São Paulo joga com Botafogo sob protestos e de olho na Libertadores
Uma semana após perder a final da Copa Sul-Americana, o São Paulo reencontra sua torcida neste domingo (9), quando recebe o Botafogo, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a derrota para o Independiente del Valle, do Equador, o Tricolor precisa vencer o time carioca para poder manter as chances de conseguir a classificação para a Libertadores de 2023 por meio do Brasileirão.
Se antes da decisão contra o Del Valle a relação entre time e torcida era de lua de mel, pela chance de o clube conquistar o título continental, após a queda em Córdoba, a situação mudou de figura. Desde o jogo na Argentina surgiram diversas críticas de parte dos são-paulinos. Os atletas ficaram incomodados com as cobranças.
Embora tenha tido apoio dos torcedores em todo o ano, com direito a recorde atrás de recorde de público e renda nesta temporada no Morumbi, a relação do elenco com os torcedores está em seu momento mais tenso em 2022.
Principal organizada tricolor, a Independente planeja para antes do confronto contra os cariocas um protesto com direito a nariz de palhaço e pipoca, em alusão à perda do título da Sul-Americana. O elenco do São Paulo também mostrou descontentamento com a torcida após a Independente revelar supostamente o que seriam os salários dos atletas em sua conta no Instagram. Os números, porém, estão praticamente todos errados.
Mesmo que no início desta temporada tenha havido quem criticasse o time e o técnico Rogério Ceni, a desconfiança inicial foi revertida a partir do momento em que o São Paulo foi vencendo os clássicos e chegando à final do Paulistão. Ceni, antes contestado pelo começo instável no Estadual e declarações polêmicas nos tempos de Flamengo, ganhou a confiança da torcida depois de se mostrar totalmente envolvido na tentativa do São Paulo de conquistar títulos.
Tido como um torcedor que comanda o clube, caiu nas graças da torcida por se mostrar sempre preocupado em elevar o nível estrutural do São Paulo. Dentro de campo, ainda preza por um estilo de jogo mais leve e fluído, no sentido de ser protagonista das partidas.
Confronto direto
Além da pressão após a perda do título continental, o São Paulo jogará pressionado até o fim do ano. Antes escanteado, o Brasileirão virou a última esperança do clube em ter uma perspectiva de um 2023 melhor.
A chance que resta para o Tricolor é conseguir a vaga na Libertadores por meio da principal competição do país. E, neste domingo, o time terá pela frente um concorrente direto. Botafogo e São Paulo têm o mesmo número de pontos: 40. Os dois clubes precisam da vitória para poder manter a chance de classificação.
Ambos os times vêm de vitórias fora de casa - o São Paulo venceu o América-MG e o Botafogo, o Avaí -, e o resultado foi o mesmo nos dois jogos: 2 a 1 para os visitantes. Tanto Tricolor e Fogão querem embalar no torneio, e assim impedir que o rival cresça na busca pela vaga na Libertadores de 2023.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.