Topo

Copa do Brasil - 2022

Final da Copa do Brasil tem maior Corinthians x Flamengo de todos os tempos

Corinthians de Renato Augusto e Flamengo de Gabigol começam a decidir a Copa do Brasil na noite de hoje (12) - Alexandre Vidal / Flamengo
Corinthians de Renato Augusto e Flamengo de Gabigol começam a decidir a Copa do Brasil na noite de hoje (12) Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Alexandre Araújo e Arthur Sandes

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)

12/10/2022 04h00

Os dois times com as maiores torcidas do país em duelo direto por um título nacional. O cenário da final desta edição da Copa do Brasil explica o superlativo: o confronto da noite de hoje (12), na Neo Química Arena, é o primeiro do que pode ser considerado o maior Corinthians x Flamengo de todos os tempos.

Os clubes se enfrentaram pela primeira vez em dezembro de 1918 e desde então o confronto cresceu em rivalidade, com decisões, astros dos dois lados e jogos em competições importantes, como as quartas da Copa Libertadores deste ano. No entanto esta é a primeira vez que os times mais populares do Brasil se enfrentam em uma final de campeonato de primeira linha.

Corinthians e Flamengo começam a decidir o título às 21h45 (de Brasília) de hoje, em uma Arena lotada. Todos os ingressos da partida foram esgotados ainda na segunda-feira (10) e há expectativa de mais de 46 mil pessoas e possível recorde de público do estádio.

Outros duelos históricos

Adriano e Ronaldo se enfrentaram no duelo Flamengo x Corinthians, em 2010 - Wagner Meier/Folhapress - Wagner Meier/Folhapress
Imagem: Wagner Meier/Folhapress

Corinthians e Flamengo já protagonizaram alguns dos grandes jogos da história do futebol brasileiro. O Rubro-Negro levou a melhor nas oitavas de final da Libertadores de 2010, com Adriano e Ronaldo em campo (foto), e repetiu a dose nas quartas da edição deste ano — da qual inclusive é finalista.

Outros grandes confrontos aconteceram nos anos 1980, primeiro pelo Brasileirão de 1984 (deu Corinthians) e depois nas quartas da Copa do Brasil de 1989 (deu Flamengo). No Rio-São Paulo de 1997, o Corinthians de Marcelinho Carioca e Túlio não foi páreo para o Flamengo de Romário e Sávio.

Na Copa do Brasil, o Corinthians levou a melhor na semifinal de 2018, mas depois caiu para o Fla nas oitavas do ano seguinte. Esta final inédita é também uma disputa particular entre os dois tricampeões. O Rubro-Negro já venceu o mata-mata nacional em 1990, 2006 e 2013, e o Alvinegro foi campeão em 1995, 2002 e 2009. Quem levar a melhor vai empatar com o Palmeiras na terceira posição do ranking de campeões — o Cruzeiro ganhou seis títulos e o Grêmio, cinco.

Final mais popular do mundo

Neo Química Arena lotada para jogo entre Corinthians e Flamengo no Brasileirão 2022 - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Um ranking publicado pela Fifa há dez anos elencava Flamengo e Corinthians entre as maiores torcidas do mundo: a rubro-negra era a maior, à época com 33 milhões de torcedores; e a alvinegra era a quarta da lista, com 24 milhões. Só América (MEX) e Chivas Guadalajara (MEX) faziam frente aos times brasileiros naquela lista. Estes números certamente cresceram desde então, afinal a própria população brasileira aumentou, mas o importante é que a final de hoje é uma das mais populares, senão a mais popular do mundo inteiro. São ao menos 57 milhões de torcedores envolvidos diretamente, algo comparável apenas aos clássicos entre os times mexicanos citados.

É ou não é o maior da história?

"Em 1984 fizemos um mata-mata espetacular contra o Flamengo no Brasileirão: perdemos lá por 2 a 0 e ganhamos no Morumbi lotado por 4 a 1, fomos para a semifinal. Este segundo é considerado por muitos o maior Corinthians x Flamengo da história, mas acredito que este de agora, por ser uma final, provavelmente será histórico. Se fossem nos antigos estádios, teria 120 mil pessoas no Morumbi e quase 200 mil no Maracanã."
Casagrande, ex-atacante de Corinthians e Flamengo e colunista do UOL Esporte

"É mais uma grande final de Copa do Brasil, como outras tantas. De especial, o fato de reunir os dois times de maiores torcidas no País. Mas os dois já tiveram confrontos importantes em Libertadores e Brasileiro, certames mais relevantes. Este, a meu ver, para um dos lados é muito importante, mas secundário ante a proximidade de uma final que vale algo bem maior, dia 29, contra o Athletico."
Mauro Cezar Pereira, jornalista e colunista do UOL Esporte

"É igual a Barcelona x Real Madrid, sempre tem um jogo do século (risos). Neste sentido, por ser uma decisão nacional, talvez seja o maior. Por ser dois jogos, um em São Paulo e outro no Rio, acho que cresce de importância. Mas se é, de verdade, acho que ninguém vai conseguir dizer porque essa história começa em 1918. Quem viu os primeiros, não está mais aqui, né?"
Roberto Assaf, jornalista, escritor e historiador do futebol

"Em termos de importância, o que está em jogo, é o maior Flamengo x Corinthians, porque nunca decidiram nenhum título importante. Não acho que seja o maior em termos de jogadores. Acho que na época que o Zico jogava no Flamengo e Sócrates no Corinthians, os confrontos, tecnicamente, eram superiores. Mas esses dois times nunca se enfrentam na disputa de um título. Então, não chegou a ter um grande jogo que valesse o caneco. Agora, vale! Acho até que vale o terceiro título em importância na temporada. Copa do Brasil, em minha opinião, só é mais importante que o Estadual, mas perde de longe para o Brasileiro e muito mais longe para a Libertadores. Eu coloco as coisas em seus devidos lugares. Nestes tempos modernos, de redes sociais, acaba-se dando uma grande eloquência a determinadas competições que, sinceramente, não vejo. Mas, apesar disso tudo, diante da ausência de outras decisões importantes entre Flamengo e Corinthians, concordo que é o confronto mais importante".
Renato Maurício Prado, jornalista e colunista do UOL Esporte

Neto foi herói em 1991

Corinthians e Flamengo decidiram a Supercopa do Brasil em 1991, jogo que teve transmissão exclusiva da Band - Reprodução/TV Bandeirantes - Reprodução/TV Bandeirantes
Imagem: Reprodução/TV Bandeirantes

Esta decisão de Copa do Brasil pode ser a maior final, mas não é a primeira vez que Corinthians e Flamengo disputam um título nacional. Em 1991, as equipes estiveram frente a frente na Supercopa do Brasil, o Timão como campeão brasileiro de 1990 e o Rubro-Negro como vencedor da Copa do Brasil.

O duelo foi disputado em 27 de janeiro, no Morumbi, e os paulistas levaram a melhor. A vitória por 1 a 0 teve gol de Neto, que era o capitão do time, no segundo tempo.

No lado do Corinthians, havia nomes como Ronaldo, Tupãzinho e Paulo Sérgio. No Fla, Zé Carlos, Ailton, Júnior, Marcelinho Carioca e Zinho.

Uma curiosidade é que a final entre o Timão e o Rubro-Negro foi a primeira em jogo único. A edição inaugural da Supercopa do Brasil aconteceu na temporada anterior, entre o Vasco, campeão do Brasileiro de 1989, e o Grêmio, que levou a Copa do Brasil.

Sem datas possíveis no calendário, o troféu foi disputado em dois jogos, quando as equipes se enfrentaram pela Libertadores de 90, e o Tricolor gaúcho levou a melhor.

Após um hiato, o troféu voltou a ser disputado em 2020. De lá para cá, o Flamengo ganhou as edições de 2020 e 2021, e o Atlético-MG faturou neste ano.

Ficha técnica

CORINTHIANS x FLAMENGO

Competição: Copa do Brasil, jogo de ida da final
Data e horário: 12 de outubro de 2022, às 21h45 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC)
VAR: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG)

Times prováveis:

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto; Gustavo Mosquito (Adson), Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.

FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o Corinthians e Flamengo se enfrentaram na semifinal da Copa do Brasil de 2018, e não de 2019. O erro foi corrigido
Diferentemente do que foi informado no texto, Flamengo e Corinthians se enfrentam nas quartas de final da Libertadores deste ano, e não nas oitavas. O erro foi corrigido.