Topo

Palestra, vovô gatão e lista polêmica: a resenha entre Neto e Sormani

O jornalista Fábio Sormani foi convidado especial do programa "Os Donos da Bola" - Reprodução/Twitter
O jornalista Fábio Sormani foi convidado especial do programa 'Os Donos da Bola' Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

11/10/2022 15h49

Os espectadores que sintonizaram no 'Os Donos da Bola' de hoje (11) tiveram uma surpresa ao se depararem com Fábio Sormani no programa comandado por Neto. O jornalista, demitido da ESPN no final de setembro, foi o convidado especial do ex-jogador e participou da atração junto dos comentaristas fixos Velloso e Souza.

A presença de Sormani no estúdio da Band foi anunciada logo que o programa foi ao ar. 'Hoje é um dia incrivelmente maravilhoso, nosso incrível Fábio Sormani está aqui. Um mito para todos nós do jornalismo, uma referência", introduziu Neto. O apresentador ressaltou na abertura que "briga" com ele quando o jornalista defende que Arrascaeta, do Flamengo, é "só um bom jogador", rendendo risos.

O ex-atacante ainda fez questão de comentar que a sua primeira oportunidade de ministrar uma palestra surgiu por influência do jornalista. "Fiquei meio nervoso e você até perguntou: 'Você faz [palestra], Neto?'. Eu disse que achava que não, mas você falou: 'Pode ir que você é bom'. Foi uma das minhas primeiras", recordou.

O apresentador não poupou elogios ao convidado de honra. "Além de ser um pai, um jornalista, é um vovô incrível", disse. Na sequência, ele se colocou como um dos netos de Sormani. "Você tem três netos, porque eu sou um também", acrescentou.

O jornalista compartilhou a sua lembrança mais antiga de quando Neto jogada futebol. "Lembro de você jogando na seleção brasileira. Disputou o Pan-Americano na Venezuela [em 1983]. Eu lembro disso, você era cabeludo. Essa é a primeira imagem sua que eu tenho na minha memória", contou Sormani.

Depois, o programa seguiu como de costume, com o apresentador indagando os comentaristas sobre assuntos específicos. O tema principal da edição de hoje foi a vitória do Santos por 4 a 1 sobre o Juventude, pelo Brasileirão, e a polêmica lista da revista inglesa 'FourFourTwo' que coloca Pelé como o 4º maior da história.

neto sormani - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Sormani foi o convidado especial do programa 'Os Donos da Bola', comandado por Neto
Imagem: Reprodução/YouTube

Durante o debate, Neto aproveitava para fazer comentários aleatórios e que rendiam risos entre os participantes. Como quando disse que Sormani é 'gatão'. "Tá bonito? Você é gatão", elogiou, deixando o jornalista sem jeito.

Por fim, Sormani propôs que eles fizessem um ranking dos dez melhores jogadores como resposta à lista polêmica. "Eu faço rapidinho. Tirando o Pelé?", começou Neto. Sormani logo interveio: "O Pelé não entra, é isso?".

"O Pelé não entra em nenhuma? Gênio não entra em lista. Quem entra é quem está abaixo", respondeu o apresentador. No entanto, em vez de enumerar os jogadores de seu ranking, ele devolveu uma pergunta a Sormani. "Para você, tirando Pelé, quem foi o melhor jogador?", questionou.

"O Messi", replicou o jornalista. "Para mim é o Rivelino", complementou Neto. "O Riva para mim também entra entre os maiores de todos", acrescentou Sormani.

No final do programa, o apresentador voltou a dedicar a edição de hoje ao convidado, o "vovô monstro sagrado", em suas palavras.

A participação de Sormani no programa de Neto movimentou os fãs de futebol. No Twitter, diversos internautas e páginas de conteúdo repercutiram a atração. "Sormani junto com o Craque Neto. Puro suco de entretenimento na televisão brasileira", escreveu uma conta. Velloso, Neto, Sormani e Souza, os 4 cavaleiros do Apocalipse", brincou outra.

Demissão da ESPN

Dias após ter sido desligado da emissora, Sormani divulgou uma nota negando que sua demissão tenha acontecido por homofobia. Segundo apuração do UOL, a decisão da ESPN foi tomada depois que uma denúncia chegou na área de compliance (que cuida do cumprimento de regras e normas de conduta da empresa) sobre uma piada de teor homofóbico em um banheiro da empresa.