Topo

Palmeiras

Nove gols de cabeça que abriram caminho ou salvaram Palmeiras no Brasileiro

Do UOL, em São Paulo

11/10/2022 04h00

O empate em 1 a 1 contra o Atlético-GO, ontem (10), pela 31ª rodada do Brasileirão, foi complicado para o Palmeiras. O time fez um bom primeiro tempo, mas na mesma medida que poderia ter feito seus gols, também esteve perto de ser vazado. Aos 3 minutos da etapa final, porém, um gol de cabeça de Murilo abriu o placar e garantiu ao menos o empate, quando o desgaste pregou o Alviverde em campo.

Na entrevista coletiva pós-jogo, o técnico Abel Ferreira, indagado sobre a importância da bola parada para seu time, reverenciou a jogada. Mas a relativizou como sendo algo exclusivo do sua equipe.

"Fico contente, é um grande trabalho do [auxiliar Victor] Castanheira. A responsabilidade das bolas paradas é dele. Foi o 23º ou 24º gol de bola parada no Brasileiro. Temos mais 20 de ataque posicional, nove de transição. Somos uma equipe que aproveita tudo", disse.

"É uma das nossas armas, não a única. Temos 54 gols de bola parada, Flamengo tem 52. São Paulo tem 50, Atlético-MG tem 44. Portanto, não é só o Palmeiras", disse o treinador, citando números anuais.

Mas o fato é que o Palmeiras tem de fato uma bola parada de muito qualidade, em especial nas conclusões de cabeça, graças ao encontro da precisão de Gustavo Scarpa e do bom posicionamento e impulsão dos zagueiros Gustavo Gómez e Murilo. A dupla de zaga soma 20 gols no ano, com dez tentos para cada um.

Ao longo do Brasileiro, o Palmeiras contou com nove gols de cabeça que abriram caminho para vitórias, consolidaram viradas ou garantiram pontos preciosos na busca do cada vez mais próximo 11º título brasileiro do clube.

Destes, cinco saíram da cabeça de Gómez, dois de Murilo, um de Rony e um de Mayke. Seis vieram com cruzamentos de Scarpa, dois com Raphael Veiga e um em bola alçada por Dudu.

Veja quais foram os gols de cabeça fundamentais do Palmeiras na atual campanha:

3ª rodada - Palmeiras 3 x 0 Corinthians

pal cor  - VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO - VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Rony comemora gol marcado pelo Palmeiras no clássico contra o Corinthians, válido pelo Campeonato Brasileiro
Imagem: VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

1 a 0 - Gómez, 14' do 1º tempo, com assistência de Raphael Veiga
2 a 0 - Rony, 18' do 1º tempo, com assistência de Raphael Veiga

O Palmeiras fez praticamente dois iguais no jogo: Veiga bateu dois escanteios da direita do ataque e, primeiro Gómez, depois Rony, cabecearam aproximadamente do mesmo lugar, no bico da pequena área, no primeiro pau. Ali estava praticamente assegurada a vitória.

8ª rodada - Santos 0 x 1 Palmeiras

san - Raul Baretta/AGIF - Raul Baretta/AGIF
Scarpa tenta o cruzamento durante o clássico Santos x Palmeiras, pelo Brasileirão 2022
Imagem: Raul Baretta/AGIF

1 a 0 - Gómez, 34' do 2º tempo, com assistência de Gustavo Scarpa

Raphael Veiga já havia perdido um pênalti no jogo, e diante de tal fato, raríssimo, a impressão era de que o empate seroa inevitável. Mas a 11 minutos do fim do tempo regulamentar, veio o escanteio de Scarpa da esquerda do ataque, e a bola na cabeça de Gómez. O gol alçou o Palmeiras à liderança do campeonato.

12ª rodada - Palmeiras 4 x 2 Atlético-GO

2 a 1 - Gómez, 43' do 1º tempo, com escanteio de Scarpa e desvio de Luan

O Palmeiras empatava em casa com o Dragão quando Scarpa bateu escanteio da direita do ataque, Luan desviou no bico da pequena área e Gómez apareceu na outra trave para virar o jogo. O Palmeiras ainda faria mais dois gols no primeiro tempo e iria para o vestiário com um 4 a 1 favorável.

13ª rodada - São Paulo 1 x 2 Palmeiras

são paulo palmeiras  - Cesar Greco/Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Gustavo Gómez comemora seu gol marcado na vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o São Paulo, pelo Brasileirão
Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

1 a 1 - Gómez, aos 45' do 2º tempo, após cruzamento de Scarpa

O jogo parecia perdido, embora o Palmeiras massacrasse o São Paulo no segundo tempo. Foi só no último minuto regulamentar que veio a jogada ensaiada no escanteio. Do bico da grande área, Scarpa cruzou e Gómez cabeceou livre, na entrada da pequena área, para empatar um jogo que o Palmeiras viraria, com gol de Murilo em outra bola alçada.

26ª rodada - Palmeiras 2 x 1 Juventude

2 a 1 - Murilo (com ajuda de Zé Rafael), aos 22' do 2º tempo, com escanteio de Scarpa

O jogo era complicado, apesar de ser contra o lanterna do campeonato. É nessas horas que ter um cruzador como Scarpa e um cabeceador como Murilo faz diferença. O escanteio veio da direita e, na verdade, Zé Rafael é quem desvia conscientemente. Mas a bola pega na cabeça de Murilo, "no susto", e ele acaba se tornando o dono do gol da vitória.

30ª rodada - Palmeiras 4 x 0 Coritiba

m - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Mayke comemora gol do Palmeiras sobre o Coritiba em jogo do Campeonato Brasileiro
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

1 a 0 - Mayke, aos 15' do 1º tempo, após cruzamento de Scarpa
3 a 0 - Gómez, aos 6' do 2º tempo, após cruzamento de Dudu

Não foi um jogo complicado, em muito pelo fato de o Palmeiras ter conseguido abrir o placar logo aos 15', com Mayke no primeiro pau, um gol muito parecido aos dois anotados contra o Corinthians, na terceira rodada.

No segundo tempo, Dudu limpou a jogada no bico da grande área, pela esquerda do ataque, e cruzou na medida para Gómez desviar de cabeça do meio da área e fazer o terceiro do Alviverde.

31ª rodada - Atlético-GO 1 x 1 Palmeiras

1 a 0 - Murilo, aos 3' do 2º tempo, após cruzamento de Scarpa

Jogo duro no calor de Goiânia, cujo placar Murilo abriu logo no início do segundo tempo. Scarpa bateu o escanteio alto, no meio da área, e Murilo subiu muito alto para fazer 1 a 0.

Palmeiras