Topo

Internacional

Meia do Goiás é cria do Inter e foi chamado de 'novo Pato' no Beira-Rio

Marquinhos Gabriel, do Goiás, em jogo contra o Santos pelo Brasileirão - JHONY INACIO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Marquinhos Gabriel, do Goiás, em jogo contra o Santos pelo Brasileirão Imagem: JHONY INACIO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/10/2022 04h00

Observado por Tite e chamado de 'novo Pato'. Essa era a realidade do início da carreira de Marquinhos Gabriel. Atualmente no Goiás, o meia-atacante despontou na base do Inter, mas deixou o clube gaúcho sem brilhar em campo e com atritos fora dele.

Hoje (9), o jogador de 32 anos não deve estar em campo no duelo entre gaúchos e goianos pela 31ª rodada do Brasileirão, às 11h (de Brasília), no Beira-Rio. Ainda que seja titular de Jair Ventura, ele deixou o jogo passado ainda no primeiro tempo em razão de um problema muscular.

Titularidade e protagonismo era tudo que o Internacional esperava de Marquinhos, que em meados de 2009 ainda não era chamado também de Gabriel. Depois de ser contratado do Passo Fundo, equipe do interior gaúcho, anos antes, ele recebeu as primeiras oportunidades no time de cima observado por Tite, atual técnico da seleção brasileira.

O primeiro gol foi em agosto daquele ano, exatamente contra o Goiás, time que defende atualmente. Naquele momento, a personalidade de ir para cima dos adversários e o faro de gol tornaram inevitável o apelido. Marquinhos virou 'novo Pato', que tinha surgido anos antes na base colorada.

Baixo aproveitamento, empréstimos e ação na Justiça

Marquinhos Gabriel no início de sua trajetória pelo Inter - Neco Varella/Agência Freelancer - Neco Varella/Agência Freelancer
Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Mas, apesar de ter despontado bem, Marquinhos Gabriel nunca chegou a se firmar no Inter. Tite acabou demitido antes da conclusão de 2009 e as chances ficaram cada vez mais raras. No início de 2010, ele sofreu uma lesão que o afastou ainda mais do time. Não demorou para que ele fosse emprestado ao Avaí, na temporada 2011.

Em seguida, ele foi para o Sport, depois defendeu o Bahia, até chegar ao Palmeiras, em 2014, já sem qualquer ligação com o Inter.

A sequência da carreira teve Santos, Corinthians, clubes da Arábia Saudita e do Emirados Árabes Unidos, Cruzeiro, Athletico Paranaense, Vasco e Criciúma, até chegar ao Goiás, pelo qual disputou sete jogos até agora, marcou um gol e deu uma assistência.

A relação com o Inter não foi a melhor nos bastidores. Tanto que em 2019 Marquinhos ganhou na Justiça uma ação que movia contra o Colorado cobrando valores referentes ao período que defendeu o clube. Foram R$ 340 mil pagos de forma parcelada.

FICHA TÉCNICA
Inter x Goiás

Data e hora: 09/10/2022 (Domingo), às 11h (de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Motivo: 31ª rodada do Brasileirão
Árbitra: Edina Alves Batista (SP)
Auxiliares: Neuza Inês Back e Daniel Paulo Ziolli (ambos de SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)

Inter
Keiller; Bustos, Moledo, Vitão e Renê; Liziero (Edenilson), Johnny, De Pena, Pedro Henrique e Alan Patrick; Alemão.
Técnico: Mano Menezes.

Goiás
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Reynaldo e Hugo; Auremir, Diego e Luan Dias; Vinícius, Pedro Raul e Dadá Belmonte.
Técnico: Jair Ventura.

Internacional