Topo

Santos

Com poucas opções confiáveis, elenco do Santos vive gangorra no Brasileirão

Orlando Ribeiro, técnico do sub-20 do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Orlando Ribeiro, técnico do sub-20 do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

09/10/2022 04h00

O Santos tem poucos jogadores "ponta firme", aqueles que dificilmente jogam mal e estão sempre prontos. E o reflexo disso pode ser visto nas escalações e escolhas para substituições.

A irregularidade do Peixe na temporada aparece nas "surpresas" entre um jogo e outro: o titular deixa até de entrar no segundo tempo, o reserva fora dos planos renasce das cinzas...

Foi assim nos últimos jogos sob o comando de Orlando Ribeiro, técnico do sub-20 efetivado até o fim do Brasileirão. O treinador escalou quatro times diferentes, usou 22 jogadores e relacionou 30 atletas no total (oito deles ainda não entraram em campo).

O caso que mais chama a atenção é o do meia Bruno Oliveira. Mesmo com essa gangorra no elenco, ele é o único que não foi relacionado nem uma vez sequer por Orlando Ribeiro. O atleta de 24 anos está atrás de Luan, Carlos Sánchez, Carabajal, Ed Carlos e Lucas Barbosa na concorrência. Bruno está emprestado pela Caldense até dezembro e tem futuro indefinido.

Outras situações curiosas são as de Vinicius Zanocelo e Carabajal. Zanocelo foi titular nas duas boas atuações do Santos contra Palmeiras e Athletico, mas virou reserva e nem entrou diante do Internacional e Palmeiras. Já Carabajal, titular com Lisca, não foi acionado por Orlando até o momento.

Madson, titular na estreia de Orlando Ribeiro contra o Palmeiras, não foi relacionado contra o Athletico por opção técnica e ficou fora diante de Internacional e Atlético-MG por causa de uma fratura na mão.

Por fim, o Santos acabou colocando em campo dois jogadores que estão fora dos planos para 2023: o lateral-direito Auro e o atacante Angulo. Auro está emprestado até dezembro pelo Toronto FC e não continuará. Angulo tem contrato até junho de 2023, e o Peixe procura interessados no mercado.

Para 2023, o Santos buscará mais jogadores "prontos". O Peixe quer um zagueiro, um lateral-direito, um volante, um meia e um atacante de velocidade.

Os jogadores utilizados por Orlando Ribeiro:

Goleiro: João Paulo
Laterais-direitos: Madson, Nathan e Auro
Zagueiros: Maicon, Eduardo Bauermann e Luiz Felipe
Laterais-esquerdos: Felipe Jonatan e Lucas Pires
Volantes: Camacho, Vinicius Zanocelo, Sandry e Rodrigo Fernández
Meias: Carlos Sánchez, Luan, Ed Carlos e Lucas Barbosa
Atacantes: Ângelo, Soteldo, Marcos Leonardo, Lucas Braga, Rwan e Angulo

Os jogadores relacionados e que ainda não foram utilizados:

Goleiro: John
Zagueiros: Derick e Alex
Lateral-esquerdo: Kevyson
Volante: Vinicius Balieiro
Meia: Carabajal
Atacantes: Jhojan Julio e Tailson

Santos