Decisivo? Primeiro jogo da final costuma indicar campeão da Copa do Brasil
É praxe. A cada véspera de jogo de ida de final, o discurso padrão de treinadores de futebol repete que 'o título não se decide na primeira partida'. Mas isso não é totalmente verdade. Ainda que o campeão de fato seja conhecido depois do segundo duelo, o encontro que abre a decisão tende a mostrar um caminho sólido a quem tiver vantagem, pelo menos na Copa do Brasil.
O UOL Esporte fez um levantamento em todas as decisões do torneio deste milênio, e apenas duas vezes o vencedor do duelo de ida não ficou com a taça.
Hoje (12), a edição 2022 pode começar a conhecer seu vencedor. Quem pular na frente entre Corinthians e Flamengo, que se enfrentam às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena, na primeira partida decisiva, terá o retrospecto ao seu lado para acreditar ainda mais na conquista.
Sem qualquer dúvida
Desde 2001, foram seis campeões que venceram as duas partidas da final. O Atlético-MG conseguiu tal feito duas vezes, em 2014 e em 2021. O Flamengo de 2006, o Cruzeiro de 2018, o Athletico de 2019 e o Palmeiras de 2020 completam a lista de quem não deu nenhuma chance para o adversário.
Ganhou a primeira e levou
Foram sete oportunidades em que o campeão venceu a primeira partida e conquistou a taça. O Corinthians fez isso em 2002 e 2009, o Paulista de Jundiaí fez em 2005, o Santos em 2010, o Vasco em 2011, o Palmeiras em 2012 e o Grêmio em 2016.
Empate levou a decisão para o duelo de volta
Em seis edições o primeiro jogo acabou empatado, levando a decisão — daí sim — para o segundo jogo completamente. O Grêmio de 2001, o Cruzeiro de 2003 e 2017, o Santo André de 2004, o Fluminense de 2007 e o Flamengo de 2013 ergueram a taça graças ao resultado do segundo jogo, pois o primeiro terminou empatado.
Só duas vezes o campeão não venceu o primeiro jogo
Houve apenas duas vezes neste milênio em que o campeão da Copa do Brasil perdeu o primeiro jogo e ainda assim levou o título. Ou seja, o vencedor do duelo de ida não confirmou a vantagem que havia obtido na decisão.
A primeira vez aconteceu em 2008, quando o Sport levou 3 a 1 do Corinthians no duelo de ida da decisão, mas na volta fez 2 a 0 e foi campeão graças ao saldo qualificado.
O último a atingir tal feito foi o Palmeiras de 2015, que foi derrotado pelo Santos no jogo de ida por 1 a 0, venceu o duelo de volta por 2 a 1, mas a regra do saldo qualificado já havia sido retirada dos critérios de desempate na final. O jogo foi para os pênaltis e o Verdão levou a melhor.
Assim, neste milênio foram 21 edições de Copa do Brasil. Em 13 delas (62%) o campeão venceu o primeiro jogo da final. Em seis edições (28,5%) houve empate no primeiro jogo, e só em duas (9,5%) o campeão perdeu o jogo de ida da decisão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.