar uma linha de cinco defensores atrás, o técnico Quique Flores "estacionou o ônibus" em frente à própria área, mas em compensação perdeu totalmente o centro do campo.

Militão decide pelo alto

Jogando fora de casa, o Real Madrid não deu tempo para o Getafe respirar e abriu o placar logo aos três minutos com Militão. Após cobrança de escanteio na medida de Luka Modric, o zagueiro brasileiro atacou a bola no primeiro pau e desviou de casquinha para o fundo da rede. Foi o primeiro gol de Militão na temporada.

Vini Jr sofre pênalti, mas VAR anula

Aos 41 minutos do primeiro, Vinícius Júnior recebeu pela esquerda, deixou dois marcadores para trás e foi derrubado na grande área: pênalti marcado pelo árbitro Mateu Lahoz. A bola, porém, havia saído junto à linha lateral na origem do lance, e o VAR anulou corretamente a penalidade.

Baila, Vini!

Em grande fase desde a última temporada pelo Real Madrid, Vini Jr. voltou a encantar com dribles e jogadas desconcertantes contra o Getafe. Foi um festival de canetas do brasileiro, que ainda aplicou um lençol e deu suas arrancadas já características pelo lado esquerdo do campo.

Rodrygo marca, mas VAR dá impedimento

O Real voltou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto e domínio da primeira etapa. E chegou a ampliar o marcador com o brasileiro Rodrygo, que jogou menos como ponta e mais centralizado como atacante. Aos 11 minutos, ele aproveitou uma disputa de bola de Valverde com o zagueiro do Getafe e empurrou para as redes, mas o VAR interveio para marcar impedimento do volante uruguaio na disputa.

Rodrygo marcou, mas o VAR deu impedimento do atacante brasileiro - OSCAR DEL POZO CANAS / AFP - OSCAR DEL POZO CANAS / AFP
Rodrygo marcou, mas o VAR deu impedimento do atacante brasileiro
Imagem: OSCAR DEL POZO CANAS / AFP

O jogo

O Real Madrid dominou as ações do início ao fim do jogo. Largou na frente aos três minutos com Militão e poderia ter ampliado ainda no primeiro tempo, principalmente em bela cabeçada de Rodrygo, defendida pelo goleiro Soria. Acuado, o Getafe se limitou a defender em seu próprio campo, teve menos de 40% de posse de bola e só assustou uma vez, em chute cruzado que tirou tinta da trave.

O Real voltou para o segundo tempo pressionando e chegou a ampliar com Rodrygo aos 11 minutois, mas o atacante brasileiro estava impedido. Em noite pouco inspirada do ponto de vista coletivo, os comandados de Carlo Ancelotti até voltaram a criar boas oportunidades, mas esbarraram nas falhas de finalização e só administraram a vantagem até o fim.

FICHA TÉCNICA
Campeonato Espanhol (8ª rodada)
Getafe 0 x 1 Real Madrid
Local: Coliseum Alfonso Pérez, Getafe (ESP)
Data: Sábado, 8 de outubro
Hora: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Antoni Mateu Lahoz
Gol: Éder Militão (3' do 1º tempo)
Real Madrid: Andriy Lunin; Carvajal, Militão, Rudiger, Alaba; Camavinga, Tchouaméni, Modric; Vini Jr, Rodygo e Benzema. Técnico: Carlo Ancelotti
Getafe: David Soria; Suárez, Djené, Mitrovic, Duarte, Angileri; Luis Milla, Carles Aleñá, Algobia; Enes Unal, Borja Mayoral. Técnico: Quique Flores