'Vaca sagrada', Piqué vira alvo de críticas no Barça com Champions em risco
Após o empate por 3 a 3 contra a Inter de Milão na Liga dos Campeões da Europa, o Barcelona depende agora de um "milagre" para avançar ao mata-mata do torneio continental. Com o resultado, o Barça estacionou nos 4 pontos, enquanto a Inter foi a 7 e o Bayern de Munique, líder isolado do grupo C com 100% de aproveitamento, tem 12 pontos a duas rodadas do fim da fase de grupos.
Com o risco de ficar fora do mata-mata da Champions pelo segundo ano seguido, o Barcelona e seus principais nomes viraram alvo de críticas da imprensa espanhola nesta quinta (13). A começar pelo zagueiro Piqué, que se tornou "a cara" do momento ruim do Barça na Liga dos Campeões. O ex-marido de Shakira foi capa de alguns dos principais periódicos da Espanha.
O "Sport", da Catalunha, cobrou Piqué e o volante Busquets, os dois principais capitães da equipe. "Os capitães falharam no pior momento possível. Eles assinaram sua sentença no jogo que tinham a oportunidade de selar sua redenção e mostrar que ainda estão aptos para render nos grandes compromissos. Reviveram os fantasmas do passado em um cenário preparado para viver uma noite de sonho, mas que acabou um pesadelo", escreveu a publicação.
Para sustentar as críticas às duas "vacas sagradas" do clube, o "Sport" destacou que a dupla falhou nos dois primeiros gols da Inter — placar que eliminaria o Barça. Lewandowski, porém, marcou dois gols no fim para manter a esperança culé acesa.
Já o diário "As", de Madrid, apontou a dificuldade que Piqué teve para marcar Dzeko, Dumfries e Lautaro Martínez — trio de ataque da Inter que infernizou a vida do zagueiro e da defesa do Barça.
"O zagueiro acabou vaiado por seus torcedores e começou a dizer adeus à Champions e, possivelmente, também ao Barcelona", afirmou a publicação, que definiu a atuação de Piqué como "uma sombra" de si.
As contas do 'milagre'
A última vez que o Barcelona ficou fora do mata-mata da Liga dos Campeões por dois anos consecutivos foi nas longínquas temporadas 1997/98 e 1998/99.
Para não repetir o feito, o Barça precisa agora de uma combinação improvável de resultados: vencer os dois jogos que faltam, contra Bayern e Viktoria Plzen, e torcer para a Inter não somar mais três pontos. A outra opção seria somar quatro pontos, mas que a Inter perdesse seus dois compromissos restantes.
Prejuízo
No planejamento da atual temporada, a diretoria do Barcelona projetou que o time chegaria pelo menos nas quartas de final da Champions. Caso isso não aconteça, o clube perderá cerca de 21 milhões de euros (mais de R$ 100 milhões) em arrecadação.
Para se ter ideia do prejuízo caso seja eliminado da Liga dos Campeões, nem se for campeão da Liga Europa o Barça conseguirá cumprir as metas do orçamento.
'O Clássico'
Se vai mal na Europa, o Barcelona segue bem no Campeonato Espanhol, que lidera com a mesma quantidade de pontos do Real Madrid, levando a melhor nos critérios de desempate.
Ambos estão empatados com 22 pontos e se encontram no próximo domingo (16), a partir das 11h15 (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu — em clássico que valerá a liderança e, no caso do Barça, alguns dias de paz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.