Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Champions: quem pode garantir vaga nas oitavas de final nesta terça-feira

Neymar em ação na partida entre PSG e Benfica, pela Liga dos Campeões - Carlos Rodrigues/Getty
Neymar em ação na partida entre PSG e Benfica, pela Liga dos Campeões Imagem: Carlos Rodrigues/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

11/10/2022 10h49

A Liga dos Campeões 22/23 está entrando na quarta rodada da fase de grupos, mas algumas equipes já podem garantir hoje mesmo uma vaga nas oitavas de finais. Embora a campanha até o tão sonhado título da Europa ainda esteja em um horizonte distante, uma classificação antecipada dá mais tranquilidade e pode evitar sufocos antes do mata-mata.

Neste momento, cinco clubes estão em situações mais tranquilas na tabela e têm a chance de ficarem ainda mais aliviados para as últimas rodadas. É o caso de Real Madrid, Manchester City, Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain e Benfica, que podem conquistar a vaga na fase seguinte dependendo dos resultados dos jogos de seus grupos.

Real Madrid

Líder isolado da chave F, o clube espanhol está com uma campanha 100% até então, com três vitórias nos três primeiros jogos. Os nove pontos conquistados pelos Merengues até então dão ao clube uma vantagem confortável, já que o Shakhtar, segundo colocado, possui apenas quatro. RB Leipzig e Celtic vêm atrás, com três pontos e um ponto na tabela, respectivamente.

O duelo de hoje do Real é justamente contra a equipe ucraniana. Se vencer, abrirá oito pontos de distância do Shakhtar faltando dois jogos e assegurará a classificação, independentemente da outra partida.

Manchester City

O City, no topo do Grupo G, praticamente já está com a vaga nas oitavas garantidas. Os ingleses também estão 100% no torneio, com nove pontos, sendo seguidos pelo Borussia Dortmund, com seis. Sevilla e Copenhagen, as outras duas equipes da chave, possuem apenas um ponto conquistado até então.

Com sete pontos de vantagem na zona de classificação, a equipe comandada por Pep Guardiola se garante na próxima fase em caso de vitória hoje. Isso porque o time chegaria nos 12 pontos e não poderia deixar as duas primeiras posições, e consequentemente a vaga, mesmo se o Sevilla vencer o outro duelo, na Alemanha.

Se os ingleses empatarem com o Copenhagem e o Dormund não for derrotado os espanhóis, o City também assegura a classificação por abrir oito pontos do terceiro colocado.

Borussia Dortmund

Apesar de estarem na vice-colocação da chave, os alemães também podem conquistar a vaga antecipada. Se vencerem hoje o Sevilla e o Copenhagem não desbancar o City, a diferença mínima da equipe para o terceiro colocado só pode ser de sete pontos — o Dortmund chegaria a nove com o triunfo e os dinamarqueses a dois pontos em caso de empate.

Com isso, e faltando dois jogos na fase de grupos, a equipe alemã já se garantiria na zona de classificação e disputaria apenas a liderança contra o City nas rodadas finais.

PSG e Benfica

Nesse caso, o cenário para ambos os times é o mesmo. Tanto os franceses quanto os portugueses estão empatados no topo do Grupo H, com sete pontos. A Juventus, com três, está em terceiro, enquanto o Maccabi Haifa, zerado, é o lanterna.

Além disso, PSG e Benfica se enfrentam hoje, no Parque dos Príncipes. A equipe que sair vitoriosa do duelo garante a classificação em caso de de zebra no outro jogo. Se a Juventus perder para o clube israelense, a distância entre a liderança e a terceira colocação será de sete pontos.

Entretanto, a equipe italiana ainda estará viva no torneio se empatar ou vencer o seu jogo. Em caso de empate em PSG X Benfica, a vantagem máxima só pode ser de cinco pontos, o que ainda não garante uma vaga antecipada.

Grupo E embolado

Outras quatro equipes também entram em campo nesta terça, mas sem chances antecipadas de classificação. A chave E é a mais embolada do torneio até então e apenas dois pontos separam o líder do último colocado.

Após três rodadas, o RB Salzburg está no topo, com cinco pontos conquistados. Os austríacos são seguidos de perto na tabela por Chelsea e Milan, ambos com quatro. O Dínamo Zagreb, com três, fecha o grupo. Devido à pequena margem de diferença entre eles, nenhuma vaga ao mata-mata pode ser assegurada hoje.