Topo

Grêmio

24 min, duas cirurgias e 16 meses fora: o calvário do gremista que não joga

Jhonata Robert voltou a jogar pelo Grêmio contra o Sport, mas se lesionou na chance seguinte - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Jhonata Robert voltou a jogar pelo Grêmio contra o Sport, mas se lesionou na chance seguinte Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/10/2022 04h00

O sorriso no rosto presente na foto publicada na última terça-feira (11) contrasta com a dura realidade encarada por Jhonata Robert, meia-atacante de 22 anos, do Grêmio. A temporada 2022 já acabou para ele, e mal havia começado. Com duas lesões graves que impuseram cirurgias, ele ficou apenas 24 minutos em campo e irá atingir 16 meses parado com mais uma longa recuperação pela frente.

O calvário de Robert começou em janeiro. Depois de dois empréstimos (Cruzeiro e Famalicão-POR), ele disputou 19 partidas e marcou três gols, além de dar uma assistência pelo Tricolor no ano passado. Os indícios eram positivos para o ano. Na Arena, havia grande expectativa pela evolução dele.

Mas o primeiro infortúnio ocorreu durante um treinamento. No dia 15 do primeiro mês do ano, o Tricolor informou que o jogador tinha sofrido uma entorse que ocasionou a ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

A rotina, então, foi cirurgia e uma longa parada. Oito meses entre períodos totalmente isolado e retorno gradual às atividades. A reestreia foi muito comemorada e aconteceu contra o Sport, no dia 20 de setembro. Ele atuou por 10 minutos e foi celebrado pelo técnico Renato Gaúcho.

"A felicidade dele é a nossa felicidade. Nós ficamos muito felizes pela volta dele. É um jogador diferenciado, é muito inteligente para jogar. Voltou em um momento importante, e o mais importante de tudo é que não sentiu nada", comemorou Portaluppi.

O comandante tinha o plano de utilizar mais o jogador. Para ganhar ritmo de jogo, ele ainda esteve em campo pelo time de transição e voltou a ser utilizado por Renato contra o Sampaio Corrêa, no último dia 30. E foi quando o destino novamente pregou uma peça no meia-atacante.

Em uma jogada pelo lado esquerdo de ataque gremista, ele torceu o joelho esquerdo e não conseguiu mais seguir em campo. Ali já se percebeu que algo grave teria ocorrido. O diagnóstico veio dias depois, um novo rompimento de ligamentos no mesmo joelho que tinha sido operado.

"É uma pena, uma pena. Um garoto espetacular, que trabalha, que estava muito feliz pela volta aos gramados. Estamos todos bastante sentidos", disse Renato Gaúcho logo após o jogo.

Assim, Jhonata Robert permaneceu em campo apenas 24 minutos em 2022 atuando pelo time principal do Grêmio. Na terça-feira, passou por uma nova cirurgia, a segunda do ano. O prazo de recuperação aponta para mais oito meses afastado dos jogos oficiais.

"Mais uma luta que vai ser contada lá na frente. Deus é fiel, deu tudo certo", postou junto da foto após a cirurgia.

Com contrato até o fim de 2024, o meia-atacante segue sendo considerado uma aposta de futuro bom no Tricolor. Agora, conviverá com mais um teste de resiliência para voltar a atuar apenas no meio do ano que vem.

Grêmio