Vidal fica no Rio e encara semana mais intensa desde que chegou ao Flamengo
Desde que chegou ao Flamengo, em julho, Vidal ainda não havia vivido uma semana tão intensa quanto a que vive agora. Em apenas três dias, o chileno enfrentou um misto de fortes sentimentos que ainda perdura e só terminará, em partes, na próxima quarta-feira (19), quando muito provavelmente será titular na grande final da Copa do Brasil, contra o Corinthians, no Maracanã.
Na manhã da última terça-feira (11), o ex-jogador de Barcelona, Bayern de Munique, entre outros, perdeu seu pai, Erasmo, após uma parada cardiorrespiratória em um clube de hipismo no Chile. O volante treinava no CT Ninho do Urubu quando recebeu a notícia.
Sensibilizadas, a diretoria e a comissão técnica do Flamengo conversaram com Vidal e o deixaram à vontade para decidir se viajaria com a delegação para São Paulo ou iria para sua terra natal se despedir do pai e cuidar dos trâmites do velório. O chileno, no entanto, foi firme na decisão de confirmar sua ida com a delegação para o jogo contra o Corinthians na Neo Química Arena.
"É um momento em que só o atleta pode direcionar. Ele [Vidal] preferiu ficar, logicamente que ele sentiu demais, como todos nós sentimos por ele. Nós respeitamos a decisão. Ele foi taxativo quando decidiu. Nós não tínhamos argumentação nenhuma. Ele foi muito homem com todos nós, o que faz com que o respeitemos cada dia mais pela postura que teve. Da hombridade, dignidade mesmo num momento dificílimo", destacou o técnico Dorival Júnior, complementando:
"Ele pensou num todo, no grupo, sabendo que talvez ele não pudesse nem chegar para acompanhar [o velório]. Situação difícil, é complicado. Para chegar a alguma conclusão, tivemos que ouvi-lo muito mais do que sugestioná-lo. Ainda que tivéssemos falado para ele ir para o Chile, ele decidiu permanecer".
Apesar da dor da perda, que o fez postar uma despedida ao pai nas redes sociais horas antes de entrar em campo, Vidal esteve psicologicamente bem, dentro do possível, durante o período de concentração. Na maior parte do tempo, esteve ao lado de seu fiel escudeiro, o uruguaio Arrascaeta, e até participou de algumas brincadeiras com o meia durante as refeições no hotel onde a delegação estava hospedada.
Na partida, terminada em 0 a 0 e que o Rubro-Negro atuou com uma faixa preta em sinal de luto, Vidal iniciou no banco de reservas e entrou no decorrer do segundo tempo no lugar de João Gomes, que havia recebido o terceiro cartão amarelo e, por conta disso, está suspenso do decisivo duelo no Maracanã. Com isso, as chances do chileno ser titular na próxima quarta-feira são grandes.
Vidal decide ficar no Rio
Após o jogo em São Paulo, o volante retornou ao Rio de Janeiro junto com a delegação em voo fretado. Na ocasião, apenas o atacante Gabigol permaneceu na capital paulista.
Embora ele e todo o restante do grupo tenham recebido folga ontem, Vidal optou por permanecer na capital carioca, e acompanhou o velório do seu pai online por videoconferência ontem (13) à noite.
Mais cedo, em seu Instagram, o chileno postou uma foto do telão da Neo Química Arena homenageando seu pai Erasmo. Na legenda, marcou os perfis de Flamengo e Corinthians e colocou a frase "muito obrigado", seguida de emojis de coração, de mãos orando e de uma carinha chorando.
Como deve ser titular na finalíssima contra o Corinthians, a tendência é a de que ele seja poupado na partida deste sábado (15), contra o Atlético-MG, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.
Entre o time genuinamente das Copas, Vidal foi titular apenas uma vez, na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Antes disso havia atuado numa espécie de equipe mista na vitória por 2 a 1 sobre o Vélez Sarsfield (ARG), nas semifinais da Libertadores, e na goleada por 4 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, pelo Brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.