Topo

São Paulo

Planejamento do São Paulo para 2023 depende de vaga na Libertadores

Rafinha conversa com Miranda e Éder, dois dos líderes do elenco do São Paulo - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC
Rafinha conversa com Miranda e Éder, dois dos líderes do elenco do São Paulo Imagem: Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

11/10/2022 04h00

O final do ano do São Paulo é marcado pela frustração de uma temporada sem títulos, e a expectativa de um 2023 melhor. Mas o planejamento para a próxima temporada está condicionado às competições que o time vai disputar.

O Tricolor ainda nutre a esperança de disputar a próxima edição da Libertadores. Assim, só depois do fim do Brasileirão que chegadas e partidas no elenco serão discutidas. O São Paulo está na 12ª posição no Brasileirão, com 40 pontos — cinco a menos que o América-MG, que fecha o G8 — , ainda longe da zona de classificação.

A indefinição atinge o elenco em cheio. Rafinha, Miranda, Reinaldo, Marcos Guilherme e Éder têm seus contratos vencendo no fim deste ano. Rafinha e Reinaldo têm chances de ficar, mas o entrave na discussão é sobre o tempo dos novos vínculos. Com Miranda, houve a sinalização do desejo que ele permaneça, mas o zagueiro ainda não decidiu o que fará em 2023. Ele espera que a diretoria tricolor apresente um projeto esportivo que seja atrativo.

Outro que tem seu contrato chegando ao fim em dezembro é o zagueiro Walce, que ainda não retornou depois de fazer três cirurgias para corrigir uma lesão no joelho.

O atacante Éder provavelmente não ficará no São Paulo no ano que vem, e Marcos Guilherme tem situação indefinida.

Os empréstimos dos volantes Andrés Colorado e Gabriel Neves terminam em dezembro, mas os dois vivem situações distintas. O primeiro deve ser devolvido ao Atlético Nacional-COL. Já Neves tem a indicação de que terá os seus direitos comprados. Para isso, o São Paulo precisa pagar mais US$ 1,7 milhão (R$ 8,8 milhões na cotação atual).

Além deles, o São Paulo tem mais dois problemas. O zagueiro Luisão tem contrato vencendo em janeiro do ano que vem, enquanto o vínculo do meia Igor Gomes termina em março. Ambos já podem assinar um pré-contrato e deixar o Tricolor de graça. A situação pode mudar se eles não receberem proposta de times que os agrade. Assim, poderiam assinar novos vínculos com o São Paulo.

O time ainda pode perder Léo. O zagueiro, que esteve próximo de sair na última janela de transferências, tem sondagens do Angers-FRA. Mas para tirá-lo do Morumbi, o clube francês precisa entrar em acordo com o São Paulo.

Mas tudo isso só será discutido pelo departamento de futebol após o fim do torneio nacional, a menos que o clube do Morumbi consiga garantir a vaga na Libertadores 2023.

São Paulo