Botafogo vence no fim com gol de pênalti e aumenta a crise do São Paulo
Em confronto direto na luta por uma vaga na Libertadores, o Botafogo venceu o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi, neste domingo (9), pela 31ª rodada do Brasileirão. O gol da vitória, marcado no fim por Tiquinho Soares, saiu depois de um pênalti marcado com ajuda do VAR e que resultou na expulsão do zagueiro Léo.
A derrota em casa aumenta ainda mais a crise no São Paulo e praticamente enterra as chances do time de conseguir uma vaga na próxima Libertadores. Com o revés, o Tricolor estacionou nos 40 pontos e caiu para a 11ª colocação, mas tem um jogo a menos. Já o Botafogo foi a 43 pontos e subiu na tabela: ocupa agora a 8ª posição. No final do jogo, alguns são-paulinos presentes no Morumbi soltaram gritos de "time sem vergonha" e "ôôô queremos jogador".
A partida foi muito prejudicada pelas fortes chuvas que caíram na zona sul paulista na tarde de hoje. Apesar do ótimo estado, o gramado do Morumbi acumulou algumas poças d'água no primeiro tempo, o que dificultou a bola de rolar. Resultado: muita disputa, bola aérea, mas poucas chances criadas e finalizações. Na etapa final, a chuva deu uma trégua e o jogo melhorou, com o Botafogo chegando ao gol da vitória em pênalti assinalado pelo árbitro Jean Pierre com ajuda do VAR.
O São Paulo terá uma semana para se recuperar da derrota e juntar os cacos para enfrentar o líder Palmeiras no Allianz Parque. O clássico está marcado para domingo (16), às 16h (de Brasília). O Botafogo volta a campo mais tarde no mesmo dia, às 18h, quando recebe o Inter.
O melhor: Tiquinho Soares
Além de marcar o gol da vitória, o atacante foi o jogador mais perigoso do Botafogo ao longo da partida. Mesmo muito isolado na frente, deu trabalho para a dupla de zaga do São Paulo no segundo tempo e participou das poucas chances criadas pelos visitantes. Na oportunidade que teve, deslocou o goleiro Felipe Alves em cobrança de pênalti com muita tranquilidade e categoria.
O pior: Luciano
O atacante saiu muito da área para tentar fazer com que o São Paulo tivesse superioridade numérica no meio de campo. Deixou Calleri ainda mais isolado e não conseguiu criar boas oportunidades, errando muito no último passe. De quebra, cometeu uma falta na intermediária defensiva que quase custou um gol para os donos da casa.
Live do São Paulo
Protesto 'flopa' no Morumbi
A promessa da Independente de protestar contra o elenco do São Paulo não se concretizou. A organizada afirmou que não fará mais recepções ao ônibus tricolor quando ele chegar ao Morumbi até o fim do Campeonato Brasileiro. Dentro do estádio, porém, os narizes de palhaço que a torcida vendeu e que dava direito a ingressos para o jogo pouco apareceram. Na volta para o segundo tempo, um tímido "muito respeito com a camisa tricolor" foi entoado por uma pequena parte de torcedores.
O jogo
Mesmo com as fortes chuvas que castigaram o gramado do Morumbi, o São Paulo começou o jogo pressionando o Botafogo. O Tricolor dominou as ações e cercou a área do Glorioso, mas pecou demais no último passe e sofreu para criar chances de gol — problema crônico da equipe na temporada. Se não assustou, tampouco foi assustado pelo time carioca, que se limitou a defender no próprio campo e praticamente não atacou. Em 45 minutos, ninguém acertou o gol, com uma finalização errada para cada lado. Em suma: um primeiro tempo de muitas poças d'água, disputas e bolas aéreas, mas pouco futebol.
Com o gramado menos encharcado no segundo tempo, São Paulo e Botafogo conseguiram trocar mais passes, e a qualidade do jogo melhorou. O Glorioso chegou com perigo aos 2 minutos em cabeçada de Tiquinho Soares. O Tricolor descontou aos 10, com Pablo Maia em chute de fora da área que Gatito mandou para escanteio. Os donos da casa voltaram a assustar com Patrick, que quase marcou de carrinho na pequena área. Quando parecia que o placar ia ficar no zero, Tchê Tchê foi puxado na pequena área e o VAR chamou o árbitro Jean Pierre, que deu pênalti e expulsou o zagueiro Léo. Na cobrança, Tiquinho Soares bateu com categoria para dar a vitória ao Botafogo — a segunda por 1 a 0 sobre o São Paulo no campeonato.
Paz nas Eleições 2022
O jogo no Morumbi também ficou marcado por uma ação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em defesa da paz no segundo turno das Eleições 2022. Em um pleito com muitos casos de violência, o TSE pediu "respeito e tolerância" em mensagem divulgada no Twitter e reproduzida no Morumbi, com direito a urna eletrônica inflável.
FICHA TÉCNICA
São Paulo 0 x 1 Botafogo
Competição: Campeonato Brasileiro (31ª rodada)
Local: Morumbi (SP)
Data: domingo (9 de outubro)
Hora: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Gols: Tiquinho Soares (44' do segundo tempo)
Cartões amarelos: Léo, Rafinha e Pablo Maia (São Paulo); Kanu e Cuesta (Botafogo)
Cartões vermelhos: Léo (São Paulo)
Público: 23.918
Renda: R$ 1.116.070,00
SÃO PAULO: Felipe Alves; Rafinha, Miranda, Léo e Welington (Reinaldo); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Galoppo), Alisson (Ígor Vinícius) e Patrick (Marcos Guilherme); Luciano (Éder) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
BOTAFOGO: Gatito; Rafael (Kanu), Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Gabriel Pires), Eduardo, Lucas Fernandes (Danilo Barbosa); Júnior Santos, Victor Sá (Philipe Sampaio) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.