Topo

Santos

Santos: Rueda chama executivos de empresários frustrados; associação rebate

Presidente Andres Rueda e executivo Newton Drummond, ex-Santos - Ivan Storti/Santos FC
Presidente Andres Rueda e executivo Newton Drummond, ex-Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

14/10/2022 16h07

A Abex (Associação Brasileira dos Executivos de Futebol) rebateu o presidente do Santos hoje (14), em nota oficial. Andres Rueda afirmou que os executivos se tornaram "empresários frustrados".

A declaração foi feita numa entrevista para o podcast "Hoje sim", do GE, e pegou mal no meio do futebol. O Peixe não tem um chefe no departamento desde agosto, quando demitiu Newton Drummond.

"Quais são as funções e o que faz um diretor executivo de futebol? Não está claro para ninguém. A melhor definição que eu tive, e não vou dizer de quem foi, é de que diretor de futebol se tornou o empresário frustrado. O que faz um diretor de futebol? Ah, ele monta a logística. Poxa, todos os clubes têm uma área responsável pela logística, que vê voo, hotel e essas coisas", falou Rueda, no podcast.

"O diretor de futebol é o cara que cria um ambiente bom no vestiário com os jogadores? Pô, dificilmente você tem um diretor de futebol que se dá bem no vestiário", completou.

A Abex explicou as funções do executivo de futebol e alertou que os clubes mais vencedores possuem esse profissional no quadro de funcionários.

"Esclarecemos para todos que se interessem pelo assunto que um executivo de futebol é o profissional que atua em toda a gestão dos departamentos dentro de um clube, seja na supervisão, na gerência, na execução, na logística ou em qualquer uma das mais diversas áreas que compõe a estrutura de uma agremiação de futebol. Cabe ao executivo de futebol fazer com que todas as áreas se conversem internamente e tenham bom funcionamento, já que isso é primordial para o sucesso de qualquer clube", explicou.

"Nos últimos grandes títulos conquistados no futebol brasileiro e na América do Sul, é evidente a presença de bons trabalhos de profissionais dessa área, tornando clara sua importância dentro dos clubes", concluiu.

O Santos, mesmo após essa declaração do presidente Andres Rueda, procura um executivo de futebol no mercado. O Peixe também busca técnico para 2023. Orlando Ribeiro, do sub-20, ficará no comando até o fim do Campeonato Brasileiro.

Santos